terça-feira, 12 de julho de 2016

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 001 - SOMOS CRIADOS POR DEUS



O propósito dessa série é nos ajudar a entender a nós mesmos. Partindo de múltiplas perspectivas. A bíblia nos ordena a nos guardar a nós mesmos, a nos santificar, a nós examinar de forma permanente. Devemos manter uma atitude constante de abertura com relação a Deus para permitir que Ele nos encha com o seu Espírito Santo. Nossa intenção é que esse estudo possa cooperar para: 1) mantermos constante nossa vigilância e: 2) abrirmos nossos corações e mentes para que sejamos inundados pela graça santificadora do Espírito Santo.

Recomendamos que o leitor dedique tempo para ler as referências bíblicas de forma meditativa e que aprenda a orar misturando aquilo que a Bíblia diz com suas próprias palavras.

A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO

Introdução

A. Se desejamos entender a nós mesmos, então precisamos iniciar entendendo nossa própria criação. Com isso não desejamos negar que aquilo que somos hoje não seja importante para nosso autoentedimento. Todavia, é necessária a existência duma perspectiva por meio da qual nossa experiência diária possa ser avaliada.

Um breve estudo acerca da nossa criação também é importante, porque por meio dele nós podemos conhecer e apreciar a grandeza do nosso Criador. É algo bastante interessante de ser notado que nosso Deus, geralmente, se refere a Seus atos criativos como uma forma de ilustrar tanto seu poder criador quanto sua própria majestade. Algumas passagens do profeta Isaías merecem destaque:

Isaías 40:12—31

Isaías 42:1—8

Isaías 43:1—28

Isaías 44:21—28

Isaías 45:5—25

A leitura pausada dessas breves passagens devem nos conduzir, necessariamente, a reconhecer a grandeza de Deus, a adora-lo e louvá-lo, a obedecê-lo e a responder do único modo apropriado ao que Ele é.

I. A Posição Bíblica

A. O ser humano foi criado por Deus e não por alguma força evolucionária:

Gênesis 1:26—27

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Isaías 43:10
Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

João 1:1—4

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do
que foi feito se fez.

4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.

B. O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Gênesis 1:27

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Efésios 4:24
E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Colossenses 3:10

E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.

1. A imagem natura: Personalidade

a. Por Personalidade devemos entender a existência mínima de autoconsciência e autodeterminação.

b. Por meio da Criação o ser humano foi dotado com a habilidade intelectual, afeição natural e liberdade de tomar decisões

2. A imagem moral: justiça, santidade e conhecimento.

a. Por meio da Criação o ser humano recebeu a habilidade de conhecer a verdade, de amar, de se expressar de forma justa e santa e de tomar decisões acertadas.

b. Por meio da criação o ser humano foi, portanto, capacitado para expressar a si mesmo das maneiras indicadas acima em seu relacionamento com Deus, com outros membros da raça humana, consigo mesmo e com a natureza ao seu redor.

C. O ser humano foi criado para manter um relacionamento com Deus. Por esse motivo, ele recebeu o domínio sobre toda a terra e foi exortado a supervisionar o desenvolvimento adequado da mesma, auxiliando-a a cumprir todo seu potencial —
Gênesis 1:28

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Gênesis 2:15

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.

Continua...

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE ENTENDENDO A NÓS MESMOS

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 001 — SOMOS CRIADOS POR DEUS

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 002 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COMO PESSOAS

ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 003 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COM VONTADE E RESPONSABILIDADE MORAL



ENTENDENDO A NÓS MESMOS — ESTUDO 001 — A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO — PARTE 004 — SOMOS CRIADOS POR DEUS COMO SEUS REPRESENTANTES E PARA GLORIFICÁ-LO

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário