segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO - ESTUDO 035 - EFÉSIOS 2:10 — SOMOS CRIADOS EM CRISTO PARA BOAS OBRAS


Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

35 – Efésios 2:10 - Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

No verso anterior de Efésios 2:7 nós vimos como estamos sendo e continuaremos sendo um monumento vivo à graça de Deus e para a glória de Deus. Nesse verso vamos ver outro motivo porque somos salvos por Deus.

Pois somos feitura dele — O verbo grego ποίημα poíema — feitura indica que fomos criados ou formados por Deus. Mas essa criação a que Paulo está se referindo não diz respeito à criação de uma forma geral. Ela faz referência ao fato de que fomos feitos novas criaturas conforme vimos quando estudamos 2 Coríntios 5:17 — ver lista completa de estudos mais abaixo. Isto quer dizer que toda a paz, toda a esperança, todo amor e toda pureza que existem em nossas almas foram realmente produzidos por este ato criador de Deus. Não existe em todo o Novo Testamento nenhuma expressão que traduza melhor o que realmente aconteceu conosco, pela ação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas, do que esta expressão “somos feitura dele”. Temos que entender que essa obra é completamente de Deus. Não é obra de homens, nem de pastores e muito menos de anjos. É obra de Deus! Mesmo que essa obra ainda não esteja terminada, todavia prossegue de modo inexorável, sendo levada gradualmente até àquele momento quando o último toque será dado por Aquele que iniciou todo o processo, e que é Deus. Todas as três pessoas da divindade estão envolvidas neste processo. O Espírito é aquele que nos regenera e nos santifica; o Filho é aquele que nos ama e que nos tem lavado dos nossos pecados pelo Seu próprio sangue e o Pai é aquele que revela o Filho e que atrai os homens até ao Filho para que sejam salvos. Esses homens são os mesmos descritos em Efésios 2:1 e inclui tanto judeus como gentios. Estes são aqueles que eram “por natureza filhos da ira”, mas que agora, pela graça de Deus, se tornaram em uma nova criação. Tudo isto nos é dito para que fique mais uma vez bem evidenciado, que a salvação pertence ao SENHOR, pois é Ele quem opera todas as coisas em nós e a favor de nós —

Filipenses 2:13

Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Criados em Cristo Jesus para boas obras — Acerca da expressão “criados em Cristo Jesus” ver o estudo número 20 que tratou de 2 Coríntios 5:17. Quanto à segunda parte dessa frase que diz “para as boas obras” temos que destacar que a expressão se refere muito mais a uma vida de santidade do que a obras de benemerência que possamos fazer. O propósito de Deus ao nos criar ou recriar em Cristo Jesus consistia em servirmos como testemunho vivo da graça e para a glória de Deus e, além disso, para que pudéssemos viver vidas de genuína santidade. Não existe no Novo Testamento nenhum autor que tenha defendido de maneira mais firme a posição de que os seres humanos são salvos exclusivamente pela graça de Deus, sem a participação de quaisquer “boas obras”, do que o apóstolo Paulo. Por outro lado, também não existe no Novo Testamento, nenhum outro autor que, como Paulo, tenha defendido de maneira mais firme a posição de que os salvos precisam viver vidas de verdadeira santidade. Esta é, na opinião de Paulo e de outros autores do Novo Testamento, a única maneira transparente de evidenciar que somos de fato novas criaturas e genuínos filhos de Deus —

1 João 3:1—6

1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.

4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

5 Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.

6 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.

Um excelente comentário ao fato de que a expressão “boas obras” se refere a uma vida de santidade pode ser encontrado no assim chamado Sermão da Montanha que foi proferido por Jesus e que está registrado no Evangelho de Mateus nos capítulos 5 a 8. Naquela passagem nós podemos ler que Jesus disse o seguinte:

Mateus 5:16

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.


Quais seriam essas “boas obras” acerca das quais Jesus está fazendo referência aqui? A única resposta plausível é que Jesus estava se referindo ao que veio antes d’Ele fazer tal afirmação. Antes de afirmar o que está registrado em Mateus 5:16, Jesus falou do fato de que nós, os crentes, somos o sal e a luz do mundo —

Mateus 5:13—15

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.


E antes disto Jesus proferiu as magníficas bem-aventuranças. Ali Jesus fala da humildade que reconhece a grandeza de Deus; da tristeza sincera pelos pecados cometidos; da mansidão; do desejo intenso de ver a justiça sendo feita; de atos de misericórdia; de uma vida pura diante de Deus; de atitudes de pacificação.
 
As quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas — Conforme vimos as “boas obras” a que este versículo se refere vão muito além de atos de beneficência que possamos praticar. Elas incluem, por exemplo, as qualidades recomendadas por Jesus nas bem-aventuranças. Este é o motivo porque nos é dito que são obras que Deus “preparou de antemão”.

Esse preparo antecipado da parte de Deus traduz o termo grego προητοίμασεν proetoímasen. Essa palavra ocorre somente duas vezes em todo o Novo Testamento. Uma é nesse versículo e a outra é em Romanos 9:23 onde lemos como Deus nos preparou de antemão para nos tornarmos “vasos de misericórdia” visando dar a conhecer as riquezas da sua glória.

O verbo grego προητιμάζω proetimázo — preparou de antemão envolve a ideia de uma determinação prévia ou de um arranjo previamente estabelecido, visando atingir um resultado de forma segura e completa. Nesse versículo específico de Efésios que estamos estudando agora, esse preparo prévio se refere à intenção divina na qual Deus tem pré-determinado que devemos viver vidas de santidade. Dessa maneira esse versículo concorda plenamente com aquilo que está referido em Efésios 1:4, onde lemos acerca de como Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele mesmo.

Devemos andar de forma permanente na prática destas obras, pois são elas mesmas que irão nos ajudar a concretizar o propósito de Deus, de vivermos vidas santas. A expressão “andar” na Bíblia normalmente se refere ao curso da vida que todos temos que cumprir —

Romanos 6:4

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo

O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo

O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo

O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo

O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html

O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html

O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/01/nossa-riqueza-em-cristo-040-deus-nos.html

O Estudo 041 — Nos Fala de Sermos Ousados em Cristo Para Falar
O Estudo 042/043 — Nos fala de nos gloriarmos ou alegrarmos em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/03/nossa-riqueza-em-cristo-042043.html



O Estudo 044 — Nos fala de: exortação, Consolação de Amor, Comunhão, Afetos e Misericórdias em Cristo
Que Deus abençoe a todos.
Alexandros Meimaridis
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário