segunda-feira, 9 de outubro de 2017

APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA SERMÃO - 032 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 004


Resultado de imagem para ONDE ESTÁ O TEU TESOURO

O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

Texto: Apocalipse 3:14—22
Introdução.
A. Na mensagem anterior, tivemos a oportunidade de ver a arrogância assustadora que dominava os membros da igreja em Laodiceia. Certamente, suas palavras deixaram uma profunda impressão em nós, pois diziam:
Apocalipse 17A — Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma. 
B. Como dissemos antes, eles confundiam prosperidade material com prosperidade espiritual, mas a realidade diante de Deus era muito diferente da realidade material que experimentavam.
C. Hoje queremos analisar, palavra por palavra, a verdadeira condição espiritual da Igreja, conforme descrita pelo Senhor Jesus.
D. Na sequência do verso de Apocalipse 3:17, o Senhor Jesus diz:
Apocalipse 3:17B — e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

E. E é com esses cinco adjetivos que pretendemos dar início à nossa mensagem de hoje que trata da...
VERDADEIRA CONDIÇÃO DA IGREJA EM LAODICEIA

I. Os Dois Primeiros Adjetivos Descrevem a Condição Geral da Igreja em Laodiceia como Vista Pelo Senhor Jesus: Infeliz e Miserável
A. A primeira palavra no grego é ταλαίπωρος talaíporos — traduzida por infeliz, mas que agrega as ideias de aflito e desgraçado. Esse é o mesmo adjetivo que Paulo usa para se qualificar em
Romanos 7:24
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
B. A conotação disso tudo deve ser óbvia: Jesus se refere à condição daquelas pessoas como sendo de extrema infelicidade.
C. A segunda palavra no grego é ἐλεεινὸς eleeinòs — traduzida por miserável o que também indica uma pessoa digna de dó.
D. Essa mesma palavra é usada para descreve a triste condição de todas as pessoas que não têm esperança, como aquelas descritas em:
1 Coríntios 5:19
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
E. Quando paramos para analisar o resultado dessas duas palavras, notamos que Jesus diz para a Igreja em Laodiceia que a mesma se encontrava, verdadeiramente, num estado deplorável.
F. A igreja se enxergava como rica e poderosa, mas era na realidade uma igreja em petição de miséria. Por esse motivo ela precisava de um conselho sério e direto, como o que encontramos Apocalipse 3:18.
G. Mas antes de falarmos do conselho é importante entendermos o verdadeiro motivo do mesmo.
II. O Segundo Grupo de Adjetivos Descreve a Condição Específica da Igreja: Pobre, Cego e Nu.
A. Os três adjetivos que descrevem a verdadeira condição específica da igreja em Laodiceia são derivados das suas condições econômicas, sociais, agriculturais, industriais e medicinais..
B. O vale do Rio Lico é até hoje a região mais fértil da Turquia. Portanto, Laodiceia produzia cereais em abundância que respondiam em boa parte por sua notória riqueza.
C. Outro motivo da riqueza de Laodiceia eram as criações de ovelhas com lá negra. Essa lã era caríssima por sua qualidade e brilho.
D. A cidade também era famosa pela invenção e produção de um colírio para os olhos que realmente funcionava no combate a inflamações e infecções oculares.
E. Todos esses elementos contribuíam para a grande riqueza da cidade. Isso, por sua vez levou ao surgimento de um sistema bancário, o maior conhecido na antiguidade, que ajudava ainda mais no enriquecimento da cidade por meio de financiamento, empréstimos e etc.
III. O Conselho de Jesus — Apocalipse 3:18
A. O conselho de Jesus é dado de forma branda, como alguém que realmente deseja ajudar a outra pessoa. Note que, não se trata de uma ordem e sim de um conselho!
B. Em primeiro lugar os laodicenses deveriam usar suas riquezas para investir na obra de Deus e não apenas para esbanjar em seus prazeres ou acumular desmesuradamente.
C. A recomendação de Jesus é que os membros da igreja em Laodiceia comprassem dele próprio em vez de fazerem negócios com os comerciantes errados. Eles tinham comprado tudo de comerciantes terrenos, portanto, tinham ido à loja errada. 
D. O resultado final de grande riqueza material, da abundância de bens e da qualidade dos mesmos, se resumia, em termos espirituais à seguinte realidade:
1. Primeiro, em vez de serem ricos, eles eram realmente muito pobres, miseráveis mesmo, dignos de dó. Eles precisavam comprar “ouro refinado” do próprio Cristo e não investir seus recursos nos bancos locais e no comércio da cidade.
2. Em segundo lugar, apesar da rica e preciosa lã produzida na cidade, eles estavam, realmente, como pessoas nuas diante os olhos de Deus e de Cristo. Você pode vestir Armani e Prada, mas continuar desnudo na presença de Deus.
E. As vestiduras brancas são citadas muitas vezes no Apocalipse para simbolizara a justiça, como, por exemplo, Apocalipse 3:4—5.
3. Em terceiro lugar aquele povo estava completamente cego, independentemente dos famosos centros oftalmológicos que se encontravam espalhados pela cidade.
F. Jesus mesmo disse as seguintes palavras —
João 9:39
Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos.  
Conclusão:

A. Todos os que desejam ser ricos de verdade precisam seguir a orientação de Jesus quando diz em —

Mateus 6:19—21

19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;

20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;

21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração

B. Se você quiser comparecer diante de Deus, realmente vestido, siga esse conselho de Paulo —

Colossenses 3:12

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

C. Se você deseja enxergar de verdade, siga a luz do mundo que é Jesus —

João 8:12

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

D. Que Deus no livre da arrogância egocêntrica e cega manifestada pela igreja em Laodiceia é nossa oração hoje.

OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001
APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004
APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005
APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 001
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 020 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 002
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004
APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 027 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 004
Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 028 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 005
Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 029 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001
Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 030 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 002
Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 031 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 003
Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 032 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 004


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.          

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário