sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PECADOS QUE PODEM NOS DESTRUIR POR COMPLETO – PARTE 003 —REMORSO




Essa é uma série na qual pretendemos, dentro do possível, discutir alguns dos mais insidiosos pecados que ameaçam nossas almas. Trata-se de ações ou reações que caracterizam um coração perverso diante de Deus, algo com o que muitos personagens bíblicos tiveram que lutar, mas que pela graça de Deus conseguiram vencer. Nós também, como seres humanos iguais a eles estamos sujeitos a enfrentar esses mesmos pecados e temos que entender como essas situações funcionam, para poder lançar mão da graça de Deus e vencer as mesmas. A TERCEIRA questão que devemos analisar é:
3. Remorso — Praticamente todas as vezes quando nos aplicamos a fazer uma análise retrospectiva — examinar nosso próprio passado — não é difícil descobrirmos que em vez de assumir algo, acabamos por omitir tal fato. É nessa hora que Satanás adora vir sussurrar em nossos ouvidos uma audaciosa mentira que diz o seguinte: por termos agido daquele modo — omitindo em vez de assumir — perdemos, para sempre, uma parte substancial da nossa felicidade futura. 

Satanás capitaliza em nossa predisposição de acreditar nessa mentira. Com isso acabamos imaginando que a natureza irreversível — algo que não pode ser mudado, nem alterado — de uma decisão do passado, que agora nos parece tão tola, traz uma grande desolação para o futuro, de modo tão certo como o fez a tolice cometida no passado. Diante disso, surgem as famosas expressões: “Se apenas”; “Se tão somente”; “Se, Se, Se”.  

Essas expressões e outras semelhantes a elas, não combinam de jeito nenhum com o amor que Deus tem pelos que confiam nEle. Como nos itens anteriores, nós precisamos nos voltar para a Palavra de Deus e expor a essência da mentira, ao mesmo tempo em que superamos nossa patética inclinação em acreditar nesse engano. 

Ouçamos as sábias palavras do profeta Jeremias ditas ao rei Zedequias, quando já se podia ouvir os aríetes babilônicos rompendo as muralhas da cidade de Jerusalém, e quando toda e qualquer esperança acerca do futuro parecia se esvair junto com cada pedra que era derrubada das muralhas: 

Jeremias 38:20 

Disse Jeremias: Não te entregarão; ouve, te peço, a palavra do SENHOR, segundo a qual eu te falo; e bem te irá, e será poupada a tua vida.   

A vontade de Deus naquele instante para Zedequias era que o mesmo parasse de resistir ao ataque dos babilônios, se entregasse e entregasse a cidade para seus inimigos. Daí as palavras que acabamos de ler. Mas antes dessas palavras, Jeremias havia advertido o rei de Judá com essas outras palavras: 

Jeremias 38:18 

Mas, se não te renderes aos príncipes do rei da Babilônia, então, será entregue esta cidade nas mãos dos caldeus, e eles a queimarão, e tu não escaparás das suas mãos. 

Infelizmente Zedequias não acreditou nem na promessa nem na ameaça de Deus. O resultado? A cidade foi conquistada e destruída. Zedequias viu seus próprios filhos serem assassinados diante de seus olhos, os quais foram, em seguida, furados e ele foi levado cego e cativo para a Babilônia —

Jeremias 39:5—7

5 Mas o exército dos caldeus os perseguiu e alcançou a Zedequias nas campinas de Jericó; eles o prenderam e o fizeram subir a Ribla, na terra de Hamate, a Nabucodonosor, rei da Babilônia, que lhe pronunciou a sentença.

6 O rei da Babilônia mandou matar, em Ribla, os filhos de Zedequias à vista deste; também matou a todos os príncipes de Judá.

7 Vazou os olhos a Zedequias e o atou com duas cadeias de bronze, para o levar à Babilônia. 

No livro de Samuel, quando o povo de Israel percebe, tardiamente, a burrice que fez ao trocar o governo divino — teocracia — de suas vidas, por um rei humano — reinado — essas são as palavras que lemos:

1 Samuel 12:20—22

20 Então, disse Samuel ao povo: Não temais; tendes cometido todo este mal; no entanto, não vos desvieis de seguir o SENHOR, mas servi ao SENHOR de todo o vosso coração.

21 Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são.

22 Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.

Assim vemos que mesmo no meio de grandes burradas da nossa parte, o Senhor não nos desampara e, de fato, despreza essas coisas se tão somente dermos a Ele o lugar central em nossas vidas. É como Paulo afirma em

Romanos 8:28—39

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. 

A frase que queremos destacar aqui é que, independentemente de qualquer circunstância ou situação, EM CRISTO NÓS SOMOS SEMPRE MAIS QUE VENCEDORES!

Infortúnios, dificuldades, provações, tribulações e aflições não são “pedras de tropeços”, e sim apenas degraus que nos conduzem a um amadurecimento cada vez maior. É como uma escalada que está bem descrita em —

Romanos 5:3—5

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

4  e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

5  Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.


Um belo exemplo de como Deus é mesmo soberano sobre o todo de nossas vidas é a história de José que, apesar de ter sido vendido como escravo para o Egito veio a tornar-se por Deus em instrumento de salvação, não apenas para todos os membros de sua família, mas também para o mundo inteiro, conforme podemos ler em

Gênesis 50:20

Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.


OUTROS ARTIGOS DE PECADOS QUE PODEM DESTRUIR NOSSAS ALMAS
Estudo 001 — A FALSA CULPA

Estudo 002 — A ANSIEDADE

Estudo 003 — O REMORSO

Estudo 004 — A AMBIÇÃO

Estudo 005 — A AMARGURA

Estudo 006 — A INVEJA E O CIÚME

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 001

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 002

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 003

Estudo 007 — A IMPACIÊNCIA — PARTE 004 – FINAL

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 001

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 002

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 003

Estudo 008 — APATIA E DESÂNIMO — PARTE 004

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 001

Estudo 009 — A AUTOADULAÇÃO — PARTE 002

Estudo 010 — DESEJOS INDULGENTES OU PECAMINOSOS
Que Deus abençoe a todos. 

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775 
Desde já agradecemos a todos. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Cara Joseane,

      De nada, eu que sou grato por você dedicar tempo para ler algo que escrevi.

      Abraço fraterno,

      irmão Alex

      Excluir