quinta-feira, 23 de março de 2017

CONFORTO PARA CORAÇÕES AFLITOS - SERMÃO 003 — CONFIANDO NA PESSOA DE JESUS


Resultado de imagem para jesus é o caminho

Esta é uma série que trata do maravilhoso tema de como Jesus conforta seus discípulos em meio às tribulações dessa vida. Ao compartilhar esses estudos nossa intenção é que todos possam encontrar em Jesus, o conforto necessário para todas suas tribulações.

Texto: João 14:4—6
Introdução.

A. Nessa série estamos tratando do Conforto Para Corações Aflitos. Conforto esse que nos é oferecido pelo Senhor Jesus. 
B. Todas as mensagens dessa série estão baseadas nos capítulos 14 e 16 do Evangelho de João. 
C. Já falamos que, para que possamos desfrutar do conforto oferecido por Jesus é necessário fazermos o seguinte: 
1. Confiar na Presença de Jesus em nosso meio e, especialmente, em nossas vidas. 
2. Confiar nas Promessas que Jesus fez acerca da nossa vida na eternidade. 
D. Hoje queremos acrescentar um terceiro item que, juntamente com os dois anteriores, é da maior importância se queremos, de fato, desfrutar do conforto que Jesus nos oferece. 
E. Estamos falando da necessidade que temos de confiar também na própria Pessoa do Senhor Jesus. 
F. Esse é o tema de nossa mensagem hoje — 
CONFIANDO NA PESSOA DE JESUS
Introdução

A. Em João 14:4 Jesus disse o seguinte: E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Essa frase de Jesus aborda dois aspectos: 1) O lugar para onde Jesus estava indo; e 2) O caminho para chegar naquele mesmo lugar.

B. Quanto ao lugar para onde Jesus estava indo, o que é que Ele mesmo nos diz? No contexto imediato Jesus disse aos discípulos que Ele estava indo pra a casa do Pai — para aquele lugar que nós mesmos poderemos chamar de lar doce lar. Jesus também nos diz que deseja que nós pudéssemos estar com ele onde Ele estivesse — João 14:2—3.

C. Em outra passagem, Jesus já tinha informado tanto aos judeus, como aos seus discípulos, que ficaria pouco tempo com eles, porque iria voltar para estar junto daquele que o tinha enviado —

João 7:33

Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou.

D. A afirmação de Jesus acerca do lugar para onde ia e do caminho para chegar até lá, criou a condição perfeita para que uma pergunta fosse levantada e também para que uma resposta fosse oferecida. A resposta de Jesus, acerca da qual falaremos em seguida, é uma dessas palavras maravilhosas que encontramos apenas nas páginas das Escrituras Sagradas. Vejamos —

I. A Pergunta de Tomé — João 14:5

A. Tomé levanta uma importante questão: ele alega que os discípulos não sabiam nem para onde Jesus estava indo e nem como eles deveriam fazer para chegar naquele lugar, ou seja, eles não conheciam o caminho.

B. Tomé ao fazer sua pergunta reflete a confusão mental em que, não apenas ele, mas todos os discípulos se encontravam depois de Jesus ter anunciado que iria partir.

C. Todavia, Jesus já tinha lhes falado dizendo que eles não deveriam se deixar perturbar com aquela notícia, porque Sua ausência seria temporária e eles deviam confiar na presença de Jesus com eles, da mesma maneira que estavam acostumados confiarem na presença de Deus com eles — João 14:1.

D. Mas independentemente disso, Jesus vai continuar confortando os corações dos discípulos.

II. A Resposta de Jesus à Pergunta Feita por Tomé — João 14:6

A. A resposta de Jesus à pergunta feita por Tomé em João 14:5 está em João 14:6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

B. Na resposta de Jesus devemos notar o seguinte:

1. Jesus afirma de forma categórica que Ele mesmo era o caminho para a casa do Pai. Quem conhece a Jesus, conhece o caminho.

2. Além do mais, os discípulos não precisavam se preocupar em saber como poderiam chegar à casa do Pai. Jesus prometeu que viria buscá-los pessoalmente — João 14:3 — para levá-los para o mesmo lugar onde ele estava.

3. O que os discípulos precisavam fazer era confiar na Pessoa de Jesus, da mesma forma que eles precisavam confiar na presença e nas promessas de Jesus. Note com a fé cristã gira ao redor de Jesus.

C. Os discípulos precisavam confiar em Jesus. Quando o tempo apropriado chegar, Jesus virá conduzi-los para a casa do Pai.

D. Quando não conhecemos a maneira certa de chegar num determinado lugar, é bom receber orientações de alguém que sabe. Mas melhor do que isso é ter alguém que nos dirija até lá! E é exatamente isso que Jesus promete fazer com os discípulos.

E. Em vez de dizer como chegar lá, Jesus diz: Eu voltarei. Eu pessoalmente vou conduzi-los para casa de meu Pai.

F. Todas essas palavras de Jesus dever servir como um grande consolo para nossos corações atribulados. As circunstâncias da vida podem variar, mas existem coisas que nunca variam: a Presença, as Promessas e a Pessoa de Jesus. Nosso destino eterno está garantido pelo próprio Jesus.

III. Confiando na Pessoa do Senhor Jesus Por Aquilo que Ele É

A. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim — João 14:6.

B. Jesus é o próprio caminho que nos conduz ao lar celestial.

C. Jesus em sua Pessoa é a própria personificação da verdade.

D. A vida para a qual Jesus nos conduz é uma vida eterna.

Conclusão:

A. Já falamos acerca do conforto que encontramos na Presença e nas Promessas do Senhor Jesus. Hoje a trilogia se completou com essa mensagem que tratou da Pessoa do Senhor Jesus.

B. Uma das maiores preocupações que todos os seres humanos têm é com o que nos acontece depois da morte. Sempre que essa preocupação te assaltar lembre-se da promessa de Jesus de nos conduzir, pessoalmente, até a casa do Seu Pai.

C. Ter alguém para te conduzir é melhor que seguir as orientações do Google maps!

D. Jesus é Aquele que representa tudo que alguém pode desejar:

1. Ele mesmo é o caminho que nos leva até ao Pai.

2. Ele é verdade que deve sossegar nossos corações atribulados.

3. Ele é a vida e vida eterna.

D. Portanto, minhas irmãs e irmãos, vamos:

1. Confiar na presença de Jesus entre nós.

2. Confiar nas promessas que Jesus nos fez segurando-as com todas as nossas forças.

3. Confiar na Pessoa majestosa de Jesus, pois apenas Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Que Deus abençoe e fortaleça a todos com essas palavras de verdadeira consolação.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE CONFORTO PARA CORAÇÕES AFLITOS

SERMÃO 001 — CONFIANDO NA PRESENÇA DE JESUS

SERMÃO 002 — CONFIANDO NAS PROMESSAS DE JESUS


Que Deus abençoe e fortaleça a todos com essas palavras.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


Os comentários não representam a opinião do Blog O Grande Diálogo; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário