quarta-feira, 20 de setembro de 2017

APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA SERMÃO - 031 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 003


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O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:
LIVRO DO 
Texto: Apocalipse 3:14—22
Introdução.

A. Estamos expondo a última das sete cartas que o Senhor Jesus mandou o apóstolo João escrever e encaminhar para sete igrejas localizadas na Ásia Menor. 
B. Essa última carta foi dirigida para a igreja em Laodiceia.
C. A igreja em Laodiceia se parecia e muito com a qualidade da água disponível para todas as necessidades. Tal água era morna e cheia de detritos de carbonato de cálcio o que fazia da mesma desagradável de beber, além de causar vômitos. Dessa forma era uma água imprestável.
D. De modo semelhante a igreja em Laodiceia é chamada por Jesus de uma igreja morna. A partir dessa comparação entre a água e a igreja podemos deduzir que:
1. As obras da igreja eram inúteis como também era a água da cidade.
2. O comportamento do povo em Laodiceia estava fazendo o Senhor Jesus ficar nauseado como a água morna da cidade também era capaz de fazer.
3. Em resumo, era uma igreja inútil a qual Jesus estava pronto para julgar a mesma.
E. Hoje queremos descobrir quais eram as obras dessa igreja que tanto mal causavam ao Senhor da Igreja.
F. Vejamos então o que Jesus fala acerca dessa igreja e suas obras desagradáveis.

AS OBRAS DESAGRADÁVEIS DA IGREJA EM LAODICEIA
I. AS OBRAS DESAGRADÁVEIS ERAM UM PROBLEMA — APOCALIPSE 3:17
A. Toda igreja, até mesmo nossa própria igreja tem coisas que desagradam ao Senhor. Mas o caso de Laodiceia é singular porque a mesma tinha apenas coisas que desagradavam o Senhor Jesus.
B. Vamos, então analisar cada um dos itens mencionados por Jesus no verso de Apocalipse 3:17, porque é por causa dessas coisas que a igreja era completamente inútil para o Senhor.
C. O motivo principal que fazia aquela igreja tão ofensiva para o Senhor, apesar de não ser mencionado, diretamente, era o orgulho. Ele transparece de forma clara mesmo numa leitura superficial de Apocalipse 3:17.
1. O orgulho é o primeiro entre os chamados de sete pecados capitais que são: Orgulho, Inveja, Raiva, Preguiça, Avareza, Glutonaria e Libertinagem
2. No nosso mundo contemporâneo o orgulho deixou de ser algo negativo e foi substituído por algo mais palatável como autoestima. Afinal de contas, não ter orgulho de si mesmo pode ser muito prejudicial para sua autoestima. E assim, impugnando a motivação do orgulho transformamos o vício numa virtude.
3. Mas os dicionários não nos deixam enganar de forma tão fácil, pois eles insistem em definir o orgulho como sendo:
a. O orgulho é uma presunção irracional de superioridade.
b. Uma opinião arrogante acerca da qualidade de si mesmo.
c. Entre os sinônimos de orgulho, nós podemos encontrar: presunção, arrogância, insolência, egoísmo, vaidade, altivez, soberba, jactância, obstinação, satisfação própria e egocentrismo.
4. Essa era a atitude básica do povo em Laodiceia. Como podemos ver tal atitude era mesmo muito desagradável. A mesma se manifestava de algumas formas específicas para as quais pretendemos olhar de maneira mais atenta, a seguir. 
II. O ORGULHO DOS LAODICENSES SE MANIFESTAVA EM:
A. Riqueza material ou prosperidade financeira. Eles diziam: SOU RICO! O orgulho da igreja em Laodiceia nesse contexto fazia com que os membros da Igreja pensassem que: porque eram ricos financeiramente também eram ricos espiritualmente. Essa ideia predomina também no meio da popular Teologia da Prosperidade dos nossos dias onde prosperidade financeira é confundida com prosperidade espiritual.
B. A riqueza de Laodicéia era bem conhecida. A cidade mandava cunhar suas próprias moedas. Naqueles dias, quando se falava de riqueza e da influência que a riqueza produz, logo se falava de Laodiceia. Não era incomum pessoas falecidas deixarem heranças milionárias para seus descendentes. Algumas pessoas em Laodiceia eram tão ricas ou, até mais ricas, do que até mesmo reis.
C. Mas o verdadeiro problema de Laodiceia não era a riqueza em si e sim a autossatisfação convencida que a mesma produzia. Jesus nos adverte contra essa autossatisfação baseada nas riquezas:
Lucas 12:15
Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
D. Era esse convencimento que levava os crentes em Laodiceia a afirmarem: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma.
E. No ano 60 A.C um terremoto destruiu completamente a cidade. Uma nova e ainda mais esplêndida Laodiceia foi construída sem nenhuma ajuda de Roma.
F. Como a cidade foi reconstruída sem nenhuma ajuda do império, assim também os membros da Igreja em Laodiceia achavam que também não precisavam de Deus para nada.
G. A frase “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”, revela o gigantesco orgulho que afetava a igreja em Laodiceia e faziam com seus membros ficassem completamente cegos para sua verdadeira condição.
H. A falta de conhecimento e, de intimidade com o Senhor os levou a não perceberem que não tinham nenhuma riqueza espiritual. Sem sofrerem perseguições externas como em Sardes, Esmirna e Filadélfia, e sem serem ameaçados internamente por falsos mestres e falsas doutrinas como em Éfeso, Pérgamo e Tiatira, a Igreja em Laodiceia naufragou ao estilo de vida rico e poderoso da cidade como um todo.
Na próxima mensagem iremos ver com mais detalhes a verdadeira condição espiritual em que a Igreja em Laodiceia se encontrava.  
Conclusão:

A. Entre os chamados sete pecados capitais nós vamos encontrar dois que são especialmente perigosos por causa de sua sutileza: trata-se do orgulho e da avareza.

B. O orgulho foi renomeado de autoestima e a avareza é vista como prosperidade.

C. Dessa maneira dois vícios terríveis assumiram uma nova identidade e passaram a ser vistos como desejáveis.

D. Não podemos negar que certa prosperidade é capaz de abalar até mesmo uma congregação pequena e humilde como a nossa.

1. Não é difícil começarmos a ver nossa prosperidade como verdadeira bênção de Deus. Se isso tem acontecido na sua vida, lembre-se que a bênção de Deus não deve ser esbanjada em nossos próprios prazeres, mas ser utilizada de modo sábio para socorrer os necessitados.

Tiago 4:3

Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.

2. Facilmente nos esquecemos de que Deus deseja nossos corações acima de qualquer outra coisa. Quando entregamos nossos corações — vida — a Deus então todo o resto segue.

3. É mesmo uma vergonha que pastores e outros ídolos evangélicos e católicos consigam enriquecer no “negócio de pregar o evangelho”.

E. Quando enriquecemos é muito difícil colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Mas Jesus nos adverte com as seguintes palavras:

Mateus 19:23—24

23 Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

24 E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Mateus 6:24

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

F. Que essas palavras nos ajudem a corrigir qualquer desvio de rota em que porventura nos encontremos, e que o Senhor Jesus Cristo possa ocupar o lugar central em nossas vidas e em tudo o que fazemos. Que seja tudo feito para a Glória de Deus.

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APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

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APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018A/B — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006A/B

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APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 021 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 003

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 022 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 004

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 023 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES— PARTE 005 — FINAL

Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 024 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 001

Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 025 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 002

Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 026 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 003

Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 027 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 004

Apocalipse 3:7—13 — SERMÃO 028 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM FILADÉLFIA — PARTE 005

Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 029 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 001

Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 030 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 002

Apocalipse 3:14—22 — SERMÃO 031 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM LAODICEIA — PARTE 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/09/apocalipse-introducao-e-as-cartas-as.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

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