quarta-feira, 8 de abril de 2015

ENCONTROS DE PODER — 030 — UMA EXEGESE DE COLOSSENSES 1:16 — PARTE 1 - TUDO FOI CRIADO POR E PARA JESUS


TUDO FOI CRIADO POR CRISTO E PARA ELE.

Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

COLOSSENSES 1:16

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Esse verso nos mostra que existem vários outros fatores que podem ser elencados juntamente com a cruz de Cristo e a obra redentora realizada sobre a mesma. Vejamos todo o parágrafo onde Colossenses 1:16 está inserido:

COLOSSENSES 1:15—20

15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,

19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude

20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Aquilo que Romanos 8:38—39 apenas descortinou é tornado explícito na passagem de Colossenses conforme podemos ver ao comparar as duas passagens:

Romanos 8:38—39

38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,

39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Os poderes, apesar de toda idolatria que recebem e de toda rebelião e hostilidade que manifestam contra Deus, foram criado por meio de e para o próprio Senhor Jesus Cristo. As funções que são atribuídas à Sabedoria no livro de Provérbios em seu capítulo 8 são atribuídas aqui ao Cristo preexistente, mas duma forma inesperada, pois não foi apenas o universo físico que foi criado por meio de Cristo, mas também todos os chamados “poderes”. Esses só existem por causa de Jesus, eles são sustentados, mesmo em sua mais abjeta traição pelo próprio Senhor Jesus. O motivo porque esses poderes existem é para cumprir o propósito que Deus especificou para os mesmos na Criação, à medida que toda a Criação se concentra ao redor do Senhor Jesus.

Mas se tais poderes foram criados pelo próprio Deus por meio de e para Cristo, então os mesmos não podem ser completamente demonizados. Não importa quão mal ou perverso seja um império, um monarca, um sacerdócio, um magistrado local o até o próprio Satanás, nenhum deles pode ser plenamente acusado dum maniqueísmo dualista. Todos eles, independentemente deles mesmos, encontram-se inseparavelmente presos ao princípio soberano de racionalidade e coesão que controla todo o universo:

17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

Como um câncer que depende de seu hospedeiro para se alimentar e se desenvolver, assim também os poderes têm suas forças destruidoras dependentes do todo do Universo Criado. Por mais que tentem se estabelecer como entidades completamente autônomas com o objetivo de produzir qualquer benefício próprio, os Poderes precisam, eventualmente, encarar o Poder dos Poderes!

Chega quase a ser inacreditável que durante os séculos da história da Cristandade estejamos sempre diante de certas “reivindicações” que os poderes que foram criados por meio e para o Senhor Jesus, tenham sua verdadeira condição pervertida numa espécie de justificação do seu próprio status quo, numa verdadeira racionalização de que cada mal existente serve para legitimar qualquer tipo de regime corrupto. Talvez conseguíssemos nos livrar desse verdadeiro travesti se concebêssemos os poderes, como relacionado a Cristo, da mesma forma que concebermos como a humanidade está relacionada com a ecologia. Nós podemos explorar, destruir, envenenar e quebrar todos os equilíbrios possíveis do sistema ecológico ao nosso redor, que mesmo assim, apesar de estarmos destruindo o próprio ninho, nós continuamos a ser sustentados pelo nutrientes da vida e pela energia ecos-sistemas ainda são capazes de produzidos. Mas não podemos zombar da ecologia. Existe um ponto de irreversibilidade quando todo o veneno que derramamos torna-se nossa própria bebida. Nessa hora nos encontramos debaixo do juízo do eco-sistema.

O texto com o qual iniciamos nosso estudo torna-se a própria base para o julgamento profético dos “Poderes”. O propósito porque os mesmos foram criados é claro: eles foram criados para Cristo. O papel dos mesmos é cumprir o propósito para o qual foram criados. Qualquer desvio desse alvo, viola o propósito porque foram criados, e torna-se o objetivo da Igreja de Jesus, chamar tais poderes de volta às ruas origens:

Efésios 1:30

Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,

Colossenses 1:18

18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,

Esse chamado é facilitado pelo fato de que, como os humanos, os “poderes” também foram criados por um Deus bondoso e moroso.

CONTINUA....

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário