terça-feira, 5 de julho de 2016

EDUCAÇÃO CRISTÃ - ESTUDO 014 - O QUE NOVO TESTAMENTO ENSINA SOBRE A IGREJA - PARTE 002



O propósito dessa série é introduzir o leitor na vasta gama de materiais relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central estará sempre localizado nos chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo em todas as igrejas locais.

V. O Ensinamento do Novo Testamento Acerca da Igreja — Parte 002

E.  Entendendo Melhor o Que é a Igreja

A Igreja é o povo que Deus tem colocado, através da Sua ação salvadora, ao Seu lado, na qual ele pretende exemplificar Sua graça e redenção. Desse modo a igreja é a continuação e o cumprimento do povo histórico de Deus, que Ele mesmo escolheu em Abraão dentre todos os povos, com o qual Deus mesmo estabeleceu uma aliança com promessas —

Gênesis 15:17—18

17 E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços.

18 Naquele mesmo dia, fez o SENHOR aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates.

A Igreja é o povo de Deus no sentido histórico da redenção.

A Igreja cristã recebe no Novo Testamento, o mesmo título dado aos filhos de Israel no Antigo Testamento: יהוה קְהַל qehal YHVH = Povo do ETERNO. Em grego é λαὸς θεοῦ laòs theoû Povo de Deus. Como povo de Deus, a Igreja, mantendo o paralelismo com o povo de Israel é composta de:

ἁγίοις agíois — santos. A expressão “santos” é comum nas saudações e conclusões das epístolas paulinas — ver Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:2; 2 Coríntios 1:1; Efésios 1:1; Filipenses 1:1; Colossenses 1:1; Romanos 16:15; 2 Coríntios 13:12; Filipenses 4:21-22. Devido o fato da expressão ἁγίοις agíois — santos ocorrer muitas vezes juntamente com a expressão ἐκκλησίαekklissía — igreja, indica que estes termos são sinônimos! Essa ideia de associar o povo de Deus com santidade também flui historicamente do Antigo Testamento —

Êxodo 19:6

Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Levítico 11:44—45

44 Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.

45 Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.

Números 16:3

E se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?

Deuteronômio 33:3

Na verdade, amas os povos; todos os teus santos estão na tua mão; eles se colocam a teus pés e aprendem das tuas palavras.

Salmos 16:3

Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.

Salmos 34:9

Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Salmos 89:7

Deus é sobremodo tremendo na assembleia dos santos e temível sobre todos os que o rodeiam.
A Igreja é a comunhão dos santos de Deus.

ἐκλεκτόι eklektói — eleitos. Paulo fala várias vezes acerca dos “eleitos” de Deus na Epístola aos Romanos, como uma variação da expressão “nós” —

Romanos 8:33,  conforme versos 31—32

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

— e como sinônimo de “santos” em

Romanos 8:27

E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

De forma similar, Paulo faz o mesmo paralelo em

2 Timóteo 2:10

Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.

Paulo também chama a igreja de “eleitos de Deus, santos e amados” —

Colossenses 3:12

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

O mesmo uso pode ser encontrado no restante do Novo Testamento — ver Mateus 24:22, 24, 31 e passagens paralelas em Marcos 13; Lucas18:7; 1 Pedro 1:1; 2:9; 5:13 e 2 João 1, 13 — e, como tudo que já vimos até agora, faz referência à designação do povo de Deus no Antigo Testamento — ver Deuteronômio 7:6—7; 14:2; 1 Reis 3:8; 1 Crônicas 16:13; Salmos 105:6.

ἀγαπητοῖς agapetoîs — amados. A expressão “amados” é utilizada por Paulo como sinônimo de “eleitos” quando se refere à igreja —

Romanos 1:7

A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 1:4

Reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição.

2 Tessalonicenses 2:13

Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

Este atributo também diz respeito ao relacionamento que existia entre Deus e Israel, qualificado como um relacionamento de amor, especialmente como manifestado no texto do profeta Oséias.

κλητοὶ kletoì — chamados. A Igreja é chamada de “os eleitos” também — ver Romanos 1:6—7; 8:28; 1 Coríntios 1:2, 24. Estas mesmas passagens mostram uma combinação com a expressão ἁγίοις agíois — santos! A igreja é também caracterizada como κλητοὶ kletoì — chamada e ἐκλεκτόι eklektói — eleita — ver Romanos 8:28; 9:11—12; 2 Tessalonicenses  2:13—14. A expressão  κλητοὶ kletoì — chamados também faz um paralelo com a chamada do povo de Israel por Deus —

Isaías 41:9

Tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei.

Note a relação com a ideia da eleição em —

Isaías 42:6

Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios.

Isaías 43:1

Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Isaías 45:3

Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

Isaías 48:12

Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, sou o primeiro e também o último.

Isaías 51:2

Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei.

Da mesma forma, Êxodo 12:16 e Levítico 23 caracterizam a assembleia,  ou todos os que são chamados pelo Senhor, de santa.

Assim temos que Deus tem escolhido e chamado um povo para Si mesmo dentre todos os povos da terra, da mesma forma como Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus. Esse chamado tem sido mediante a graça de Deus. Este povo é amado por Deus, seus membros são santos e estão ao lado de Deus. Existe uma continuidade na história da redenção. Fazem parte do povo santo de Deus não somente o remanescente fiel de Israel, mas também todos aqueles entre os gentios, que Deus tem escolhido e chamado para Si mesmo. A esses também Deus considera Seus amados —

Romanos 8:31—39

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 9:25

Assim como também diz em OséIas: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada.


CONTINUA... 

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001

002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002

003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003

004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS

005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS

007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS

008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA

009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO

010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS

011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO

012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ

013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA

014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002

015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/09/educacao-crista-estudo-015-o-que-o-novo.html
016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/educacao-crista-estudo-016-o-que-o-novo.html
017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-017-o-que-o-novo.html
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-018-o-que-o-novo.html
019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/educacao-crista-estudo-019-o-que-o-novo.html
020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-020-o-que-o-novo.html
021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-021-o-que-o-novo.html
022 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/06/educacao-crista-estudo-022-os.html


023 — OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO — PARTE 002
Que deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário