quarta-feira, 8 de março de 2017

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 004 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COMO SEUS REPRESENTANTES E PARA GLORIFICÁ-LO


Resultado de imagem para SOLI DEO GLORIA

O propósito dessa série é nos ajudar a entender a nós mesmos. Partindo de múltiplas perspectivas. A bíblia nos ordena a nos guardar a nós mesmos, a nos santificar, a nos examinar de forma permanente. Devemos manter uma atitude constante de abertura com relação a Deus para permitir que Ele nos encha com o seu Espírito Santo. Nossa intenção é que esse estudo possa cooperar para: 1) mantermos constante nossa vigilância e; 2) abrirmos nossos corações e mentes para que sejamos inundados pela graça santificadora do Espírito Santo.

Recomendamos que o leitor dedique tempo para ler as referências bíblicas de forma meditativa e que aprenda a orar misturando aquilo que a Bíblia diz com suas próprias palavras.

A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — CONTINUAÇÃO

II. A Posição Bíblica Explicada — Continuação

G. Deus nos criou para sermos seus representantes.

Na Criação os seres humanos receberam o domínio sobre a criação conforme —

Gênesis 1:28

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Os seres humanos também receberam a missão de cultivar e guardar da criação —

Gênesis 2:15

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.

A raça humana como um todo compartilha dessas habilidades concedidas por Deus e dessa responsabilidade. Em seu cerne, tudo isso significa que, Deus nos deus as habilidades para cuidarmos da terra e também para glorificá-lo. Quanto mais desenvolvemos as habilidades que Deus nos deu maior é a glória que Ele recebe. Essa é uma tarefa todo-inclusiva na qual o ser humano recebeu os ofícios de profeta, sacerdote e rei. Como profetas de Deus nós falamos acerca da verdade de Deus; como reis governamos sobre o mundo criado e como sacerdotes fazemos que toda a Criação glorifique a Deus.

Além das referências indicadas acima, leia com bastante atenção as referências abaixo:

Êxodo 19:5—6

5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;

6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

1 Pedro 2:5, 9

5  Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.

9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

H. Deus nos criou para glorificá-lo.

Esse é o propósito maior da Criação. Deus é digno de toda adoração, glória e honra que podem ser oferecidas a ele. É nosso privilégio viver, trabalhar e servir a Deus, de modo que toda a glória possa ser atribuída a ele. Isso acontece quando decidimos viver para Deus conforme foi apresentado nesse estudo número um — ver outros estudos nos links abaixo. Nada ira glorificar mais o Senhor do que um crente que vive uma vida cristã consistente, fazendo a vontade de Deus e manifestando o fruto do Espírito Santo em sua vida. Quando essa se torna a experiência verdadeira do crente, então todas as facetas da vida assumem seu verdadeiro significado e produzem a glorificação de Deus.

Isaías 43:7, 21

7 A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.

21 ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.

João 11:4

Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.

João 15:8

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Gálatas 1:24

E glorificavam a Deus a meu respeito.

1 Pedro 4:11, 14  

11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.

Conclusão: Sugestões de versículos para serem memorizados e aplicação

A. Memorize Isaías 43: 1, 7, 21.

B. Aplique as verdades desse estudo — ver outras partes por meio dos links abaixo — em sua vida diária por meio da repetição das verdades abaixo:

1. Deus escolheu me criar. Minha existência é a maior evidência do seu amor por mim.

2. Deus me criou com um propósito específico, então eu tomo a decisão que vou viver de modo a produzir glória para seu nome.

3. Deus me criou para me realizar espiritualmente. Eu tomo a decisão de entregar minha vida para Deus e viver por meio de decisões diárias baseadas na fé, no amor e na esperança e não nas circunstâncias ou nos meus sentimentos.

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE ENTENDENDO A NÓS MESMOS

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 001 — SOMOS CRIADOS POR DEUS

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 002 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COMO PESSOAS

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 003 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COM VONTADE E RESPONSABILIDADE MORAL

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 004 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COMO SEUS REPRESENTANTES E PARA GLORIFICÁ-LO


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário