quinta-feira, 2 de julho de 2015

ANDREW MURRAY - ESTUDO 006 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — SACRIFICANDO MINHA PRÓPRIA VONTADE



ESSA SÉRIE DE ARTIGOS ESTÁ BASEADA EM UM LIVRO ESCRITO POR ANDREW MURRAY CUJO TÍTULO ORIGINAL É: NOT MY WILL OU NÃO A MINHA VONTADE. ESPERAMOS E ORAMOS QUE TODOS POSSAM SER RICAMENTE ABENÇOADOS POR MEIO DESSAS MEDITAÇÕES

João 5:30 e João 6:38

30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

Será que Jesus tinha Sua própria vontade? Uma vontade diferente daquela do Pai e que, por isso, ele podia dizer: não para fazer a minha própria vontade? Ele tinha uma vontade que precisava ser negada? Absolutamente sim

A coroa da Criação era exatamente esta: que os seres humanos foram dotados de individualidade, personalidade e de uma vontade própria, que governam suas decisões e escolhas, como acham que deve ser. Ter desejos, anseios e uma vontade própria não eram algo pecaminoso. Sem essas características o ser humano nãos seria um ser racional. Os seres humanos tinham uma vontade pela qual poderiam decidir se desejariam viver ou não de acordo com a vontade de Deus. O pecado entrou na raça humana apenas quando essa decidiu fazer sua própria vontade, indo contra a vontade de Deus. E, como ser humano igual a nós em todas as coisas, o Senhor Jesus também tinha sua própria vontade — Ele podia escolher quando comer, por exemplo, ou agir de modo a evitar o sofrimento. Sua obediência perfeita consistia em Sua completa submissão em fazer a vontade de Seu Pai: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

Foi por esse motivo que Jesus tornou-se humano e tornando-se humano, Ele foi capaz de trazer a redenção para toda a raça caída.

A decisão dos seres humanos de fazerem suas próprias vontades, de modo contrário a vontade de Deus é a verdadeira raiz de todo o pecado. O Senhor Jesus veio para nos libertar de fazer nossa própria vontade. Ele, o Criador, tornou-se uma criatura, para nos ensinar o quão necessário e quão abençoado é sacrificar nossa própria vontade para fazermos a vontade de Deus. Jesus demonstrou para nós a absoluta harmonia com a vontade de Deus e uma vida de completa submissão ao Pai a caminho da glória eterna. De fato, a Sua submissão da Sua vontade para fazer a vontade de Seu Pai é a verdadeira essência de Sua obra redentora. Foi isso que deu significado tanto para Sua morte, quanto Sua expiação. E é nisso que reside o segredo daquilo que Ele representa para nós. É o que Ele deseja produzir em nossas vidas por meio da ação do Seu Espírito: não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. Jesus não apenas estabeleceu um exemplo para nós por meio de Sua vida e morte, mas agora que Ele está no céu, essa continua sendo Sua vontade para cada um dos Seus redimidos.

Caro leitor, esse é o Cristo que você encontrou e conhece? O Cristo que você ama? O Cristo que tem um mesmo motto tanto para si quanto para aqueles que Ele ama? Fazer a vontade de Deus em tudo e em todas as coisas? Você tem certeza que não está enganado no que diz respeito ao teu relacionamento com Jesus? Muitos pensam que podem confiar em Cristo e continuarem a viver suas vidas satisfazendo seus próprios desejos. Essas são pessoas que nunca disseram: “Senhor Deus, eu irei viver para Ti, por meio do Teu Filho Jesus e como verdadeiro filho Teu. E, como o próprio Senhor Jesus, eu gostaria de dizer que: nunca, mesmo na menor coisa que seja, eu desejo fazer minha própria vontade; seja nas coisas grandes ou pequenas o meu desejo será sempre dizer: a vontade de Deus é o que eu desejo fazer. Eu não nasci de novo para fazer minha própria vontade e sim para fazer a vontade dAquele que me salvou.   

Talvez você ouça alguém dizer: “Mas Deus deu ao homem uma vontade, e é óbvio que o ser humano pode fazer escolhas. Pedir para que esse ser humano abra mão de sua vontade é humilhá-lo, é privá-lo de sua independência e sua personalidade. Mas será que Cristo e até mesmo Paulo perderam suas personalidades? A verdade é que nós nos esquecemos quem Deus É e quanto Ele significa para nós. Será que uma criança perde sua personalidade ao submeter sua vontade para fazer a vontade de um pai amoroso? É claro que não! Ao submeter sua vontade à vontade de seu pai, a criança aprende como controlar sua própria vontade, a dominá-la e a usá-la de modo apropriado. Também não se trata de uma perda, mas de um grande ganho para qualquer pessoa submeter sua vontade à vontade do Deus Todo Poderoso. Trata-se da própria glória de Deus trabalhar para nosso próprio bem em todas as coisas. E é a glória do ser humano servir a Deus em todas as coisas, conhecer Sua vontade e obedecê-la em todas as coisas. Eu espero que você possa enxergar que é, exatamente isso, o significado do ser humano ter sido criado à imagem e semelhança de Deus — entregando-se de uma maneira tão completa a Deus, de tal forma que o Senhor pode cumprir Sua própria vontade na Sua criatura. Não pode existir nenhuma honra maior, nem satisfação maior do que fazer a vontade de Deus.   

Cristo veio para nos revelar essa verdade por meio de sua própria vida e exemplo. Ele veio para nos libertar da escravidão representada pela nossa própria vontade, por meio de Sua morte e também para implantar, em cada um de nós, um poderoso desejo de fazermos a vontade de Deus enviando Seu Espírito Santo do céu para nos ensinar a ter a “mente de Cristo”.

1 Coríntios 2:16

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Caro leitor, é esse o Cristo que você conhece? É esse Cristo que habita em teu coração? O Cristo que te ensina a dizer: Nunca, em nenhuma circunstância e em nada eu irei buscar fazer minha própria vontade, mas em todas as coisas buscarei fazer a vontade do meu Pai celestial. Diga isso para Deus. Diga a Ele como você deseja aprender essas realidades dEle mesmo. Aproxime-se do Senhor, confiando completamente nEle e tendo a coragem de afirmar: “Em nada eu buscarei fazer minha própria vontade; mas em todas as coisas eu farei a vontade de Deus”. Todos os que puderem afirmar isso com sinceridade, certamente serão ensinados pelo próprio Senhor.

OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “NOT MY WILL” — NÃO A MINHA VONTADE

Estudo 001 – A VONTADE DE DEUS — A GLÓRIA DO CÉU

Estudo 002 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA CÉU

Estudo 003 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — NOSSA UNIDADE COM O SENHOR JESUS

Estudo 004 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — QUE OS PERDIDOS SEJAM SALVOS

Estudo 005 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O ALIMENTO CELESTIAL

Estudo 006 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — SACRIFICANDO MINHA PRÓPRIA VONTADE

Estudo 007 – FAZENDO A VONTADE DE DEUS — O CAMINHO PARA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL

Estudo 008 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A TUA VONTADE

Estudo 009 — A VONTADE DE DEUS — SENHOR QUE QUERES QUE EU FAÇA?

Estudo 010 — A VONTADE DE DEUS — CONHECENDO E FAZENDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 011 — A VONTADE DE DEUS — SENDO UMA PESSOA DE ACORDO COM O CORAÇÃO DE DEUS

Estudo 012 — A VONTADE DE DEUS — SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS

Estudo 013 — A VONTADE DE DEUS — PRATICANDO A VONTADE DE DEUS

Estudo 014 — A VONTADE DE DEUS — A RENOVAÇÃO DA MENTE E A VONTADE DE DEUS

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis.

Traduzido do original e adaptado por Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário