sexta-feira, 13 de março de 2015

SENDO UMA IGREJA COM SIGNIFICADO VERDADEIRO



Introdução.

• É da maior importância tratarmos desse assunto que diz respeito a igreja como “o povo de Deus”.

• Hoje estamos vivendo dias em que a palavra “igreja” perdeu completamente seu significado. O conceito bíblico de um povo santo e separado para Deus foi substituído por muitas coisas que, nem de longe, refletem o ideal bíblico. Vejamos alguns aspectos contemporâneos no que se tornou o conceito da palavra igreja.

 A idéia mercantilista refletida na prática de que a igreja precisa ser tratada como um negócio e que precisa dar lucro, muito lucro, para seus donos.

 A Idéia do show business refletida na prática de que a igreja precisa ser tratada como um show pelo qual as pessoas precisam pagar para participar.

 A idéia da estrutura sacramental refletida na prática de uma estrutura hierárquica muito parecida à de um exército, rígida e inflexível.

 A idéia psicológica refletida na prática onde tudo é feito para ajudar as pessoas a se sentirem melhor.

• Como “igreja” está na moda, nós temos notado muitas e diversas ênfases aqui e ali. Hoje temos comunidades para satisfazer a todos os gostos. Este processo se chama de acomodação e pode ser visto em comunidades que dão ênfase no:

 Hedonismo – onde tudo é feito para dar prazer!

 Narcisismo – onde tudo é feito para exaltar o ser humano!

 Materialismo – onde tudo se resume à busca de bens materiais!

 Modismo – onde se vive à base de tudo o que está na moda.

 Celebritismo – onde aqueles que deveriam servir ao corpo de Cristo são tratados como verdadeiras celebridades!

 Demagogia – onde as pessoas são manipuladas de maneira desavergonhada.

• Como se isto não bastasse, a internet possibilitou o surgimento de algumas “igrejas” realmente inusitadas entre as quais podemos citar:

 A Igreja dos Vampiros!

 A Igreja da Eutanásia!

 A Igreja do Espaguete Voador!

• Não é difícil perceber que o conceito refletido pela palavra “igreja” encontra-se completamente desprovido de significado. Então, o que estamos fazendo aqui? Será que nossa comunidade se encaixa em algum modelo que acabamos de mencionar?

• Quero deixar claro que corremos um grande risco de nos tornarmos completamente insignificantes. E por causa deste risco quero compartilhar quatro atitudes, realmente práticas, que podem dar verdadeiro significado a Igreja Presbiteriana Boas Novas.

O Que Precisamos para Ser uma Igreja com Significado

I. Precisamos ter uma Visão Correta de Deus.

• A Igreja tem sido reduzida de um organismo que visa conhecer e glorificar a Deus, a uma organização cujo propósito é fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas.

• Deus precisa ser tomado seriamente. Hoje em dia está muito difícil encontrar pessoas que “tremam da palavra do Senhor” – ver Isaías 66:2. Deus mesmo diz que cuidará desse tipo de pessoas.

• Precisamos nos reaproximar de Deus em espírito e verdade –

Tiago 4:8—10

8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 
9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 
10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
II. Precisamos ter uma Visão Elevada da Palavra de Deus.

• A Bíblia tem sido atacada abertamente. Livros, revistas e a internet, todos querem tirar uma lasquinha. Lançar dúvidas, desacreditar e negar por completo a Palavra de Deus.

• Como se não bastassem os ataques externos temos os ataque internos vindo de pessoas que alegam receber revelações vindas diretamente de Deus. Inúmeras “igrejas” ou movimentos dentro da cristandade têm sido formados a partir destas revelações.

• Hoje mesmo, nas igrejas da cristandade, se prega acerca de tudo, menos a palavra de Deus.

• Hoje em dia, os chamados evangélicos, podem ser caracterizados como um povo que diz que acredita na Bíblia, mas curiosamente não conhecem o que a Bíblia ensina. Ou seja, crêem naquilo que não conhecem! Muito curioso mesmo!

• Precisamos ter uma visão apropriada da Palavra de Deus:

2 Timóteo 3:16—17 
Toda Escritura é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

2 Timóteo 4:1—5 
1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 
3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 
4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 

5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

 Em função desta utilidade é que Paulo insiste com Timóteo dizendo “prega a palavra”! Note a importância de se pregar a Palavra no contexto da passagem.

III. Precisamos Alicerçar nossas Vidas na Sã Doutrina.

• Tenho ouvido muitos dizerem que doutrina não serve para nada. Serve apenas para nos separar. Este é o motivo principal porque não se prega a palavra de Deus.

• A palavra de Deus é um sólido fundamento onde nós podemos construir os alicerces de nossas vidas. Ignorar o que a palavra de Deus diz em troca de uma unidade superficial é caminhar diretamente para a ruína – ver

Mateus 7:24—27 
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 
25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 
26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 

27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
IV. Nossas Vidas Precisam Ser Caracterizadas Por Verdadeira Santidade.

• Hoje estamos vivendo em uma sociedade que está completamente imersa em perversões de todos os tipos. Prostituição, adultério e sodomia são o arroz com feijão, que nos são servidos por todos os lados. Nossa sociedade está consumida pela imoralidade. Tudo tem conotação pornográfica.

• Precisamos urgentemente estabelecer limites para nós mesmos e para nossos filhos.

• Como filhos de Deus somos chamados a viver vidas de santidade e não podemos bobear nesta questão. Precisamos impor e respeitar limites em nossas próprias vidas.

• Sem santidade pessoal podemos dizer adeus a qualquer esperança de ver ao Senhor – ver

Hebreus 12:14 

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

• Se quisermos manter vidas de verdadeira santidade precisamos dar mais atenção a certas práticas que estão bastante negligenciadas hoje em dia:

 Vida de oração – uma vida de oração ativa é uma das melhores formas de cultivar a santidade na vida de uma pessoa.

 Estudo e meditação das escrituras – Como vai sua leitura e estudo da Bíblia?

Conclusão.

1. Precisamos nos lembrar que o nosso Deus não pode ser desconsiderado nem ser tratado como se não tivesse importância. Quando o profeta Isaías teve uma visão verdadeira de Deus, sua reação foi manifestada com as seguintes palavras: “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! – Isaías 6:5”. Sim, nosso Deus é um Deus santo, todavia ele mesmo diz: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos - Isaías 57:15”. Sua promessa é: se você se aproximar de Deus, com a atitude correta, Ele se aproximará de você!

2. Minha maior alegria como pastor é poder estudar e descobrir coisas novas na Palavra de Deus. Toda semana eu espero com expectativa o que Deus irá me ensinar à medida que eu preparo os estudos para compartilhar com os irmãos. O apóstolo Paulo animou o jovem pastor Timóteo com as seguintes palavras: “Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido – 1 Timóteo 4:6”. Ver também 1 Timóteo 4:16.

3. Nossas vidas precisam estar firmemente alicerçadas na Palavra de Deus. Fora da revelação bíblica estamos sujeitos a “chuvas e trovoadas”. Graças a Deus por Sua Palavra que nos serve de parâmetro para julgarmos todas as coisas.

4. A santidade que Deus requer de cada um de nós precisa ser aperfeiçoada no dia a dia. Não podemos nos iludir! A palavra de Deus diz:

Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus – 2 Coríntios 6:18 – 7:1.

Que  Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário