terça-feira, 17 de março de 2015

JOÃO 17 - ESTUDO 005 - O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE - PARTE 003



Essa é série de estudos baseada em João capítulo 17 que é conhecido como: “A ORAÇÃO SACERDOTAL DE CRISTO” a favor de todos os seus discípulos de todas as épocas. É um estudo bastante aprofundado de João 17 e de todas as suas implicações. É bastante conveniente que o leitor prossiga nesses estudos até o final para poder usufruir melhor do conteúdo dos mesmos. No final de cada estudo o leitor encontrará links para os outros estudos.  

CONTINUA...

III. As Características que o Senhor Jesus dá aos que lhe Pertencem.

1. O verdadeiro crente conhece tanto Deus o Pai quanto o Filho Jesus Cristo

João 17:3

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Observação: Este conhecimento é fruto da salvação. Cada crente tem sido trazido a um relacionamento vivo com Deus e uma das evidências desta verdade é sua quase que intuitiva compreensão das doutrinas básicas da fé cristã. Todavia o conhecimento mencionado aqui diz respeito a um conhecimento que é pessoal — experimental — e plenamente satisfatório. Somente quando crescemos nesta íntima relação com Deus e Jesus é que todos os outros aspectos da vida cristã tornam-se possíveis. 

2. O Crente Verdadeiro Guarda a Palavra de Deus.

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

Observação: Essa característica é tão forte que geralmente é utilizada como evidência se a pessoa é ou não um crente de verdade.

Mateus 7:21

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

1 João 3:2

Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.

Essas palavras não implicam em nenhum momento uma vida sem pecado ou perfeita. O que estes versículos ensinam, é que o verdadeiro crente estará interessado e comprometido em fazer a vontade de Deus e que a característica fundamental da sua vida será a de ser obediente a Deus.

3. O Verdadeiro Crente Entende o Relacionamento que Existe entre o Pai e o Filho.

João 17:7

Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti.

João 17:8

Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

João 17:25

Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.

Observação: Essa terceira característica é muito importante. Ele nos ensina que o verdadeiro crente reconhece o lugar do Senhor Jesus nos planos do Pai e que o Senhor Jesus é o representante do Pai. O centurião romano que pediu para o Senhor Jesus curar seu servo entendia essa verdade e recebeu do Senhor o seguinte elogio:

Mateus 8:10

Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.

Também foi essa verdade que Pedro reconheceu ao confessar:

Mateus 16:16

Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Nossa disposição deve ser a mesma. Precisamos nos unir aos primeiros crentes no Senhor — ver — e entendermos que em Jesus nós temos a PLENITUDE da revelação e da provisão de Deus —

João 1:16—18

16 Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.

17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

2 Coríntios 1:20

Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.

4. O Verdadeiro Crente Produz ou Traz Glória ao Senhor Jesus.

João 17:10

Ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. 

Observação: Porque o crente é nascido de novo — ver João 3:3 e 5 — mediante a graça provinda do Senhor Jesus — ver Efésios 2:8—10 — o selo de Deus esta sobre ele. Quando o crente anda em comunhão com o Senhor ele reflete as prioridades, os alvos, o amor, a verdade e a santidade do próprio Senhor Jesus. À medida que procuramos fazer todas as coisas para a glória de Deus no nosso dia a dia, deve ficar bem claro, que esse progresso será fruto da transformação interior que é fruto da salvação. Aqui devemos meditar nas palavras de Jesus quando disse:

Mateus 5:16

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

5. O Verdadeiro Crente não faz Parte do Sistema que Controla este Mundo.

a. Nós fomos dados ao Senhor Jesus como que “para fora” deste mundo — nosso passado.

João 17:6

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

Observação: Somente quando entendemos o significado da expressão “do mundo”, nós podemos entender a profundidade a que se refere este versículo. Nós, como todos os outros seres humanos, estávamos completamente escravizados e sujeitos a um estilo de vida egoísta, a um reino sujeito a Satanás e sob o julgamento de Deus —

Efésios 2:1—3

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

1 João 2:16—17

16 Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.

17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

2 Coríntios 4:18

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Hebreus 11:27

Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.

O crente tem sido libertado de todas estas coisas. Todos os relacionamentos que existiam foram quebrados. É a própria cruz de Jesus que está entre nós e a escravidão, o julgamento e a morte —

Gálatas 6:14

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

b. Nós somos guardados enquanto habitamos este mundo — nossa segurança.

João 17:11

Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.

João 17:15

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal..

Observação: Apesar de estarmos vivendo neste mundo não somos mais parte do esquema perverso que o controla. Enquanto vivemos aqui, nosso Pai celestial está nos guardando pelo seu poder —

1 Pedro 1:5

Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

O verdadeiro crente pode passar por provações tremendas mas ele nunca se perderá! Nós podemos nos sentir fracos e desprotegidos, mas a oração de Jesus deixa claro que Deus tem prometido seu poder e segurança para nós.

c. Nós não pertencemos ao sistema que domina o mundo – nosso caráter.

João 17:14

Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.

João 17:16

Eles não são do mundo, como também eu não sou.

Observação: Uma vez nós pertencíamos ao reino Satânico desse mundo, mas isto não é mais verdade. O poder da crucificação — morte — e da ressurreição — vida — foram introduzidos em nossas vidas e nós fomos transformados — ver Colossenses 1:13  e 1 Pedro 2:9.  Nós somos novas criaturas em Jesus Cristo — ver 2 Coríntios 5:17. Através do novo nascimento, uma transformação radical ocorreu em nós por meio da graça de Deus. Neste exato momento nós estamos assentados nas regiões celestiais — ver Efésios 2:5 – 6.

d. Nós fomos enviados para o mundo — nossa responsabilidade.

João 17:18

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

Observação: Esse versículo define tanto nosso ministério e os recursos disponíveis, bem como nosso privilégio e obrigação. Nós devemos ser testemunhas de Jesus para todas as pessoas do mundo. Nossas vidas devem ter propósito pela missão que o Senhor nos deu. Nossa vida deve testemunhar nossa fé e nossas palavras devem explicar nosso modo de vida. Assim, o evangelho e a vida cristã serão entendidos de maneira clara —

1 Pedro 3:15

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós

Conclusão:
Muitas destas descrições e características precisam ter uma definição melhor na nossa vida diária, manifestas através da nossa fé e obediência à palavra de Deus. Nós precisamos escolher viver a realidade do que significa ser cristão.

OUTROS ESTUDOS EM JOÃO 17

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 001 — O SENHOR JESUS — O GRANDE SUMO SACERDOTE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 002 — O SENHOR JESUS E A GLÓRIA DE DEUS — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 003 — O SENHOR JESUS E A VIDA ETERNA — PARTE 002
JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 004 — O SENHOR JESUS E SUA OBRA TERMINADA — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 005 — O SENHOR JESUS E AQUELES QUE CREEM NELE — PARTE 003 – FINAL

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 006 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 002


JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 003

JOÃO 17 — ESTUDO 007 — O SENHOR JESUS E SUA ORAÇÃO PELOS QUE SÃO SEUS — PARTE 004

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O SENHOR JESUS E O MUNDO — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 008 — O CRENTE E O MUNDO — PARTE 002

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 001

JOÃO 17 — ESTUDO 009 — O SENHOR JESUS E SEU SERVIÇO A DEUS — PARTE 002 — SOMOS EMBAIXADORES JUNTO COM CRISTO

JOÃO 17 — ESTUDO 010 — O SENHOR JESUS E A REVELAÇÃO DE DEUS — PARTE 001— 

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário