segunda-feira, 2 de março de 2015

TIAGO 5:16 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034 — ORAI UNS PELOS OUTROS



Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

VIVENDO A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS


Introdução.

A. Esta é a última mensagem acerca dos mandamentos de reciprocidade. Essa série de mensagens representou uma longa travessia, muitas vezes bastante adversa, mas que nos ensinou e nos fez lembrar, repetidas vezes, que a vida cristã é uma vida de relacionamentos com Deus e uns com os outros. 
B. Foi através dessa série que nós aprendemos que somos todos importantes, com igual importância, uns para os outros. Que estamos juntos aqui nessa congregação, porque essa é a vontade de Deus para nós e que precisamos, desesperadamente, uns dos outros. 
C. Além do mais, nós aprendemos que os cuidados mútuos que as Escrituras Sagradas nos ensinam, são realmente revolucionários e fazem com que nossa fé cristã seja completamente distinta de tudo o que chamamos ou podemos chamar de religião. 
1. Religião é constituída de obrigações o que, de modo geral, acaba degenerando na mais violenta escravidão. Isso faz com que as pessoas envolvidas em práticas religiosas se sintam presas a uma série de obrigações que precisam ser cumpridas. 
2. Já nossa fé cristã está pautada em relacionamentos governados não pela obrigação e sim pelo amor. Como cristãos verdadeiros, nós não fazemos nada por obrigação. Fazemos tudo por amor. E, quando não agimos assim, seja por comissão ou omissão, nós sabemos que estamos pecando. 
D. Diante de tudo isso nós temos que reconhecer que um dos elementos mais essenciais da vida cristã é a oração. 
E. Como crentes no Senhor Jesus nós temos tanto o privilégio quanto a responsabilidade de: 
1. Louvar a Deus mediante o uso de palavras. 
2. Agradecer a Deus por Sua fidelidade passada. 
3. Pedir a Deus direção, proteção e provisão. 
F. Mas como cristãos, nós não podemos confinar nossas orações a nossos próprios interesses. A Bíblia diz que nós somos parte de um sacerdócio real — 
1 Pedro 2:9 
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 
Isso quer dizer que, parte da nossa função no Corpo de Cristo é oferecer intercessão — via oração — a favor uns dos outros e por todas as outras pessoas também. 
G. Como cristãos somos chamados a orar uns pelos outros com a mesma intensidade e interesse com que oramos por nós mesmos, porque somos membros uns dos outros — 
Romanos 12:5 
Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. 
H. Como tal, a oração é fundamental para o bem estar da Igreja como um todo, bem como para cada membro individualmente. Por todos esses motivos a Bíblia nos ensina que devemos...    
ORAR UNS PELOS OUTROS

Introdução 
A. Nosso verso tema — Tiago 5:16 — nos ensina a necessidade que temos de orar uns pelos outros dentro do contexto da confissão mútua de pecados, e será considerada por nós, dentro desse próprio contexto. 
B. Por outro lado, existem outros mandamentos na Bíblia que nos instruem com respeito à necessidade que temos de orar uns pelos outros acerca das mais diversas necessidades — 
Efésios 6:18 
Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. 
Colossenses 4:2 
Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. 
1 Tessalonicenses 5:25. 
Irmãos, orai por nós. 
Esse aspecto também será considerado nessa mensagem. 
I. O Mandamento. 
Tiago 5:16
Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 
II. Definição do Termo: 
εὔχομαι eúchomai — Orar a Deus. Falar com Deus sem empolação, sem pompa e sem circunstância. Bater papo com Deus. 
Orar uns pelos outros é o mesmo que falar com Deus acerca dos pecados, necessidades ou cuidados de outros cristãos, pedindo que o Senhor aja a favor deles de tal maneira que a vontade do próprio Deus seja realizada na vida deles. 
III. Exemplos Bíblicos 
Atos 12:5 
Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. 
2 Coríntios 1:9—11 
Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos; o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos, ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos.
Colossenses 4:12 
Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. 
IV. Situações que Exigem que Orações Sejam Feitas. 
A. Em Tiago 5:16 a oração está diretamente relacionada à confissão mútua de pecados. Quando alguém confessa seus pecados é necessário que façamos orações urgentes para que o mesmo seja restaurado tanto em sua espiritualidade, quanto no que diz respeito à comunhão com os outros cristãos. 
B. Tiago 5:16 também infere que devemos orar para o restabelecimento físico dos outros. Muitos dos males que nos acometem são fruto de nossas práticas pecaminosas: egoísmo, maldade em nossos corações, hipocrisia e duplo padrão de comportamento são alguns dos pecados que tornam nossa vida miserável. Muitas enfermidade físicas que afligem as pessoas em geral e até mesmo os crentes em particular são reflexos dessas doenças da alma. 
C. O mandamento geral que nos ensina a orar uns pelos outros requer que apresentemos diante de Deus as necessidades particulares de indivíduos ou de igrejas para a Sua consideração. Temos que orar... 
1. Para pessoas que estão enfrentando problemas e dificuldades — 
Atos 12:5 — ver citação acima. 
2. Para que o ministério seja efetivo e frutífero — 
Efésios 6:18—19 
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 
19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho. 
3. Para Deus nos mostrar Sua vontade e direção — 
Colossenses 1:9 
Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. 
4. Para que outros manifestem aspectos de vida que sejam semelhantes aos do próprio Senhor Jesus — 
Colossenses 4:12 
Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. 
5. Para que a haja alívio para algum fardo particular que algum cristão esteja carregando. 
V. Implicações Contidas Neste Mandamento. 
O mandamento que nos ensina a orar uns pelos outros, possui as seguintes implicações. 
A. Como crentes precisamos reconhecer nossa necessidade de orar uns pelos outros. 
B. Crentes estão obrigados a orar uns pelos, especialmente quando alguém, reconhecendo uma necessidade, pede orações. 
C. Precisamos deixar as pessoas saberem que estamos orando por elas, pois isso encoraja as pessoas a confiar em Deus. A confiar que Deus ira intervir em suas vidas. 
D. As orações que fazemos precisam ser específicas, tanto quanto possível, com atenção sendo dada a cada detalhe particular. 
E. Nossas orações devem ser feitas em fé, com a confiança de que Deus irá honrar nossa obediência ao mandamento que Ele mesmo nos deus de orar uns pelos outros. Deus tem prometido cuidar de nós e ele ouve e responde às nossas orações. 
F. Orar uns pelos outros, como serviço cristão, requer tanto tempo quanto esforço. Apesar de ser, muitas vezes silencioso e secreto, o ato de orar uns pelos outros é, provavelmente, o mais valioso serviço que podemos prestar uns aos outros.
Conclusão:

A. A oração é fundamental para a vida cristã. Nós oramos...

1. Porque o Senhor Jesus nos disse que devemos orar: “Portanto vós orareis assim...” – ver Mateus 6:9.

2. Nós oramos porque Deus ouve nossas orações.

3. Jesus contou uma parábola aos discípulos “sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” – ver Lucas 18:1—8.

4. Jesus termina a parábola acima com as seguintes palavras: “Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Ou seja: será que alguém ainda estará orando quando Jesus voltar? A resposta depende de você e de mim!   

B. Na questão que trata da oração a nosso favor, quanto à provisão para a vida, existe muita confusão nos dias de hoje.

1. Muitos pastores e igrejas, denominações inteiras até, ensinam que Deus, sendo o dono de toda a riqueza, não deseja que seus filhos não apenas não passem por nenhum tipo de necessidade, mas que sejam ricos até. É um canto de sereia que tem atraído a muitos.

2. Mas o genuíno ensinamento Bíblico não tem nada a ver com estas coisas.

a. Em primeiro lugar Jesus deixou bem claro que é impossível servir – agradar – Deus e as riquezas —

Mateus 6:24

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

b. Então, quanta riqueza é o bastante? Quando é que devemos estar satisfeitos? Veja o que o apóstolo Paulo diz:

1 Timóteo 6:7—10

Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores –.

C. Quando compartilhamos nossas necessidades uns com os outros e pedimos e fazemos orações uns pelos outros, nosso senso de dependência de Deus é ampliado.

D. Abrir o coração e pedir orações é um ato de honestidade e coragem da nossa parte que fortalece outros com a certeza de que pertencem a uma comunidade amorosa onde uns cuidam dos outros. 

E. Que o Deus que nos ordena orar sem nunca esmorecer, nos sustente, Ele mesmo, para que possamos desempenhar bem este serviço. Amém

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário