sábado, 8 de agosto de 2015

ANDREW MURRAY - ESTUDO 007 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL



ESSA SÉRIE DE ARTIGOS ESTÁ BASEADA EM UM LIVRO ESCRITO POR ANDREW MURRAY CUJO TÍTULO ORIGINAL É: NOT MY WILL OU NÃO A MINHA VONTADE. ESPERAMOS E ORAMOS QUE TODOS POSSAM SER RICAMENTE ABENÇOADOS POR MEIO DESSAS MEDITAÇÕES

João 7:17

Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

Existiam muitas dúvidas e uma grande diferença de opiniões entre os judeus acerca de Jesus.

João 7:12

E havia grande murmuração a seu respeito entre as multidões. Uns diziam: Ele é bom. E outros: Não, antes, engana o povo.

Marcos 6:2

Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?

Eles não sabiam o que pensar acerca de Jesus. Muito do que Jesus falou acerca de si mesmo como Filho do Pai era exaltado demais e inacreditável. Como eles poderiam descobrir se o que Jesus falava era de fato verdadeiro? A resposta para essa pergunta e para muitas outras acerca das quais achamos difícil de acreditar está nessas palavras do próprio Senhor Jesus —

João 7:17

Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

Ao dizer isso, Jesus colocou duas verdades uma do lado da outra: a vontade de Deus, a qual devemos fazer, e os ensinamentos de Deus, os quais precisamos conhecer. Os ensinamentos que vêm de Deus são geralmente exaltados e difíceis de serem entendidos. Já a vontade de Deus expressada por meio dos seus mandamentos é algo bem mais fácil de conhecer e entender. Jesus nos diz que se um indivíduo é verdadeiro e está disposto a sacrificar sua vontade própria para fazer a vontade de Deus, tanto quanto ele entende a mesma, ele, certamente, será ensinado pelo próprio Deus como descobrir se os ensinamentos de Jesus se originam em Deus mesmo ou não. Fazer a vontade de Deus é o caminho líquido e certo para receber direção adicional de Deus. Existe um significado profundo nessa verdade que tem grande peso em nossas vidas espirituais. Vejamos o que podemos aprender disso tudo:

1. O Senhor nos ensina que nossa fé depende do nosso modo de andar. A verdadeira razão porque muitas pessoas são incapazes de acreditar é porque não estão dispostas a fazer a vontade de deus. Deixe essa verdade penetrar fundo em seu coração. Todos os que estão dispostos a fazer a vontade de Deus saberão que os ensinamentos de Jesus têm sua origem no Deus Criador. Quando o coração determina que vai fazer a vontade de Deus, a mente torna-se sensível, pronta para receber os ensinamentos dos Espírito Santo. Aceitando a vontade de Deus como minha própria vontade, eu me aproximo mais de Deus e assim Ele pode me abençoar. Nós lemos acerca de pessoas que deixaram de lado uma “boa consciência” por não se submeterem a fazer a vontade de Deus e, como consequência disso vieram a naufragar na fé.

1 Timóteo 1:19

Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.

2. Deus julga nosso caminho de acordo com nossa vontade. Deus diz o seguinte:

João 7:17
Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.

Isto é, se alguém decidir em seu coração fazer a vontade de Deus, tomou a decisão certa. Deus irá abençoar tal pessoa com luz adicional em sua caminhada. É possível que muitas pessoas ainda não fizeram grandes progressos em suas caminhadas com o Senhor, em viver de acordo com a vontade de Deus, por causa de ignorância ou fraqueza. Mas quando tal pessoa deseja, de fato, fazer a vontade de Deus, ela é abençoada —

2 Coríntios 8:12

Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem.

Portanto, nós podemos esperar receber uma bênção plena da parte de Deus, mesmo que estejamos agudamente conscientes de nossas próprias fraquezas, limitações e pecados, se nós pudermos dizer, com honestidade, o seguinte: Deus sabe que eu farei Sua vontade de todo meu coração. Mas só podemos afirmar isso, se tivermos plena certeza que deus vê nossa vontade de sacrificar tudo por amor a Ele.

3. A forma de fazermos a vontade de Deus é, em primeiro lugar, absorver a mesma para dentro das nossas vidas, tornando-a nossa própria vontade. Nossa vontade é como um vaso vazio e imprestável até que um conteúdo de valor seja derramado para dentro do mesmo. Se eu permitir que meu vaso seja enchido com a vontade de Deus, então seu conteúdo passará a ser celestial. È disso que Paulo está falando ao dizer que: temos esse tesouro em vasos de barro. Antes mesmo de ter a força para fazer a vontade de Deus, eu preciso escolher fazer a mesma, estimá-la, guardá-la em meu coração e amá-la. Todos os que agem desse modo, receberão a força necessária para fazer a vontade de Deus. O desejo nos conduz à ação e fazer a vontade de deus é algo poderoso em si mesmo.    

4. Disposição para fazer a vontade de Deus é a forma segura para se obter luz e crescimento espiritual. O Senhor Jesus Cristo, afirmou para os judeus dos seus dias o seguinte: Se alguém deseja fazer a vontade de Deus, conhecerá a natureza divina dos meus ensinamentos. Uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, iluminação de nossas mentes pelo Espírito Santo, progresso no crescimento espiritual — tudo isso depende da entrega sincera da vontade de alguém para fazer a vontade de Deus. Por outro lado, a obscuridade da fé, a fraqueza, o fracasso em crescer espiritualmente — tudo isso é causado pela falta de sinceridade em fazer a vontade de Deus verdadeiramente em todas as coisas. Existe apenas um caminho garantido para uma vida cristã vivida com poder: tornar-se um com a vontade do próprio Deus. Aprender a desejar fazer a vontade do Senhor. Sua vontade bendita, certamente, virá sobre você.

Que cada um possa examinar seu próprio coração e perguntar: Eu tenho, realmente, entendido essa preciosa verdade, que o princípio fundamental da vida cristã está na certeza de um crescimento espiritual sadio, e que tudo isso está completamente dependente da minha completa rendição para fazer a vontade de Deus? Em meu desejo de todo o coração em fazer a vontade de Deus e em todo meu empenho nisso? Se você ainda não tem entendido essa verdade, ore ao Espírito Santo para que o mesmo te faça agudamente consciente da mesma. E confie no Espírito Santo para te ajudar. Diga a Ele que você decidiu: Minha vontade é fazer a vontade de Deus em todas as coisas.

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “NOT MY WILL” — NÃO A MINHA VONTADE

Estudo 001 – A VONTADE DE DEUS — A GLÓRIA DO CÉU

Estudo 002 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA CÉU

Estudo 003 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — NOSSA UNIDADE COM O SENHOR JESUS

Estudo 004 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — QUE OS PERDIDOS SEJAM SALVOS

Estudo 005 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O ALIMENTO CELESTIAL

Estudo 006 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — SACRIFICANDO MINHA PRÓPRIA VONTADE

Estudo 007 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL

Estudo 008 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A TUA VONTADE

Estudo 009 — A VONTADE DE DEUS — SENHOR QUE QUERES QUE EU FAÇA?

Estudo 010 — A VONTADE DE DEUS — CONHECENDO E FAZENDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 011 — A VONTADE DE DEUS — SENDO UMA PESSOA DE ACORDO COM O CORAÇÃO DE DEUS

Estudo 012 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS

Estudo 013 — A VONTADE DE DEUS — PRATICANDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 014 — A VONTADE DE DEUS — A RENOVAÇÃO DA MENTE E A VONTADE DE DEUS

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis.

Traduzido do original e adaptado por Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário