sexta-feira, 21 de julho de 2017

JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO — ESTUDOS 046 — O SÁBIO CONSELHO DE JOSÉ A FARAÓ


Joseph bowing before Pharaoh in the court of the royal palace

Essa é uma série cujo propósito é estudar, com profundidade, a vida de José como um Tipo do Senhor Jesus Cristo. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: José como Tipo de Cristo.


46. O Conselho de José o Recomendou ao Faraó e à Sua Corte.

Gênesis 41:37—39
O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.

O grande Faraó do Egito não teve muita dificuldade em perceber que a sabedoria manifestada pelo condenado escravo hebreu não tinha sua fonte em práticas de magia nem de feitiçaria. O próprio Faraó reconhece que a origem de tal sabedoria só pode ser uma apenas: o Espírito de Deus. As palavras de José, como tudo mais nas Escrituras, soaram nos ouvidos do Faraó com uma grande discrição e uma sabedoria que era muito diferente de tudo o que ele estava acostumado a ouvir dos sábios e filósofos da sua corte. Em resumo, não se tratava de sabedoria humana, mas de sabedoria divina, reconhecida pelo próprio Faraó.
Jesus também foi admirado em seus ensinamentos conforme podemos ler em:
Mateus 7:28—29
Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
Mateus 13:54
E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?

Da mesma forma como o Faraó e sua corte ficaram impressionados com a sabedoria de José, assim também, os ouvintes de Jesus reconheceram sua singularidade e exclusividade ao afirmarem:
João 7:45—46
Voltaram, pois, os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.

A ordem para prender a Cristo foi dada em João 7:32. Mas os guardas, ao ouvirem os ensinamentos de Jesus ficaram completamente desorientados e abandonaram sua incumbência, e voltaram para aqueles que os haviam enviado. É óbvio que a liderança do templo queria saber por que a instrução dada não foi obedecida. A explicação dos guardas foi categórica: Jamais alguém falou como este homem.
Nós temos que entender que aqueles guardas do templo não eram um bando de malfeitores, ou capangas mercenários dispostos a tudo para obter o lucro esperado. Esse era o maior problema deles, pois eram homens da tribo de Levi — levitas — homens religiosos e treinados nas Escrituras e podiam sentir-se quebrantados, no mais íntimo do ser pelos mesmos atos e palavras que Jesus estava repartindo com o povo em geral. Evidências tanto para a sabedoria quanto para a autoridade incomparáveis que Jesus manifestou nesse discurso, não são difíceis de encontrar em outras passagens do Novo Testamento:
Marcos 1:22
Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
Marcos 12:17
Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele.
Marcos 12:32—34
32 Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele,
33 e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
34 Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.
Marcos 12:35—37
35 Jesus, ensinando no templo, perguntou: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?
36 O próprio Davi falou, pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.
37 O mesmo Davi chama-lhe Senhor; como, pois, é ele seu filho? E a grande multidão o ouvia com prazer.
Deve ser evidente que o testemunho dos guardas não era fruto de uma fé genuína em Cristo, mas João tem a intenção que seus leitores percebam que os guardas acabaram falando mais do que, realmente, sabiam. As palavras dos guardas, literalmente traduzidas, dizem: “Ninguém — i.e. nenhum outro ser humano — jamais falou da maneira como esse homem fala”. É óbvio que os leitores de João sabiam o verdadeiro motivo porque Jesus falava daquela forma única e exclusiva: Jesus era o próprio Deus. Mas aqueles guardas, apesar de confusos e admirados não tinham consciência dessa realidade. Jesus não era apenas um ser humano. Ele era o Verbo eterno de Deus que havia assumido a forma humana:
João 1:1
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:14
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Cada ato e cada palavra de Jesus correspondiam, exatamente, aos atos e palavras do próprio Deus Pai.
João 5:19—30
Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.
Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
João 8:28—29
Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE JOSÉ COMO TIPO DE CRISTO
Estudo 001 — José como Tipo De Cristo — Introdução
Estudo 002 — José como Tipo De Cristo — A Infância de José
Estudo 003 — José como Tipo De Cristo — Os Irmãos e Os Nomes de José
Estudo 004 — José como Tipo De Cristo — José Como Pastor dos Seus Irmãos
Estudo 005 — José com Tipo De Cristo — José Como o Filho Amado de Seu Pai
Estudo 006 — José com Tipo De Cristo — Jesus, o Filho e Deus Pai
Estudo 007 — José com Tipo De Cristo — José e a Túnica Talar de Distinção
Estudo 008 — José com Tipo De Cristo — O Ódio que os Irmãos de José Tinham Dele
Estudo 009 — José com Tipo De Cristo — José era Odiado por Causa de Suas Palavras
Estudo 010 — José com Tipo De Cristo — José Estava Destinado a Um Futuro Extraordinário
Estudo 011 — José com Tipo De Cristo — José Antecipa Sua Glória Futura
Estudos 012 e 013 — José como Tipo de Cristo — José Sofre nas Mãos de Seus Irmãos e Vai a Busca Deles a Pedido de Jacó
Estudos 014 e 015 — José como Tipo de Cristo — José Busca Fazer o Bem a Seus Irmãos, e É Enviado De Hebrom Para a Região de Siquém
Estudo 016 — José como Tipo de Cristo — José Vai Até a Região de Siquém
Estudos 017 e 018 — José como Tipo de Cristo — José se Torna um Viajante Errante Nos Campos e Campinas da Palestina
Estudos 019 — José como Tipo de Cristo — A Conspiração contra José
Estudos 020 — José como Tipo de Cristo — As palavras de José são Desacreditadas
Estudos 021 e 022 — José como Tipo de Cristo — José é Insultado e Humilhado e José é Lançado num Poço
Estudos 023 e 024 — José como Tipo de Cristo — José é Retirado Vivo do Poço e Os Irmãos de José Misturam Ódio com Hipocrisia
Estudos 025 e 026A — José como Tipo de Cristo — José é Vendido por Seus Irmãos e o Sangue de José é Derramado
Estudos 026B — José como Tipo de Cristo — O Futuro de Israel Profetizado em Gênesis 38
Estudos 027 e 028 — José se Torna um Servo — Jose se Torna Próspero
Estudos 029 — O Senhor de José Estava Muito Feliz com Ele
Estudos 030 — José Como Servo Foi Uma Bênção Para os Outros
Estudos 031 — José Era Uma  Pessoa Consagrada aos Outros
Estudos 032 — José Foi Duramente Tentado, Mas Resistiu à Tentação
Estudos 033 — José Foi Acusado Falsamente
Estudos 034 — José Não Tentou Se Defender das Falsas Acusações
Estudos 035 — José Sofreu nas Mãos dos Gentios
Estudo 036 e 37 — José Ganha o Reconhecimento do Carcereiro e José Foi Numerado com outros Transgressores.
Estudo 038 — José Como Instrumento de Bênção e de Condenação.
Estudo 039 — José Dá Evidências De Seu Conhecimento Quanto Ao Futuro.
Estudo 040 — As Predições de Jose se Tornam Realidades.
Estudo 041A — José Gostaria de Ser Lembrado
Estudo 041B — José Gostaria de Ser Lembrado
Estudo 042 — José Foi Libertado na Hora Certa
Estudo 043 — José Como Revelador dos Mistérios de Deus
Estudo 044 — José Faz Advertências Contra o Perigo Futuro
Estudo 045 — José Se Revela como Maravilhoso Conselheiro
Estudo 046 — O Conselho de José para o Faraó

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.   

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário