terça-feira, 23 de junho de 2015

JOÃO 17:17-19 - ESTUDO 007 - PARTE 001 - O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO POR AQUELES QUE SÃO SEUS - PARTE 003



Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  

Introdução

A. À medida que vamos lendo esse capítulo da Bíblia percebemos o quanto o Senhor Jesus conhecia nossas necessidades mais importantes. Ele menciona cada uma delas!

B. Não podemos ignorar como essa oração é um testemunho do que significa, para Jesus, nos amar. Nesta oração Ele nos reconhece como indivíduos, nos enquadra perfeitamente no Seu plano agindo a nosso favor. Jesus ilustra de maneira clara o que é amar ao próximo.

C. No estudos # 010 e 010A nós vimos que o Senhor Jesus pediu ao Pai que nós fôssemos guardados pelo poder de Deus, preservados do poder do mundo e do maligno. Pediu também para que tivéssemos Sua alegria em nós. Agora vamos considerar Seus três últimos pedidos.

I. O Senhor Jesus ora para que o crente seja santificado.

João 17:17, 19

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.

A. O que Jesus disse: “Santifica-os...”

1. O Significado da palavra “santifica-os”

O significado básico dessa palavra é separado. No aspecto negativo o crente deve ser separado do pecado. No aspecto positivo o crente deve ser separado para Deus.

Uma boa ilustração desta verdade pode ser encontrada na consagração do tabernáculo como descrita em —

Hebreus 9:1—3

1 Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de serviço sagrado e o seu santuário terrestre.

2 Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar;

3 por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos,

O tabernáculo era um lugar separado para o serviço de Deus.

2. O significado desta palavra na experiência do crente.

No novo nascimento o crente é conduzido a uma santidade posicional. Isto é uma representação de um relacionamento legal ou uma figura jurídica. Porque nós pertencemos ao Senhor Jesus nós temos sido, no aspecto negativo, separados do pecado e da consequente morte que ele produz e, positivamente, somos unidos ao Senhor Jesus na Sua obra redentora. Ver os versos a seguir:

Efésios 1:4

Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.

Hebreus 10:10, 14

Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

É da maior importância entendermos que esta faceta da nossa santificação ocorre exatamente no momento da nossa salvação. Não tem nenhuma relação com nosso dia a dia e nossas emoções. Nós pertencemos a Deus, e não ao mundo, simplesmente porque nós temos sido trazidos ao arrependimento e á fé por meio da ação do Espírito Santo.

Na sua vida diária o crente deve experimentar um crescimento constante no que vamos chamar de “santidade prática”. As faces negativa e positiva deste processo são claramente manifestadas em nossas experiências. Através da comunhão com o Espírito Santo nós aprendemos a fazer escolhas baseadas em fé, amor e esperança dizendo não para o pecado e sim para Deus. Isto é o que a Bíblia ensina como sendo obediência. Ver os versos a seguir:

Romanos 6:17—18, 22

Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.

1 Coríntios 7:1

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.

1 Pedro 1:14—16

Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

A importância da santidade prática não pode ser menor do que esmagadora! Nós precisamos aprender a obedecer a Deus, através da Sua palavra, tomando as decisões certas na nossa vida diária.

3. Quando o Senhor Jesus orou pela nossa santificação ele estava orando pela nossa santificação prática. É da vontade de Deus a nossa santificação —

1 Tessalonicenses 4:3

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição.

e que sejamos desarraigados deste mundo perverso —

Gálatas 1:4

O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai

Porque Jesus orou por nós dessa maneira, e deixou Sua oração escrita na Bíblia, e porque Ele fez uma grande provisão para nós através da Sua morte e ressurreição, nossa responsabilidade é enorme.

B. Duas provisões oriundas desta oração de Jesus.

1. A provisão que encontramos no Senhor Jesus e na Sua obra redentora.

João 17:19

E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.

A menção à santificação neste versículo tem a ver com o ofício de Jesus como sacerdote e não alguma necessidade que ele tinha de santificação. Quando ele diz “eu me santifico” ele está dizendo eu me separo ou me consagro, para realizar a obra de redenção. Ver os versos a seguir:

Hebreus 2:10 e 5:9—10

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Tudo isto aponta para a grande verdade de que o Senhor Jesus é nossa santificação —

1 Coríntios 1:30

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,

mediante sua obra redentora que inclui Sua morte e Sua ressurreição. Ver Romanos 6 para maiores detalhes e implicações desta verdade.

Na sua crucificação Jesus tornou possível ao crente viver praticamente livre do pecado.

Romanos 6:6

Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.

Gálatas 2:20

Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Gálatas 6:1

Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

Na sua ressurreição Jesus tornou possível ao crente viver em novidade de vida, de viver em santidade.

Romanos 6:4

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

É da maior importância que entendamos que nós estávamos envolvidos, por identificação, com a obra redentora de Jesus. Ele nos representou de tal maneira que nós morremos, fomos sepultados e fomos ressuscitados porque estávamos nEle. Para que possamos viver esse tipo de vida, em santidade, nós precisamos estar dispostos, no nosso dia a dia, a abrir mão do nosso egoísmo, e vivermos com o Senhor Jesus entronizado em nossas vidas. Até que tomemos esta decisão e a levemos a sério nós não conseguiremos experimentar a liberdade e a capacitação que ele tem para nós.

2. A provisão que Deus faz: a verdade – a palavra de Deus.

João 17:17, 19

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.

Deus, em Sua bondade infinita, tem nos dado Sua palavra, através da qual nós podemos ser santificados, pois nela encontramos a “planta” ou “modelo” de como nós devemos viver e de como nos devemos servi-Lo. Quando nós decidimos escolher, mediante o amor, a fé e a esperança, obedecer a Sua palavra, isto abre a porta para que Deus possa nos santificar e trazer todo tipo de coisas boas — para a nossa santificação — para dentro das nossas vidas. Ver os versos a seguir:

Romanos 6:18

E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

1 Pedro 1:22

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente.

João 8:31—32

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A chave da vida cristã bem sucedida está diante de nós — obediência a Deus, mediante a obediência da Sua palavra. Esse é um princípio muito simples. É fácil de entender. As dificuldades surgem quando temos que tomar as decisões para por em prática os ensinos das Escrituras Sagradas. Nós temos que estar dispostos a confessar nossas encrencas, amarguras, inconsistências, mentiras, enganos, pretensão, sensualidade, egoísmo, falta de fé, egotismo, preguiça, mundanismo e acima de tudo nossa miserável falha em orar e ler a Bíblia todos os dias.

CONTINUA...

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001— 

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário