sábado, 9 de julho de 2016

JESUS E AS MULHERES - SERMÃO 011 – JESUS E A MULHER SAMARITANA — PARTE 8 - O PODER TRANSFORMADOR DE JESUS


Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.


Texto: João 4:27—30
Introdução.

A. Na mensagem anterior vimos que Jesus fez a mais surpreendente das revelações à mulher Samaritana ao se revelar para ela como sendo o Messias esperado de Israel. Ver mensagem anterior por meio desse link aqui: 

B. Para fazer essa revelação, Jesus lançou mão de uma expressão emprestada do Antigo Testamento onde o Deus ETERNO se apresentou a Moisés como o “EU SOU”. 
C. Assim, ao usar essa mesma expressão Jesus não apenas se revelou como o Messias, mas também como o próprio Deus ETERNO.   
D. Além disso, Jesus se revelou, especialmente no Evangelho de João, de várias outras formas usando a expressão EU SOU. Ele disse: 
1. EU SOU O PÃO DA VIDA — João 6:35. 
2. EU SOU A LUZ DO MUNDO — João 8:12. 
3. EU SOU A PORTA — João 10:9. 
4. EU SOU O BOM PASTOR — João 10:11, 14. 
5. EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA — João 11:25. 
6. EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA João 14:6. 
7. EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA — João 15:5. 
E. Como tivemos oportunidade de ver, todas essas afirmações de Jesus estão diretamente ligadas com a ideia de VIDA. E como ele mesmo disse: Vida em Abundância: 
João 10:10 
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 
F. Mas a primeira e maior revelação feita diretamente à mulher samaritana — EU SOU o MESSIAS — foi suficiente para transformar, de forma surpreendente, aquela mulher na primeira missionária da pregação das Boas Novas acerca de Jesus Cristo.

A SURPRESA DO SURGIMENTO DA PRIMEIRA MULHER MISSIONÁRIA

I. A Chegada dos Discípulos e Suas Ideias – Verso 27 
A. Assim que os discípulos chegam da cidade eles foram tomados de surpresa pelo fato de encontrar Jesus conversando com aquela mulher. Eles sabiam que, pelos costumes da época, um rabino digno desse título não falava em público nem mesmo com sua própria mulher. O que dizer de encontrá-lo conversando com uma mulher samaritana e de vida muito duvidosa? 
B. Eles tinham duas perguntas para fazer, mas não falaram nada. O que eles queriam saber era: 
1. Que perguntas? — provavelmente essa seria uma pergunta dirigida a mulher. E estaria sinalizando para Jesus o seguinte: o Senhor gostaria que nos livrássemos dessa mulher? 
2. Por que falas com ela? — provavelmente dirigida ao próprio Senhor Jesus. Mas, como dissemos, eles não tiveram coragem de abrir a boca. 
C. Seja lá como for, o fato é que eles não se atreveram a interferir no grande diálogo que estava ocorrendo entre Jesus e a mulher.

II. A Mulher Samaritana Se Retira — Verso 28. 
A. A mulher samaritana não era boba nem nada. Ela percebeu, imediatamente, que a situação tinha mudado por completo. 
B. Numa fração de segundos ela percebe que a situação agradável que estava desfrutando, havia se transformado em outra, de hostilidade aberta.    
C. Mesmo diante da hostilidade dos discípulos, ela não se deixou desanimar e fez duas coisas, realmente surpreendentes: 
1. Em primeiro lugar ela abandona seu cântaro junto ao poço, dando a entender que havia compreendido perfeitamente as palavras do Senhor. O que Jesus lhe ofereceu e ela aceitou foi algo que transcendia, e muito, a água do poço de Jacó! 
2. Em segundo lugar ela se apressou em levar a boa nova acerca de Jesus, o Messias, para as pessoas do seu vilarejo.

III. A Mulher Samaritana Dá testemunho de Jesus em Sicar — Verso 29. 
A. A mulher samaritana havia ido ao poço de Jacó retirar água que mata a sede por uma ou duas horas apenas. Agora, ela volta para sua cidade, sem seu cântaro. 
B. Em vez disso, ela leva dentro de si mesma uma fonte de água viva que já está jorrando para eternidade — ver João 4:13—14. Ela já começou a tornar-se uma fonte de vida eterna para outras pessoas. 
C. O testemunho dela é firme e sem nenhum tipo de desculpa ela diz: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 
D. Sua primeira frase tem o objetivo de chamar a atenção de todos, por causa da péssima reputação que ela tinha na cidade. E, creio que já guiada pelo Espírito Santo de Deus, a mesma funcionou perfeitamente. 
E. A segunda parte da sua afirmação tem o propósito de desafiá-los descobrir por eles mesmos o motivo de tamanha transformação. 
F. Diante disso tudo, eles decidem fazer o que? – Verso 30. Eles decidem ir ao encontro de Jesus! 
G. Ela faz o convite porque sabe que seu testemunho, porque ela era uma mulher, não tinha muito peso, mas eles precisavam ir lá, ver com seus próprios olhos do que se tratava, porque as mudanças na mulher eram visíveis e inexplicáveis. 
Conclusão:

A. O foco central dessa porção do Evangelho de João é missões. Jesus aceitou, cuidou, levou à sério, desafiou, recrutou e inspirou uma simples mulher samaritana com uma mensagem transformadora de vida que estava centrada nele mesmo: JESUS! Uma colheita abundante estava a caminho com a plantação duma única semente! Assim é o Reino de Deus.

B. Não existe alternativa para aqueles que experimentam a verdadeira água da vida, senão seguir o fluxo e compartilhar a mensagem com outras pessoas. Todos nós que cremos em Jesus somos chamados a compartilhar o evangelho com as outras pessoas ao nosso redor. E haja pessoas ao nosso redor!

C. A transformação das nossas vidas é o elemento que mais chama a atenção das pessoas. Vejam bem: quando as pessoas percebem as malandragens, as mentiras e as manipulações, vindas especialmente dos pastores profissionais elas se tornam céticas quanto ao evangelho. Isso aumenta nossa responsabilidade: temos não apenas que pregar, mas, acima de tudo, viver de forma digna do chamado que recebemos de Deus. Como diz Paulo:

Filipenses 1:27

Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica.

D. Uma nova comunidade centrada na pessoa de Jesus está prestes a ter seu início: trata-se da mulher samaritana e das pessoas da cidade de Sicar. Todos são bem-vindos por Jesus que liquida, de uma vez por todas, com todo e qualquer tipo de preconceito, tradições e barreiras que os homens inventam para separar uns dos outros. Em CRISTO não existe o nós e o eles. Existe apenas o NÓS!  

E. As religiões, pouco importa de qual estamos falando, são todas autodestrutivas. Apenas em Jesus podemos ter nossas vidas restauradas e trazidas de volta para o patamar de dignidade que é compatível com o fato de sermos criaturas do Deus ETERNO.

F. Deus agiu na história da humanidade por meio de Jesus Cristo para trazer a salvação a todo aquele que quiser aceitar a mesma:

Apocalipse 22:17

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.    

Que Deus abençoe a todos.


OUTRAS MENSAGENS ACERCA DE JESUS E AS MULHERES

001 — INTRODUÇÃO AO TEMA

002 — JESUS E SUAS DISCÍPULAS

003 — JESUS PREGAVA TANTO PARA HOMENS COMO PARA MULHERES

004 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 001

005 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 002

006 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 003

007 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 004

008 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 005

009 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 6 — JESUS E O FIM DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

010 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 7 — O PRIMEIRO EU SOU

011 — JESUS E MULHER SAMARITANA — PARTE 8 — O PODER TRANSFORMADOR DE JESUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/07/jesus-e-as-mulheres-sermao-011-jesus-e.html

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário