quinta-feira, 23 de abril de 2015

JOÃO 17:9-12 - ESTUDO 006 - O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO POR AQUELES QUE SÃO SEUS — PARTE 1


Representação de Jesus e os discípulos no cenáculo ocasião em que ele proferiu sua "Oração Sacerdotal" a favor de todos os crentes.

Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  


Introdução

   AO conteúdo desta oração é muito singular. Note que o Senhor Jesus não ora por aquelas coisas que estão no alto das nossas listas de prioridades: bem-estar, saúde, honra – mas, por realidades espirituais. Através da sua oração nós somos permanentemente lembrados das coisas que devem ser importantes para nós.

BNós podemos aprender grandes lições quando contemplamos o tema e o raciocínio de Jesus neste capítulo. O Senhor Jesus está orando por aquelas coisas que têm sido prometidas aos crentes na Bíblia e que se tornam realizáveis por intermédio do Seu sacrifício na Cruz.

1. O Senhor Jesus fará uma provisão para cada um de nós, possibilitando com isto, a aplicação da sua oração a nosso favor.

2. O Senhor Jesus nos mostra como ele “ora” a palavra de Deus — Suas promessas — de maneira a torná-las realidades em nossas vidas.

3. Esses pedidos, talvez, sejam parte do padrão da intercessão que o Filho faz a nosso favor, mesmo nos dias de hoje.

C – Os dois pontos acima — A e B — nos conduzem a um terceiro, que é um dos mais importantes das Escrituras. Esse terceiro ponto tem a ver com a relação que existe entre a crucificação e morte, a ressurreição e as orações de Jesus. São as orações do Filho que transformam em realidade na vida dos crentes, o poder de Sua obra completada. Esta é a explicação de —

Hebreus 7:25

Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

I – O Senhor Jesus ora para que o crente seja guardado.

João 17:11—12

Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 

A. A razão para Sua oração.

1. A razão geral. 

a. Os discípulos certamente pressentiam que Judas Iscariotes não era um coração e alma com eles. O Senhor Jesus havia predito que um deles o trairia e indicou claramente o traidor como sendo Judas — ver João 13:18—26. Eles iriam se preocupar cada vez mais com esse fato no futuro próximo. Talvez eles estivessem se perguntando se um verdadeiro crente pode se perder — perdido no sentido de separado de Deus por toda a eternidade. O Senhor Jesus ora para que os discípulos se sintam seguros independentemente do iria acontecer a Judas. 

b. O segundo motivo pelo qual Jesus faz essa oração é para deixar bem claro que ele não havia sido enganado por Judas. 

c. O terceiro motivo era Seu amor compassivo pelos seus discípulos — 

João 13:1

Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

Jesus procurou destacar a fonte da segurança dos discípulos. Ele fez questão que os discípulos ouvissem Sua oração para que pudessem compreender a amplidão da segurança oferecida.

2. A razão particular.

a. O Senhor Jesus estava deixando aqueles que acreditavam nEle e estava voltando para o Pai.

b. Os crentes habitavam em meio a uma cultura mundana e pecaminosa que certamente lhes traria inúmeras dificuldades e muitas tentações. O deus deste século — Satanás — odiava o Senhor Jesus e certamente passaria a odiar todos aqueles que Lhe pertencem.
b. Era necessário, portanto, que esses crentes, fossem guardados. O Senhor entendia a situação deles bem melhor que eles mesmos. Por este motivo, ele faz esta provisão e ora por eles.

3. O “sujeito” da Sua oração “...aos homens que me deste do mundo...”

a. O Filho ora por aqueles que o Pai havia Lhe dado. Apesar de ele estar orando, naquele momento específico, pelos Seus discípulos, nós sabemos que a provisão e o valor dessa oração se aplica igualmente a todos nós hoje e a todos os santos através de todas as eras. 

b. Sua oração nos lembra da natureza prática da provisão feita em nosso benefício. Seremos guardados pelo nosso Pai celestial. 

4. O coração da Sua oração “...guarda-os em teu nome...”

a. O “guardar” que faz parte da oração do Senhor Jesus, neste contexto, diz respeito à salvação. A expressão “que me deste” indicando que fomos “entregues” pelo Pai ao Salvador e a menção a Judas apontam nesta direção. Outras passagens do evangelho de João deixam isto mais evidente: 

João 6:39

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

João 10:28—29

Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

João 18:9

Para se cumprir a palavra que dissera: Não perdi nenhum dos que me deste.

b. O Senhor Jesus está orando por aquilo que tem sido prometido para cada crente nas escrituras e que Ele tornou possível por meio do seu trabalho redentor.

Efésios 3:20—21

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!


Filipenses 1:6

Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.


Hebreus 13:5—6

5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

1 Pedro 1:5

Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

1 Pedro 5:10

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

Judas 1

Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo.

Judas 24

Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória.


5. A ilustração encontrada na oração de Jesus – “...um, como nós somos um.”

a. O Senhor Jesus ora para que os crentes sejam um, “...assim como nós — Jesus e o Pai — somos um”. Jesus usa a unidade da tri-unidade como o modelo da unidade que deve existir na igreja. Jesus não está orando para que os crentes sejam unidos em uma mesma essência com Deus. Ele está orando para que os crentes sejam mantidos como membros daquele grupo ao qual os benefícios da salvação em Jesus foram aplicados.

b. O contexto pode nos ajudar a compreender melhor a intenção de Jesus. Neste contexto existem duas forças do mal em ação: o mundo e o mal — versos 11 e 15. A referência a Judas é bastante apropriada neste contexto já que ele foi vencido tanto pelo mundo quanto pelo mal. Judas escolheu viver de acordo com o padrão do mundo — centrado no egoísmo ele queria usar Jesus para seus próprios fins — e como resultado colheu ser controlado pelo deus deste século —

João 13:27

E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.

6. O recurso contido na oração de Jesus – “...guarda-os em Teu nome”.

a. A referência feita pelo Salvador ao nome do Pai indica a potencialidade divina que é usada para guardar o crente em um relacionamento correto com Deus. O “nome de Deus” é usado através da Bíblia para representar aquilo que Deus é. O nome de Deus é uma referência a Seu infinito poder e amor, e infinita sabedoria, santidade e onipresença.

b. Esta verdade nos alcança de modo completo e devemos  submergir completamente nela. Pense: Deus não somente prometeu nos guardar, o Senhor Jesus não somente morreu e ressuscitou para prover o “poder” para nos guardar, o Senhor Jesus não está somente orando por nós continuamente para que assim seja, mas Deus o Pai se coloca como garantidor das promessas feitas ao Filho e a nós — de que Ele — o Pai — vai usar tudo o que for necessário dos Seus infinitos recursos para fazer as coisas acontecerem.

CONTINUA....
OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001— 

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário