domingo, 13 de setembro de 2015

PECADOS QUE PODEM NOS DESTRUIR POR COMPLETO – PARTE 004 — A AMBIÇÃO


Essa é uma série na qual pretendemos, dentro do possível, discutir alguns dos mais insidiosos pecados que ameaçam nossas almas. Trata-se de ações ou reações que caracterizam um coração perverso diante de Deus, algo com o que muitos personagens bíblicos tiveram que lutar, mas que pela graça de Deus conseguiram vencer. Nós também, como seres humanos iguais a eles estamos sujeitos a enfrentar esses mesmos pecados e temos que entender como essas situações funcionam, para poder lançar mão da graça de Deus e vencer as mesmas. A QUARTA questão que devemos analisar é:

4. A Ambição

A ambição, apesar de muitos não terem esse entendimento é uma espécie de incredulidade — pecado, portanto — que surge sempre que não nos sentimos satisfeitos com os bens que possuímos ou com nossa condição nessa vida. Esse pecado é o grande sustentador do falso ensinamento que chamamos de “Teologia da Prosperidade”, algo que domina a vasta maioria do povo chamado evangélico no Brasil dos dias de hoje. Mas, como já dissemos, trata-se de um grave pecado e uma verdadeira abominação diante de Deus, principalmente quando seus pregadores usam Deus — que é o possuidor de toda a prata e de todo o ouro — como uma desculpa aceitável para não termos que passar por nenhum tipo de necessidade. Se nosso Pai é rico, nos dizem os proponentes da Teologia da Prosperidade, é apenas natural que nós sejamos ricos também. E com esse canto de sereia e amparados pelo pecado da ambição, muitos pregadores estão cada vez mais ricos, enquanto o povo continua cada vez mais pobre e mais despossuído de quaisquer bens que tinham antes de embarcar nessa canoa furada.

Todavia a Palavra de Deus é bem clara quanto a toda essa questão ao dizer:

Efésios 5:5

Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Já em 1 Timóteo 6:6—12 nos encontramos uma série de promessas e ameaças para nosso próprio bem. E faremos uma escolha sábia de decidirmos aplicar essas verdades.

1 Timóteo 6:6—12

6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.

7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.

8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.

10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

12 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.

Além dessa exortação, Paulo também tem uma palavra para os que são ricos nessa vida:

1 Timóteo 6: 17—19

17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;

18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;

19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.

Mas há ainda outros versículos chaves para se combater a ambição. Entre esses vamos encontrar:

Provérbios 30:7—9

7 Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra:

8 afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;

9 para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.

Ter muito dinheiro pode ser algo perigoso, mas o mesmo é verdadeiro quando temos pouco dinheiro. Ser pobre pode, de fato, ser muito danoso tanto para a saúde física quanto espiritual. Por outro lado, ser rico, não é a resposta apropriada. Como Jesus deixou bem claro, pessoas ricas têm problemas para entrar no Reino de Deus porque confiam nas riquezas e não confiam no Senhor:

Mateus 19:23—24

23 Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

24 E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Mateus 6:24

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Mais alguns versículos que podemos usar para vencer a batalha contra o pecado da ambição:

Provérbios 23:4

Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência.

Como vimos acima as riquezas são movediças. Para o Livro dos Provérbios a verdadeira riqueza está em ter sabedoria, entendimento e conhecimento, e aplicar tudo isso em temer o Senhor Deus.

O apóstolo Paulo é um excelente exemplo para nós em toda essa questão. Ele diz o seguinte:

Filipenses 4:11—13

11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;

13 tudo posso naquele que me fortalece.

Paulo aprendeu a estar contente mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis. O segredo de viver assim é simples: confiar em Deus de tal modo que a pessoa pode dizer: tudo posso naquele que me fortalece. Isso não significa, como defendem muitos dos proponentes da Teologia da Prosperidade, que Deus irá conceder qualquer coisa que a pessoa necessitar ou até não necessitar. A afirmação de Paulo só pode ser entendida, de modo apropriado, dentro do contexto maior da epístola que enfatiza nossa obediência a Deus e nossa disposição de servir a Deus e ao próximo.

Outra passagem muito importante e bastante contundente nesse contexto é:

Hebreus 13:5—6

5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

O único antídoto verdadeiro para a ambição e o amor ao dinheiro é o contentamento que vem de conhecer tais promessas de Deus, como as seguintes:

Deuteronômio 31:6

Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.

Josué 1:5

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

Salmos 118:6

O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?

E comparar com

Hebreus 13:3

Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados.


OUTROS ARTIGOS DE PECADOS QUE PODEM DESTRUIR NOSSAS ALMAS
Estudo 001 — A FALSA CULPA

Estudo 002 — A ANSIEDADE

Estudo 003 — O REMORSO

Estudo 004 — A AMBIÇÃO

Estudo 005 — A AMARGURA

Estudo 006 — A INVEJA E O CIÚME

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 001

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 002

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 003

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 004 – FINAL

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 001

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 002

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 003

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 004

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 001

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 002

Estudo 010 — DESEJOS INDULGENTES OU PECAMINOSOS
Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775 
Desde já agradecemos a todos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário