quinta-feira, 9 de julho de 2015

VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ESTADO ETERNO — Estudo 4 - O SER HUMANO CRIADO POR DEUS


Detalhe da "criação do ser humano" de Michelangelo - Capela Sistina - Roma

Essa é uma série cujo propósito é estudar os conceitos bíblicos de vida, morte, estado intermediário e eternidade. No final de cada estudo você irá encontrar links para outros estudos. A Série tem o título Geral de: Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade.

O Homem como ser Criado – Parte 1

O que é o Homem? — Como ser humano —

Provérbios. 23:7

Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.

I – A Natureza Humana

O que é o homem é uma questão que tem permeado a filosofia ocidental desde os filósofos pré-socráticos até os nossos dias.

A partir do Iluminismo — Século XVIII — o homem passou a ser visto como uma máquina menor, parte de uma máquina maior, o universo Cósmico, preso dentro de um universo determinista, já que não existe nele — ser humano — nada que transcenda seu lado material.

Assim temos: tudo o que o homem pensa é determinado de forma mecânica por forças irracionais tais como fatores genéticos, secreções químicas, condições do meio ambiente e o inconsciente coletivo.

Como esta filosofia influencia o pensamento de hoje? O ser humano não tem dignidade. Isso está mais que comprovado quando pensamos nos seguintes fatores:

Guerras — Especialmente a Segunda Guerra Mundial que matou:

23 milhões de russos.

5.6 milhões de poloneses.

20 milhões de Chineses

7.5 milhões de Alemães
E muitos outros milhões de várias nacionalidades que elevam o total geral para perto de 60 milhões de seres humanos.[1]

Abortos sob demanda. Ver nosso artigo com o contador de abortos sobre demanda apenas no ano 2915 por meio desse link aqui:


Abandono de crianças nascidas com más formações congênitas.

Eutanásia e suicídios assistidos.

Manipulação genética e clonagem.

A Reação humana a tudo isto é uma corrida para o misticismo com o seguinte resultado: O Homem não é uma máquina, nem um ser como Deus, mas Deus mesmo!

B – A Resposta Cristã

Salmos 8: 3—8

3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,

4 que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?

5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.

6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:

7 ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo;

8 as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.
1. O Fundamento triplo: A Bíblia vê a vida como:

a. Sendo criada por Deus do nada, ou seja, “ex nihilo”. Fato reconhecido nas mais tradições humanas de todos os lugares.

b. A queda radical do homem no pecado. Fato reconhecido nas mais tradições humanas de todos os lugares.

c. O plano de Deus para a Redenção.

2. Assim temos:

a. O que era o homem na criação? (passado)

b. O que é o homem após a queda? (presente)

O que será o homem após a consumação da Redenção? (futuro)

II – Criação – O Portador da Imagem de Deus –

Gênesis. 1:26—28.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

A. O homem foi feito para controlar e não para ser controlado de forma mecânica e determinista pelo universo. O Homem foi criado para fazer em um nível finito aquilo que Deus faz a nível infinito.

B. A imagem de Deus no homem simplesmente indica que o homem deve refletir o Criador nas capacidades e habilidades que o separam de todo o resto da criação.

C. A nobilidade, exclusividade, o significado e o valor do ser humano podem ser resumidos em uma palavra: “DIGNIDADE”. E todas essas palavras so se sustentam por ter sido o ser humano criado à Imagem de Deus.

D. Cristo é o perfeito portador desta Imagem.

João. 14:9

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Colossenses 1:15

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.


E. Como devemos nos ver?  E daí?

Uma breve interpretação de Colossenses 1:15

Este é a imagem do Deus invisívelEssas palavras nos fazem lembrar de textos que vimos acima. Por exemplo, elas nos fazem lembrar Gênesis 1:27, que nos fala de como os seres humanos foram criados à imagem e semelhança do Deus Criador. Nessa condição os seres humanos receberam o domínio sobre todo o resto da criação. Por outro lado, é algo muito importante de ser notado que os versos do Salmos 8 citados há pouco e que descrevem o domínio dos seres humanos sobre o restante da criação, até mesmo com certos detalhes, é interpretado pelo autor da Epístola aos Hebreus como aplicado ao Messias ou Senhor Jesus —

Hebreus 2:5—9

5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;

6 antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?

7 Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos.

8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;

9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.

Mas apesar dessa referência à criação dos seres humanos à imagem de Deus e do consequente domínio estarem no pano de fundo de Colossenses 3:15, a mesma não faz plena justiça à ideia que temos afirmada aqui acerca do Filho de Deus, Jesus. O ser humano, apesar de ter sido criado à imagem de Deus não é Deus. Por outro lado, como a “imagem do Deus invisível de Deus”, Jesus, o Filho, é acima de tudo, ele mesmo, o próprio Deus. Em Cristo:

Romanos 9:5b

O Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

Colossenses 2:9

Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

E mais, é em Cristo que —

Colossenses 2:3

Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

Em segundo lugar, nós podemos afirmar que: como a imagem do Deus invisível, o filho de Deus é revelado. Nos escritos de Paulo essa identificação do Filho com o próprio Deus, o Filho sendo à imagem de Deus ou sendo manifesto ou revelado, não é novidade. A mesma verdade pode ser vista em —

2 Coríntios 4:4

Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Filipenses 2:6

Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus.

Além disso, as ideias em Colossenses são as mesmas que encontramos em —

Hebreus 1:3

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.  

E o apóstolo João expressa essa mesma verdade usando outros termos —

João 1:1, 18

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

E mais ainda pode ser visto em —

João 10:30, 38

30 Eu e o Pai somos um.

38 Mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.

Apocalipse 3:14

Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.

É no Filho Jesus Cristo, que o Deus invisível tornou-se visível de tal modo que todos nos podemos ver no tempo e na eternidade aquele que é invisível:

1 Timóteo 1:17

Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 6:16

O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

Assim temos que: se o Filho é a própria imagem do Deus invisível, e se esse Deus invisível é de eternidade a eternidade, segue-se que o Filho, também precisa ser a imagem de Deus eternamente. No que diz respeito à divindade do Filho, a mesma não pode pertencer à categoria do tempo e do espaço. Ele não pode ser uma mera criatura, mas encontra-se completamente separados dos seres humanos e até mesmo de qualquer outra criatura. É isso que o apóstolo Paulo quer dizer ao afirmar —

O primogênito de toda a criaçãoJesus, o Senhor, estava no princípio junto com Pai participando de todo o processo Criador —

João 1:2—3

2  Ele estava no princípio com Deus.

3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Para que não tenhamos nenhuma dúvida do que Paulo está afirmando aqui, vejamos o que ele diz em —

Colossenses 1:16

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Para terminar é importante destacarmos que essa passagem não é entendida de forma apropriada por muitos evangélicos, inclusive por pregadores midiáticos como o patético Valdemiro Santiago que faz a seguinte afirmação acerca de Jesus:

Muita gente pela tradição da religião, não entende a historia de Jesus. Alguns falam de natal, mas ninguém sabe o dia exato em que Jesus Cristo nasceu. Segundo que Jesus já existia muito antes de tudo. Ele é a imagem do Deus invisível, a encarnação do verbo. Mas ele não é sempiterno, é eterno. O pai que é Deus é sempiterno, aquele que antes dele nunca existiu como ele, nem existirá depois dele, sempre existiu e sempre existirá. A primeira obra dele foi Jesus Cristo, não a partir de Maria, que foi obra do Espirito Santo para ser feito carne, antes ele já existia. “Façamos” é no plural, porque Jesus estava com Ele e a palavra que lemos confirma.[2]

Sendo esse o jesus que Valdomiro Santiago prega, nós podemos afirmar com toda certeza, que esse não é o Jesus da Bíblia e que o jesus de Valdomiro é incapaz de salvar quem quer que seja.

CONTINUA...


OUTROS ARTIGOS ACERCA DE VIDA, MORTE, ESTADO INTERMEDIÁRIO E ETERNIDADE
Estudo 001 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Introdução à Hermenêutica ou Interpretação das Escrituras Sagradas
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/04/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 002 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Introdução à Hermenêutica ou Interpretação das Escrituras Sagradas — Parte 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 003 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Introdução à Hermenêutica ou Interpretação das Escrituras Sagradas — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/06/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 004 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — O Ser Humano Como Criatura de Deus — Parte 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/07/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 005 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — O Ser Humano Como Criatura de Deus — Parte 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/08/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 006 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — O Ser Humano Como Criatura de Deus — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/09/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 007 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Unidade e Diversidade nos Seres Humanos 
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/essa-e-uma-serie-cujoproposito-e.html
Estudo 008 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Antigo Testamento — Parte 001
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/12/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 009 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Antigo Testamento — Parte 002
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/02/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 010 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Antigo Testamento — Parte 003
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/04/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 011 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 001 — ψυχή  Psiché
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/06/essa-e-uma-serie-cujoproposito-e.html
Estudo 012 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 002 — πνεῦμα — pneûma — espírito, καρδίᾳ — Kardía — Coração, διανοίᾳ — dianoíaφρόνημα — frónemaνοήμα — noémaνοῦς  nous — Mente.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 013 — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Termos Usados no Novo Testamento — Parte 003 — ἔσω ἄνθρωπον — éso ánthropon = homem interior; νεφρόι — Nefroi = rins
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/11/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Estudo 014 A — Vida, Morte, Estado Intermediário e Eternidade — Conclusão: A Crença na Imortalidade como algo Universal.
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/vida-morte-estado-intermediario-e.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 



[1] Sommerville, Donald. The Complete Illustrated History of World War Two: An Authoritative Account of the Deadliest Conflict in Human History with Analysis of Decisive Encounters and Landmark Engagements. Lorenz Books,  Leicester, 2008.

[2] Artigo escrito pelo falso apóstolo Valdemiro Santiago e de posse do autor do blog “O Grande Diálogo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário