quarta-feira, 22 de junho de 2016

ESTUDOS NO LIVRO DE PROVÉRBIOS — ESTUDO 008



Nesse estudo iremos abordar o Livro de Provérbios, mas iremos fazer isso de maneira diferente do que apenas apresentar uma exposição, versículo por versículo. Nossa intenção é apresentar os grandes temas que encontramos no livro e dar andamento no mesmo a partir daí.

ESTUDO 008

CONTINUAÇÃO

C. A Sabedoria

1. As Muitas Facetas da Sabedoria.

O livro dos Provérbios começa com uma análise clara da luz produzida pela sabedoria כְמָהchemah — que pode significar: sabedoria, perspicácia, habilidade e prudência. Essa divisão da luz é semelhante àquela que acontece quando um feixe de luz branca passa através de um prisma e se decompõe em sete cores, que vão desde o violeta até o vermelho. Nossos olhos são incapazes de capturar qualquer tonalidade que esteja acima do violeta — ultravioleta — ou abaixo do vermelho — infravermelho. Nosso interesse é analisar cada uma dessas facetas, o que faremos em seguida. 

a. A primeira faceta da Sabedoria tem a ver com os conceitos de: Instrução ou Treinamento, que no Livro dos Provérbios estão encapsulados dentro da expressão hebraica מוּסָרmusar — traduzida por ensino.

Provérbios 1:2—3

2  Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência;

3  para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade.

Esses versículos servem para nos advertir que se pretendemos alcançar a verdadeira sabedoria, nós precisamos entender que tal propósito só poderá ser atingido com empenho e esforço. Não é algo fácil. Pelo contrário, é algo difícil, muito difícil mesmo. Isso é assim porque a verdadeira sabedoria é uma qualidade tanto do caráter, quanto da mente. A expressão hebraica מוּסָרmusar — transmite, quase sempre, um tom de severidade, mas existem exceções como podemos ver em —

Provérbios 4:1

Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento. 

Ou numa simples nota de advertência —

Provérbios 24:30—32

30 Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento;

31 eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas.

32 Tendo-o visto, considerei; vi e recebi a instrução.

b. Também se refere ao castigo que pode vir diretamente da parte do Senhor ou pela vara —

Provérbios 3:11

Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão.

Provérbios 23:13

Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.

Outro conceito da sabedoria, ainda dentro dessa mesma linha, tem a ver com um companheiro muito frequente da instrução. Estamos falando daquilo que o Livro dos Provérbios chama de correção ou a repreensão:

A expressão hebraica com a qual estamos lidando é תוֹכַחְתִּיtoukachettiy — cujo significado amplo é: repreensão, correção, censura, punição, castigo. A mesma pode ser vista em passagens tais como:

Provérbios 1:23

Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

Provérbios 3:11

Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão.

Em Provérbios, o uso específico da expressão hebraica תוֹכַחְתִּיtoukachettiy — funciona como um substantivo cujo propósito é ressaltar uma persuasão mais verbal do que física. Trata-se mais de um verdadeiro apelo à razão e à consciência, do que a coerção pela força. Podemos ver bons exemplos disso em outros livros da Bíblia, tais como —

Isaías 1:18

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

João 16:8—12

8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

9 do pecado, porque não creem em mim;

10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;

11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Acima vemos que a ação do Espírito é de convencimento e não de coerção.

Esses dois termos resumem a ideia de disciplina. A sabedoria não se alcança por meio de estudos curriculares. Ela só pode ser aprendida por verdadeiros discípulos.


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário