terça-feira, 19 de janeiro de 2016

JESUS E AS MULHERES - SERMÃO 008 – JESUS E A MULHER SAMARITANA — PARTE 5


Jesus e as mulheres é um tema importante dentro do contexto do Novo Testamento. As denominações históricas aos poucos vão se libertando de seus próprios preconceitos, ao passo que nas denominações evangélicas, em muitos casos, os homens abriram mão completamente de suas responsabilidades a favor das mulheres, o que tem proporcionado uma verdadeira inundação de bobagens sem fim. Nossa série de estudos procura entender o papel da mulher como visto e como foram tratadas pelo Senhor Jesus. Para isso convidamos todos os leitores a fazerem uma análise desapaixonada do material da mesma.

Texto: João 4:16—20
Introdução.

A. Na mensagem anterior nós falamos acerca da surpresa representada pela da “Bebida que Ultrapassa o Tempo 
B. Enquanto a mulher samaritana queria discutir prioridades e direitos acerca do poço — 
João 4:12 
És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? 
C. Jesus foi logo direto na questão mais importante que era: 
João 4:13 
Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede. 
D. Além disso, Jesus fez uma oferta para a mulher. Uma oferta capaz de resolver o problema levantado por ela no verso 12: 
João 4:14
Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 
E. A mulher notou bem a primeira parte da frase de Jesus, mas não deu a mínima importância para a segunda parte: 
1. A primeira parte diz: 
Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. 
A mulher estava muito interessada nessa parte: 
João 14:15 
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 
2. Já a segunda diz: 
Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 
E Jesus estava bem mais interessado em que ela se tornasse numa ajudadora, do que apenas resolvesse seus problemas individuais, que é algo muito egoísta e que caracteriza não apenas essa mulher, mas a maioria de nós.   
F. Esse momento do diálogo nos prepara para as próximas duas grandes surpresas, que a mulher samaritana iria experimentar na conversa com o Senhor Jesus.  
G. Essas duas surpresas estão em João 4:16—20 e são:

A SURPRESA DE TORNAR-SE UMA FONTE PARA OUTRAS PESSOAS
E
A SURPRESA DE TENTAR FUGIR PARA DENTRO DUMA RELIGIÃO

I. A Surpresa de Tornar-se uma Fonte Para Outras Pessoas. 
A. Para ajudar a mulher a entender a importância de tornar-se uma bênção para as outras pessoas — uma fonte jorrando para matar a sede de outras pessoas — Jesus ordena três coisas para a mulher samaritana: 
João 14:16
Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá. VAI, CHAMA E VEM CÁ. 
B. Esses três mandamentos implicavam que ela, uma mulher, teria que tornar-se uma testemunha para um homem. Isso era possível no mundo daqueles dias onde as mulheres eram consideradas como uma verdadeira desgraça na vida dos homens? Não, e além do mais, o testemunho de mulheres não era aceito nas cortes. 
C. Mas Jesus não queria saber de nada da cultura da época. Ele acredita que a mulher pode ser isso — uma testemunha confiável — e por isso lhe dá esses três mandamentos. 
D. Em outra ocasião, Jesus disse para Maria Madalena: 
João 20:17—18 
Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas. 
E. Se aquela mulher deveria se transformar numa fonte para outros, os primeiros a serem alcançados deveriam ser os de sua própria casa. Esse é o desafio de Jesus para ela. 
D. Naqueles dias o testemunho duma mulher não era aceito nas cortes, porque as mesmas eram consideradas muito mentirosas. Mas Jesus não quer ser saber das tradições. Ele está, literalmente, chutando o balde na beira do poço. 
E. Jesus está dando para essa mulher uma nova compreensão, um novo entendimento dela mesma e das circunstâncias ao redor. 
Mas a mulher ainda resiste. Ela nega ser casada: 
João 4:17a — Ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. 
Quando apanhada em pecado ela tenta sonegar informações. Ela não foi nem a primeira nem a última a tentar este tipo de estratagema com Deus. 
II. A Surpresa de Tentar Fugir Para Dentro duma Religião. 
A. A água da vida estava fluindo sobre aquela mulher e como resultado disso, suas raízes mais profundas estavam começando a ficar expostas. 
B. Tecnicamente ela estava falando a verdade, mas na realidade ela estava mentido. Jesus a confronta: 
João 417b—18 
Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 
C. Diante dessa surpreendente e incomoda revelação ela tenta descarrilar o trem da conversa, e passa a chamar o homem judeu — verso 9 — de “profeta”: 
João 4:19 
Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 
D. Já que estava diante de um profeta, a samaritana, subitamente, se torna numa teóloga, iniciando uma discussão teológica, logo com quem(?), imaginando que tal discussão mudaria o rumo da conversa. Ela diz: 
João 4:20 
Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 
E. A mulher tenta mudar de assunto, mas sua própria pergunta revela seus sentimentos de culpa. Sua afirmação registrada no verso 20 é como se ela estivesse dizendo: “muito bem, eu sou uma pecadora, onde posso encontrar misericórdia e perdão para os meus pecados? Em Jerusalém, ou pode ser aqui mesmo, ali no monte Gerizim?

F. Jesus agora está pronto para levar a conversa para um nível bem mais elevado e bem mais profundo. Mas iremos ver isso na próxima mensagem.
Conclusão:

A. O profeta Isaías passou por uma situação semelhante a da mulher samaritana, no sentido de que teve que entender toda uma nova realidade. Isaías era um profeta, era membro da realeza e era um diplomata do reino de Judá. Mas quando ele entendeu o que Deus é, ele mudou por completo. Ele diz:

Isaías 6:5

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!

B. E porque ele mudou de opinião? Porque ele entendeu que estava diante de um Deus que era SANTO, SANTO, SANTO! —

Isaías 6:3

E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

C. A samaritana não reagiu como Isaías. Ela reagiu como Caim:

Gênesis 4:9

Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?  

D. Todas as pessoas que experimentam a verdadeira água que satisfaz nossas necessidades mais profundas são chamadas para compartilhar a mesma com outras pessoas. Se você experimentou, e sabe do que estou falando, então você também tem esse chamado.

5. Pode parecer incrível, mas a religião é o meio mais utilizado por todos que querem, realmente, fugir de Deus. Nossos estilos de vida são autodestruidores. Nada melhor do que nos refugiar por trás de uma capa de religiosidade.

6. Em Gálatas 5:19—21a nós temos uma lista de pecados autodestruidores e não existe lugar melhor, nem mais seguro para nos esconder do que frequentar uma religião, qualquer uma, pois elas servem de excelente cobertura para essas práticas:

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas.

7. Que possamos abrir nossos corações a Jesus e deixarmos que ele nos encha com a água viva.     

Que Deus abençoe a todos.


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis


PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário