quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A VIDA DE DAVI - SERMÃO 020 – COMO O PECADO NOS SUFOCA — PARTE 4


Imagem relacionada

Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

Texto: 1 Samuel 17—20
Introdução.

A. Durante as três últimas mensagens dessa série nós começamos a falar e a expandirmos os conceitos acerca de como o pecado, se deixarmos com que o mesmo corra seu livre curso, acaba nos sufocando completamente.
B. Para isso nós estamos vendo uma passagem na vida de Davi que se estende por alguns capítulos de 1 Samuel.
C. Na última mensagem nós falamos acerca de como a prática do pecado:
1. Trouxe um alívio temporário para a perseguição que Davi estava sofrendo da parte de Saul que já durava 8 anos.
2. Trouxe a aceitação de Davi por parte do mundo ao seu redor.
3. Davi cresceu em popularidade e começou a ser procurado por pessoas que queriam se associar a ele.
D. Hoje, finalmente, queremos falar de
COMO O PECADO SEMPRE NOS ALCANÇA
Já na Lei de Moisés, encontramos essas sóbrias palavras, acerca das consequências dos nossos pecados:
Números 32:23
Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.
I. Uma Situação Comprometedora.
1 Samuel 28:1—2 e 1 Samuel 29:1—2
A. Davi? O homem que havia matado o gigante filisteu da cidade de Gate que estava humilhando o exército de Deus; o homem que não conseguiu levantar sua própria mão para matar e se livrar, definitivamente, de Saul, e isso por duas vezes. Davi? O Ungido do Deus de Israel está agora irremediavelmente associado com Aquis o rei dos filisteus, se preparando para guerrear contra os exércitos de Israel, o que incluía seu grande amigo Jônatas. Isso tudo parece incrível. Mas é a triste realidade do que o pecado é capaz de fazer em nossas vidas.
B. Davi decidiu jogar um jogo arriscado baseado na falsidade e na mentira e agora, ele havia caído na própria armadilha que havia montado. É possível que Davi tivesse vacilado um pouco, mas ele não poderia recusar servir o rei de Gate, sob a pena de colocar em risco a vida de seus homens e suas famílias, bem como sua própria vida e de sua família!
C. Mas, nesse momento, como sempre, a graça de Deus se manifestou soberana! Aleluia. Os outros reis da confederação dos filisteus levantaram uma questão muito importante:
1 Samuel 29:3
Disseram, então, os príncipes dos filisteus: Estes hebreus, que fazem aqui? Respondeu Aquis aos príncipes dos filisteus: Não é este Davi, o servo de Saul, rei de Israel, que esteve comigo há muitos dias ou anos? E coisa nenhuma achei contra ele desde o dia em que, tendo desertado, passou para mim, até ao dia de hoje.
D. Sempre que um crente começa a andar de forma mundana os ímpios percebem a inconsistência representada por tal situação. Muitas vezes eles nos perguntam: você não é crente? Então o que você está fazendo aqui? Isso é a graça de Deus meus irmãos e irmãs, nos dando um empurrão para sairmos daquela situação de pecado.
E. Por isso os príncipes dos filisteus não aceitaram a presença de Davi no meio deles e Davi foi então dispensado pelo rei Aquis de Gate. Maravilhosa graça.
1 Samuel 29:4
Porém os príncipes dos filisteus muito se indignaram contra ele; e lhe disseram: Faze voltar este homem, para que torne ao lugar que lhe designaste e não desça conosco à batalha, para que não se faça nosso adversário no combate; pois de que outro modo se reconciliaria como o seu senhor? Não seria, porventura, com as cabeças destes homens?
F. Mas não se iluda. Davi ainda precisava colher o que havia semeado, e é isso que iremos ver em seguida.
II. O Pecado Manifesta Suas Consequências Terríveis
A. Davi então retorna para Ziclague onde se defronta com a conta, que, finalmente, seu pecado lhe apresenta:
1 Samuel 30:1—6
1  Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;
2  tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.
3  Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.
4  Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.
5  Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.
6  Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
B. Quando Davi e seus homens partiram de Ziclague deixaram suas mulheres e filhos seguros. Pelo menos era assim que eles pensavam.
C. Mas quando chegaram de volta: Surpresa!  
D. O resultado não poderia ter sido mais devastador — note o verso 4 —, além de não encontrarem ninguém, acharam apenas as cinzas de suas casas!. Davi, o herói estava a ponto de ser apedrejado!
E. Quero deixar algo bem claro aqui: a graça de Deus não nos protege de colhermos o que plantamos. Por mais de um ano Davi atacou aqueles povos e agora estava colhendo os frutos amargos de sua arrogância e de ter se esquecido de Deus, conforme 1 Samuel 27:1.
F. Davi estava passando, exatamente pelo que Paulo disse em —
Gálatas 6:7—8
7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
D. Note a velocidade como os prazeres mundanos se evaporam. O que Davi achava o máximo — sua própria cidade, um lugar para chamar de lar — agora totalmente destruído e pior, seus familiares levados como escravos e sujeitos a serem torturados, escravizados e mortos.
E. E agora Davi? Valeu à pena virar as costas e se esquecer do cuidado e da proteção de Deus? O que vocês acham?
F. Por favor, entendam que tudo isso é parte da graça de Deus. Ele nos deixa colher o que plantamos, na esperança que possamos aprender as lições que precisamos aprender, de tal maneira que não cometamos mais os mesmos erros.
III. Davi se Volta Novamente para Deus
1 Samuel 30:6
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
A. Despertado da sua arrogância, Davi finalmente entende a graça de Deus e procura no Senhor o verdadeiro ânimo para enfrentar aquela e qualquer outra situação.
B. Se tivermos paciência, sempre veremos que Deus tem o melhor para nós. De fato Paulo nos diz o seguinte —
1 Coríntios 2:9
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Conclusão:
A. Davi estava sendo perseguido por Saul fazia 8 anos. Mas não era a perseguição que era importante. Importante era o fato de que naqueles 8 anos, Deus havia protegido Davi de sofrer qualquer ferimento da parte de Saul e de seus homens!
B. Davi recebeu o reconhecimento do mundo ao seu redor, mas o importante mesmo é sermos reconhecidos pelo próprio Deus e ouvir essas palavras:
Mateus 25:21
Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
C. Davi havia se tornado muito popular, mas o que importa mesmo são as palavras de Jesus, quando diz:
Mateus 10:22
Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.   
D. Lembre-se que as situações pelas quais passamos são todas transitórias. Se ficarmos unidos a Deus ele ira nos ajudar, ainda que sua graça, muitas vezes nos discipline ou permita que alguma espécie de mal nos atinja.
E. Mas devemos saber que tudo isso é para o nosso bem. É como diz o salmista —
Salmos 119:67
Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
E. Que possamos aprender com o exemplo de Davi e saber com certeza que quando viramos as costas para Deus e flertamos com o pecado, um dia, certamente, seremos confrontados ou achados pelos pecados que cometemos.
F. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos guarde de cometermos esse tipo de desatino.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html

002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html

009 — Vencendo os Gigantes em Tua Vida — Parte 5
019 — Como o Pecado Nos Sufoca — Parte 3

Que o Senhor abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.
Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário