sexta-feira, 15 de julho de 2016

ANDREW MURRAY - ESTUDO 014 - A RENOVAÇÃO DA MENTE É NECESSÁRIA PARA CONHECER A VONTADE DE DEUS



ESSA SÉRIE DE ARTIGOS ESTÁ BASEADA EM UM LIVRO ESCRITO POR ANDREW MURRAY CUJO TÍTULO ORIGINAL É: NOT MY WILL OU NÃO A MINHA VONTADE. ESPERAMOS E ORAMOS QUE TODOS POSSAM SER RICAMENTE ABENÇOADOS POR MEIO DESSAS MEDITAÇÕES

Romanos 12:2

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A porção prática da epístola de Paulo aos Romanos começa com o primeiro versículo do capítulo 12. Ali, como você deve saber, Paulo pede que os crentes apresentem seus corpos como um sacrifício vivo e aceitável a Deus. Ele pede que eles se entreguem completamente a Deus; que vivam como parte do povo que é completamente dedicado a Deus. No verso 2, Paulo continua seu apelo, insistindo que aqueles que já ofereceram seus corpos para Deus avancem na direção de experimentarem — isto é, descobrir com absoluta certeza — qual é a boa e perfeita vontade de Deus. Para isso é necessário que comecem a viver uma vida que agrada ao Senhor. Qualquer um que deseja ser um sacrifício agradável a Deus precisa viver uma vida que seja agradável a Deus. Mas nós só podemos viver vidas agradáveis a Deus se vivermos para fazer a Sua vontade.

Boa, agradável e perfeita — essas três expressões significam, acima de tudo, que: se eu desejo conhecer a verdade de Deus para minha vida, eu preciso aprender a distinguir entre o bem e o mal e reconhecer que o bem representa a vontade de Deus. Então, eu preciso descobrir, exatamente, qual é Sua vontade para mim — aquilo que é aceitável e agradável para Ele. Dessa forma, eu irei conhecer sua perfeita vontade para mim e a totalidade daquilo que Ele requer de mim.

Para que eu possa conhecer e fazer aquilo que é agradável a Deus, duas coisas são mencionadas como sendo indispensáveis. A primeira é: não vos conformeis com este mundo. Tal conformação é o maior perigo que você pode enfrentar, e você deve estar sempre vigilante quanto à mesma. A segunda é: transformai-vos pela renovação da vossa mente. Você irá descobrir que essa segunda coisa é sua única fonte de poder. Todo aquele que ouve tanto a exortação quanto a admoestação, certamente, sabe e faz a vontade de Deus.

Ouça cuidadosamente esta advertência: não vos conformeis com este mundo. Porque —

Tiago 4:4

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

O mundo busca seu próprio prazer e não tem interesse em agradar a Deus. O mundo rejeitou e odiou o Filho de Deus. Ele não era desse mundo. Depois que nós nascemos de novo, continuamos no mundo e ainda somos muito influenciados por ele. Seu impacto em nossos pensamentos e nosso comportamento é forte e continuo, mesmo que não estejamos cientes disso. A menos que tenhamos um desejo profundo de nos retirar e nos separar dos prazeres do mundo e de sua forma de comportamento. Que nos empenhemos para não nos conformar com seus prazeres e, nos esforcemos para não nos deixar moldar de nenhuma forma e vivendo como se não pertencêssemos a esse mundo, então nunca seremos sensíveis à vontade de Deus. Questões espirituais, especialmente aquelas relativas à vontade de Deus, só podem ser discernidas espiritualmente —

1 Coríntios 2:12

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

Lembre-se disso: “uma mente mundana, até mesmo de um cristão, é incapaz de conhecer a vontade de Deus”.

A advertência acima é seguida por uma admoestação: mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. A Palavra de Deus nos fala duma regeneração definitiva, quando tem inicio nossa vida espiritual, mas ela também nos fala de uma renovação continuada por meio do Espírito Santo —

Tito 3:5

Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

A vida por meio do Espírito Santo se refere à Sua continua e ininterrupta ação por meio de nós. Daí temos a seguinte admoestação:

Efésios 4:23

E vos renoveis no espírito do vosso entendimento.

Nós precisamos ser transformados, a cada dia, daquilo que éramos e das formas mundanas que tínhamos adotado, por meio da ação do Espírito Santo em nossas mentes, uma vez que o Espírito de Deus habita em nós. Somente assim, você e eu seremos capazes de entender a vontade de Deus.

Aqui temos uma lição de grande importância. Algumas vezes, somos ignorantes a respeito da vontade de Deus. Outras vezes, o pouco que achamos que sabemos não tem, praticamente, nenhum efeito sobre nossas vidas; geralmente nós conhecemos Sua vontade, mas não nos empenhamos em praticá-la. E a razão é simples: o espírito do mundo está muito arraigado em nós. Nós não fazemos nenhum esforço verdadeiro no sentido de entender e ouvir a advertência: não vos conformei com este mundo.  A vontade de Deus está nas coisas celestiais, e apenas a mente que deseja participar das coisas celestiais e que está disposta a ser mudada e renovada, dia a dia, por meio do Espírito de Deus, pode entender tais coisas.

Você cristão, deseja ser uma pessoa conforme o coração do próprio Deus? Alguém que deseja fazer toda a sua vontade? Então ouça o que Paulo diz: não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. O Espírito do Filho, a quem o Pai enviou para habitar em teu coração, está trabalhando dentro de você. Confie nele. Submeta-se a Sua direção. A renovação da sua mente está em processo. À medida que você for sendo transformado pelo poder que habita em você, irá aprender acerca da vontade de Deus e também terá a força para ser obediente.

ORAÇÃO:

Meu Deus, por meio de Cristo Jesus eu coloquei minha vida sobre o Teu altar como um sacrifício vivo e agradável para Ti. Como alguém dedicado a Deus, alguém que deseja ser conforme Teu coração, eu não desejo me conformar com este mundo. Eu me entrego completamente para ser transformado pelo Espírito de tal modo que, em todas as coisas, eu posso conhecer em Tua vontade — isto é, aquilo que é bom agradável e perfeito para Ti — e que a minha vida possa ser inteiramente dedicada, em fazer a Tua vontade.

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “NOT MY WILL” — NÃO A MINHA VONTADE

Estudo 001 – A VONTADE DE DEUS — A GLÓRIA DO CÉU

Estudo 002 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA CÉU

Estudo 003 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — NOSSA UNIDADE COM O SENHOR JESUS

Estudo 004 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — QUE OS PERDIDOS SEJAM SALVOS

Estudo 005 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O ALIMENTO CELESTIAL

Estudo 006 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — SACRIFICANDO MINHA PRÓPRIA VONTADE

Estudo 007 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL

Estudo 008 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A TUA VONTADE

Estudo 009 — A VONTADE DE DEUS — SENHOR QUE QUERES QUE EU FAÇA?

Estudo 010 — A VONTADE DE DEUS — CONHECENDO E FAZENDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 011 — A VONTADE DE DEUS — SENDO UMA PESSOA DE ACORDO COM O CORAÇÃO DE DEUS

Estudo 012 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS

Estudo 013 — A VONTADE DE DEUS — PRATICANDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 014 — A VONTADE DE DEUS — A RENOVAÇÃO DA MENTE E A VONTADE DE DEUS

Estudo 015 — A VONTADE DE DEUS — É A VONTADE DE DEUS QUE CRISTO NOS LEVE PARA FORA DESSE MUNDO

Estudo 016 — A VONTADE DE DEUS — ORE PARA SER CHEIO COM O CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS

Estudo 017 — A VONTADE DE DEUS — ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS ESPIRITUALMENTE

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis.

Traduzido do original e adaptado por Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário