terça-feira, 22 de agosto de 2017

ANDREW MURRAY - Estudo 019 — PERMANECENDO PERFEITOS E COMPLETOS NA VONTADE DE DEUS


Imagem relacionada

ESSA SÉRIE DE ARTIGOS ESTÁ BASEADA EM UM LIVRO ESCRITO POR ANDREW MURRAY CUJO TÍTULO ORIGINAL É: NOT MY WILL OU NÃO A MINHA VONTADE. ESPERAMOS E ORAMOS QUE TODOS POSSAM SER RICAMENTE ABENÇOADOS POR MEIO DESSAS MEDITAÇÕES

Colossenses 4:12

Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.

Em Colossenses 1 Paulo orou para que os irmãos em colossos fossem cheios com o conhecimento da vontade de Deus, de tal modo que pudessem andar de modo digno do chamado que haviam recebido e que agradassem a Deus em todas as coisas. Aqui, no capítulo 4, Epafras ora por eles nessa mesma linha também conduzindo-os na direção de serem obedientes à vontade de Deus. Epafras se esforçava sobremaneira para que os colossenses fossem conservados perfeitos e plenamente convictos  em toda a vontade de Deus.

Tanto na oração de Epafras como na de Paulo, a preocupação central era a atitude dos cristãos com relação à vontade de Deus. Nossa atenção é imediatamente chamada nas duas orações pela presença da palavra toda. Isso serve para nos lembrar que em se tratando da vontade de Deus nossa lealdade não pode estar dividida. Vamos recordar a oração de Paulo —

Colossenses 1:9—10

9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

Já Epafras pede que eles possam permanecer perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus, sem nenhuma exceção de qualquer natureza. Conservar ou permanecer sugere firmeza. Não estamos falando de apenas tentar fazer a vontade de Deus, mas de permanecer firmemente arraigados na mesma. De maneira perfeita e completa. Epafras ora para que haja uma consagração completa e total a fazer a vontade de Deus por parte dos colossenses.

Para isso, ele se esforça em oração. A palavra original utilizada aqui indica uma luta intensa. Ela é curiosamente a mesma palavra utilizada para descrever a oração de Jesus no Getsêmani. A oração, praticamente inexistente na vida dos cristãos do século XXI, não era tratada com algo fácil por Cristo. Ele sabia que existem grandes forças que se opõem a todos os que oram e que era necessário vencer essas mesmas forças por meio de oração fervente e perseverante, antes que Deus respondesse à sua petição a favor dos colossenses. Ele também sabia que todo o poder de Satanás estava voltado contra a vontade de Deus. Por esse motivo Cristo agonizou em oração no Getsêmani, até triunfar sobre os representantes das trevas. Esse mesmo tipo de empenho será requerido de nós se desejamos nos conservar perfeitos e plenamente convictos da vontade de Deus.

Quanto a esse fim que acabamos de mencionar, considere as sugestões seguintes:

1. Consagre-se em fazer a vontade de Deus na maior extensão possível que estiver ao teu alcance.

2. Pondere acerca da grande verdade que nada é mais perfeito, mais belo, mais amável, mais abençoado e mais poderoso do que fazer a vontade de Deus.

3. Cultive a convicção de que não existe nada no mundo inteiro, que seja melhor ou mais maravilhoso para qualquer um de nós do que estarmos em pleno acordo com a vontade de Deus.

4. Medite e ore até que tua mente e teu coração estejam cheios com Sua maravilhosa vontade.

Agindo assim, você perceberá que o desejo de fazer a vontade de Deus crescerá dentro de você cada vez mais e mais. Desse modo, a consagração em fazer a vontade Deus se tornará num glorioso ato de fé, na certeza de que te ajudará a cumprir Sua vontade. Assuma uma posição firme quanto a fazer a vontade de Deus, sempre.

Tendo dado esse passo inicial, você descobrirá que a Glória da vontade de Deus te suprirá com a luz do céu para enfrentar situações específicas, de hora em hora, te mostrando detalhes cada vez mais profundos dessa mesma vontade. Se a vontade de Deus se revelar por meio do desapontamento ou do sofrimento isso se deve à providência divina. Ou talvez, ela se manifeste por meio de um mandamento ou ainda pela autonegação de algo, ou ainda por meio da revelação de alguma promessa à medida que você caminha na jornada de fé. De qualquer maneira, entregue-se para fazer a vontade de Deus de modo completo e contínuo sem medo e sem reservas. Esteja pronto a suportar, a fazer, a acreditar em toda a vontade de Deus.

Se você perseverar em se entregar dessa maneira, você certamente será conduzido à uma vida de oração dinâmica. A luta para permanecer firma na vontade de Deus te ajudará a entender quão pequenos e fracos todos nós somos. Logo você entenderá que não poderá fazer a vontade de Deus, a menos que o próprio Deus te sustente e te dê a força necessária. Você também entenderá que a vontade de Deus sustenta todo o Universo, que ela é a fonte eterna de onde fluem todas as bênçãos que a graça maravilhosa de Deus derrama sobre tua vida. A oração se tornará a expressão natural da tua dependência a Deus, do teu contínuo desejo de render-se ao Senhor. Você também descobrirá uma luta intensa contra fazer tua própria vontade e a incredulidade natural de tal modo que a vontade de Deus tenha pleno domínio sobre toda tua vida. Por fim você entenderá que a oração daquele que deseja fazer a vontade de Deus vale muito por sua eficácia.                                  

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “NOT MY WILL” — NÃO A MINHA VONTADE

Estudo 001 – A VONTADE DE DEUS — A GLÓRIA DO CÉU

Estudo 002 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA CÉU

Estudo 003 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — NOSSA UNIDADE COM O SENHOR JESUS

Estudo 004 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — QUE OS PERDIDOS SEJAM SALVOS

Estudo 005 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O ALIMENTO CELESTIAL

Estudo 006 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — SACRIFICANDO MINHA PRÓPRIA VONTADE

Estudo 007 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL

Estudo 008 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A TUA VONTADE

Estudo 009 — A VONTADE DE DEUS — SENHOR QUE QUERES QUE EU FAÇA?

Estudo 010 — A VONTADE DE DEUS — CONHECENDO E FAZENDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 011 — A VONTADE DE DEUS — SENDO UMA PESSOA DE ACORDO COM O CORAÇÃO DE DEUS

Estudo 012 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS

Estudo 013 — A VONTADE DE DEUS — PRATICANDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 014 — A VONTADE DE DEUS — A RENOVAÇÃO DA MENTE E A VONTADE DE DEUS

Estudo 015 — A VONTADE DE DEUS — É A VONTADE DE DEUS QUE CRISTO NOS LEVE PARA FORA DESSE MUNDO

Estudo 016 — A VONTADE DE DEUS — ORE PARA SER CHEIO COM O CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS

Estudo 017 — A VONTADE DE DEUS — ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS ESPIRITUALMENTE

Estudo 018 — A VONTADE DE DEUS — FAZENDO A VONTADE DE DEUS DE TODO CORAÇÃO

Estudo 019 — A VONTADE DE DEUS — PERMANECENDO PERFEITOS E COMPLETOS NA VONTADE DE DEUS


Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis.

Traduzido do original e adaptado por Alexandros Meimaridis.

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário