terça-feira, 8 de março de 2016

EDUCAÇÃO CRISTÃ - ESTUDO 012 - NOSSA RIQUEZA "EM CRISTO"



O propósito dessa série é introduzir o leitor na vasta gama de materiais relacionados à Educação Cristã. Nosso foco central estará sempre localizado nos chamados “Ministérios da Igreja” que refletem a vida prática ou o dia a dia do que deve estar acontecendo em todas as igrejas locais.

IV. A Expressão grega ἐν Χριστῷ[1] — EM CRISTO E SUAS GLORIOSAS IMPLICAÇÕES

O que cada Cristão tem “em Cristo”
(Baseado em uma ideia original de Carlos Nogueira Martins e ampliada pelo autor)


Nossa riqueza “em Cristo” é realmente vasta. É tão vasta que o apóstolo se referiu à mesma como “as insondáveis riquezas de Cristo” – ver Efésios 3:8. O Dicionário Aurélio Século XXI define o verbete “insondável” como: 1. Não sondável; de que não se pode encontrar o fundo; e 2. Inexplicável, incompreensível. E assim é mesmo nossa riqueza em Cristo: inexplicável, incompreensível e que não se pode encontrar o fundo. Mas Deus, por causa do grande amor com que nos amou, nos revelou, em Sua santa palavra, alguns aspectos desta riqueza que é nossa porque estamos “em Cristo”. Tudo o que será descrito a seguir é nosso, por direito, única e exclusivamente porque estamos “em Cristo”. E esse é um privilégio que é estendido a todos os que creem. Não existe exceção. Todos os crentes estão “em Cristo” e, por este motivo, podem partilhar igualmente de todos os benefícios desta posição. A riqueza “que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência” – Efésios 1:8[2] – deve ser para nós, fonte de inesgotável alegria e esperança!

O autor selecionou, do texto sagrado, os versículos onde a expressão “em Cristo” aparece e faz, a seguir, uma exposição visando a edificação de todo o povo de Deus. Todos aqueles que entenderem, como é rico nosso privilégio porque estamos “em Cristo”, imediatamente perceberão que podem abandonar as muitas tolices com as quais estão completamente enredados. Aqueles que estão “em Cristo”:

1.              Não precisam do convite: “Venha também receber o seu milagre e viver em paz”.

2.              Não precisam da oferta: “Pare de Sofrer”.

3.              Não precisam do Jesus limitado que apenas “Salva, Cura, Batiza e Voltará”.

4.              Não precisam ser, obrigatoriamente, batizados nas águas para serem salvos.

5.              Não precisam passar por nenhum ritual de quebra de maldições hereditárias, pois são novas criaturas e as coisas velhas já passaram.

6.              Não precisam falar em línguas estranhas nem profetizar para provar que foram “batizados” com o Espírito Santo.

7.              Não precisam, alegadamente, consultar os mortos para saber como é a vida no além, nem como estão parentes e amigos que já partiram desta vida.

8.              Não precisam pertencer a uma igreja Reformada mesmo que esta igreja tenha mais de 150 anos de idade no Brasil.

9.              Não precisam pertencer a nenhuma igreja apostólica do apóstolo tal e qual.

10.          Não precisam repetir a oração escrita no “santinho”, nem esperar três dias para mandar publicar e muito menos mandar imprimir 1000 cópias do “santinho” como prova de gratidão.

11.          Não precisam fazer promessas e, muito menos cumpri-las, a outros seres humanos já mortos.

12.          Não precisam se comunicar com “espíritos” para receber orientação acerca dos “trabalhos” que precisam ser feitos para ser feliz no amor ou encontrar um novo emprego.

13.          Não precisam guardar o dia do Sábado nem seguir outras esquisitices inventadas por uma mulher que se autointitulava a “voz da profecia”.

14.          Não precisam responder a perguntas formuladas, duma maneira tão canhestra, tais como: “Poderá Viver para Sempre no Paraíso Terrestre?”

15.          Não precisam fingir que falam línguas estranhas para não serem diferentes dos outros irmãos.

16.          Não precisam ser iniciados nos segredos de nenhuma organização secreta, por mais sublime que ela possa ser.

17.          Não precisam da “cobertura espiritual” de ninguém, por mais importante que essas pessoas se intitulem.

18.          Não precisam atender a nenhum apelo gnóstico para receber conhecimento secreto como o que existe no convite: “Venha até uma de nossas igrejas e nós vamos ensinar você a usar a sua fé para conseguir o que você quiser”.

19.          Não precisam passar por cerimônias estranhas de se deixarem batizar pelos mortos ou casar por toda eternidade.

20.          Não precisam ler, ouvir ou assistir às previsões acerca de como serão seus dias, semanas, meses e anos. Não precisam nem de mapa astral!

21.          Não precisam diminuir Deus e elevar o ser humano para que os dois possam, então, se relacionar de uma maneira mais equilibrada.

22.          Não precisam ser beneficiários de nenhum milagre do tipo “é a mão de Deus aqui neste lugar”, como se o Deus verdadeiro estivesse limitado a um lugar apenas.

O privilégio que temos porque estamos “em Cristo”, nos livra do emaranhado representado pelo festival de besteiras, como esse que percebemos pelas práticas descritas acima. Quanto sofrimento, angústia, dor e tormento espiritual e, muitas vezes, até mesmo físico, quando nos recusamos a aceitar a simplicidade da bênção oferecida a nós “em Cristo” e nos metemos no cipoal religioso representado por todas essas ideias alistadas acima.

É desejo do autor, que cada leitor, possa se apropriar daquilo que lhe pertence, por direito, porque estamos “em Cristo”, e assim viver a vida cristã na abundância que Deus mesmo supre, porque nosso Deus —

Efésios 3:20

É poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.

NOTA: Nesse estudo nos limitamos apenas a citar as referências que nos mostram o que, cada crente tem, apenas por estar EM CRISTO. Todavia existe uma série no Blog onde estamos tratando de cada uma dessas verdades de modo mais aprofundado. Os leitores que tiverem interesse em aprofunda o estudos dessas grandes verdades poderão começar acessando esse link aqui:


O QUE CADA CRENTE TEM EM CRISTO

Romanos 3:24 Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

Romanos 6:11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Romanos 8:2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Romanos 8:39 Nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 9:1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência.

Romanos 12:5 Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.

Romanos 15:17 Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus.

Romanos 16:3 Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus.

Romanos 16:7 Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.

Romanos 16:9 Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis.

Romanos 16:10 Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo.

1 Coríntios 1:2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

1 Coríntios 1:4 Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus.

1 Coríntios 1:30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.

1 Coríntios 3:1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.

1 Coríntios 4:10 Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis.

1 Coríntios 4:15 Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.

1 Coríntios 4:17 Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja.

1 Coríntios 15:18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.

1 Coríntios 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

1 Coríntios 15:22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.

1 Coríntios 15:31 Dia após dia, morro! Eu o protesto, irmãos, pela glória que tenho em vós outros, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

1 Coríntios 16:24 O meu amor seja com todos vós, em Cristo Jesus.

2 Coríntios 1:21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus.

2 Coríntios 2:14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

2 Coríntios 2:17 Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus.

2 Coríntios 3:14 Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.

2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

2 Coríntios 5:19 A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

2 Coríntios 12:2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu - se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe.

2 Coríntios 12:19 Há muito, pensais que nos estamos desculpando convosco. Falamos em Cristo perante Deus, e tudo, ó amados, para vossa edificação.

Gálatas 1:22 E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo.

Gálatas 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir -nos à escravidão.

Gálatas 2:16 Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.

Gálatas 2:17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não!

Gálatas 3:26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.

Gálatas 3:27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.

Gálatas 3:28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Gálatas 5:6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

Efésios 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.

Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:9 Desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo.

Efésios 1:12 A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.

Efésios 1:20 O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais.

Efésios 2:6 E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

Efésios 2:7 Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:13  Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

Efésios 3:6 A saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.

Efésios 3:11 Segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Efésios 3:21 A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Efésios 4:32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Efésios 6:20 Pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Filipenses 1:1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos.

Filipenses 1:13 De maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais.

Filipenses 1:26 A fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco.

Filipenses 2:1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias.

Filipenses 2:5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Filipenses 3:3 Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

Filipenses 3:9 E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.

Filipenses 3:14 Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Filipenses 4:19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

Filipenses 4:21 Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que se acham comigo vos saúdam.

Colossenses 1:2 Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.

Colossenses 1:4 Desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos.

Colossenses 1:28 O qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.
Colossenses 2:5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

1 Tessalonicenses 2:14 Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judeia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus.

1 Tessalonicenses 4:16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

1 Tessalonicenses 5:18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

1 Timóteo 1:14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

1 Timóteo 3:13 Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

2 Timóteo 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus.

2 Timóteo 1:9 Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.

2 Timóteo 1:13 Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.

2 Timóteo 2:1  Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.

2 Timóteo 2:10 Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.

2 Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

2 Timóteo 3:15 E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

Filemon 1:8 Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém.

Filemon 1:20 Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo.

Filemon 1:23 Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus.

1 Pedro 3:16 Fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo.

1 Pedro 5:10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

1 Pedro 5:14 Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz a todos vós que vos achais em Cristo.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

001 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 001

002 — A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 002

003 —A EXCELÊNCIA DA VIDA PESSOAL DAQUELES QUE DESEJAM ENSINAR — PARTE 003

004 — A IMPORTÂNCIA DA ALIANÇA COM DEUS

005 — OS ALVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

006 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 001 — INTRODUÇÃO — OS COLONIZADORES VÊM EM NOME DE DEUS

007 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 002 — NOSSAS ESCOLAS TEOLÓGICAS

008 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 003 — IGREJAS CORPORATIVISTAS E INSTITUCIONALIZADAS E EDUCAÇÃO CRISTÃ PADRONIZADA

009 — A IGREJA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI – PARTE 004 — CONSUMISMO E CELEBRITISMO

010 — O PROPÓSITO SINGULAR DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS

011 — A PALAVRA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO

012 — A EXPRESSÃO GREGA “EM CRISTO” — ἐν Χριστῷ

013 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA

014 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 002

015 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/09/educacao-crista-estudo-015-o-que-o-novo.html
016 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 004 — A IGREJA COMO PLENITUDE
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/12/educacao-crista-estudo-016-o-que-o-novo.html
017 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 005 — A UNIDADE DA IGREJA CRISTÃ
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-017-o-que-o-novo.html
018 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 006 — HUMILDADE E AMOR EM MEIO À DIVERSIDADE DE DONS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/educacao-crista-estudo-018-o-que-o-novo.html
019 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 007 — A IGREJA COMO MISTÉRIO DE DEUS
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/educacao-crista-estudo-019-o-que-o-novo.html
020 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — Parte 008 — COMO A IGREJA É FORMADA OU CRIADA?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/educacao-crista-estudo-020-o-que-o-novo.html


021 — O ENSINO DO NOVO TESTAMENTO ACERCA DA IGREJA — PARTE 009 — QUANDO A IGREJA COMEÇOU?
Que deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



[1] Agradeço a Carlos Nogueira Martins, meu primeiro tutor em Cristo, que foi também o primeiro a chamar minha atenção para a vastidão da nossa riqueza “em Cristo”.
[2] Todas as referências bíblicas neste trabalho são da Versão de Almeida Revista e Atualizada no Brasil – ARA – segunda edição, da Sociedade Bíblica do Brasil, a menos que outra versão seja explicitamente mencionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário