terça-feira, 20 de janeiro de 2015

SEGURANÇA DA SALVAÇÃO: FUNDAMENTOS E EVIDÊNCIAS BÍBLICAS — PARTE 001




A SEGUNDA PARTE DESSE ESTUDO PODE E DEVE SER LIDA POR MEIO DESSE LINK AQUI:

http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/01/seguranca-da-salvacao-fundamentose.html

1 Pedro 1:3—5

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros

5  que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Introdução
         
O peixe tem certeza de que acaba de encontrar uma deliciosa e nutritiva refeição, mas acaba fisgado. Certeza sem fundamento pode matar, como ocorreu aos incrédulos que acompanharam o povo de Israel na jornada pelo deserto, mas não puderem entrar em Canaã. Não foi por falta de aviso:

Deuteronômio 29:19—20

Ninguém que, ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu íntimo, dizendo: Terei paz, ainda que ande na perversidade do meu coração, para acrescentar à sede a bebedice. O Senhor não lhe quererá perdoar... lhe apagará o nome de debaixo do céu.
         
A rejeição final dos incrédulos que viveram no autoengano foi suficiente e claramente comunicada também por Jesus:

Mateus 7:22—23

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

Todos esses supunham que bastava chamar Jesus de Senhor. Trágico engano. E também não basta chegar bem perto

Hebreus 6:4—6

4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,

5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,

6 e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.

Receber as bênçãos do convívio cristão será insuficiente. A verdade será exposta porque os que são do Senhor perseveram, enquanto os que não são dele acabam, por isso mesmo, se afastando:

1 João 2:19

Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.

Fim da ilusão.
         
A existência da ilusão, porém, não invalida a certeza genuína daqueles “que verdadeiramente creem no Senhor Jesus e o amam com sinceridade, procurando andar diante dele em toda a boa consciência”. Estes podem “certificar-se de se achar em estado de graça e podem regozijar-se na esperança da glória de Deus, nessa esperança que nunca os envergonhará” — Confissão de Fé de Westminster 4  É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,

5  e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,

6  e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. Confissão de Fé de Westminster XVIII: 1.
         
Têm base bíblica essas afirmações da Confissão de Fé de Westminster? Certamente. A própria Escritura nos ensina a confiar, dizendo que —

2 Timóteo 1:12

Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.

Quem é, porém, esse eu a quem a Palavra se refere? A quem pertencem as promessas da salvação? Quem são esses que ninguém poderá arrebatar das mãos de Deus?
João 10:29

Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

Os que se iludem podem conhecer a Palavra e até afirmar essas verdades bíblicas como suas. Eles estão convencidos de sua salvação, o que só piora o seu estado. Por isso, fazemos bem em conferir os fundamentos da nossa confiança.

I. As promessas de Deus

Meu Deus por si jurou, eu nele confiei,
E para o céu que preparou eu subirei.
Sua face eu hei de ver, confiado em seu amor,
E para sempre engrandecer meu Redentor.
(Novo Cântico hino 21, 4ª estrofe. D. Ben Judah — Trad. R.H. Moreton)

A salvação do crente é duplamente segura. Lemos em nosso texto básico que somos guardados aqui na terra para uma herança que está reservada para nós lá no céu. E qual é a base para essa dupla segurança? É a garantia da promessa e do juramento de Deus —

Hebreus 6:13—19

13 Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,

14 dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei.

15 E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.

16 Pois os homens juram pelo que lhes é superior, e o juramento, servindo de garantia, para eles, é o fim de toda contenda.

17 Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,

18 para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;

19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu.

A promessa e o juramento são apresentados nessa passagem de Hebreus como “duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta” (v.18). Disso resulta nossa esperança e âncora da alma (v.19). Os herdeiros da promessa de Deus estão firmados na “imutabilidade do seu propósito” (v.17) demonstrada pelas palavras do próprio Deus:

Salmos 89:34

Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.

Por mais assustadoras que pareçam as circunstâncias, e apesar de nossa teimosa inclinação para a rebeldia, a salvação é segura porque o pacto é firme:

Isaías 54:10

Os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti.

Palavra de Deus!
         
No Antigo Testamento, Canaã é mencionada como a herança prometida a Israel —

Êxodo 32:13

Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, dá-la-ei à vossa descendência, para que a possuam por herança eternamente.

Levítico 20:24

Mas a vós outros vos tenho dito: em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei dos povos.

Números 26:53—56

53 A estes se repartirá a terra em herança, segundo o censo.

54 À tribo mais numerosa darás herança maior, à pequena, herança menor; a cada uma, em proporção ao seu número, se dará a herança.

55 Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.

56 Segundo a sorte, repartir-se-á a herança deles entre as tribos maiores e menores.

Deuteronômio 3:28

Dá ordens a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo e o fará possuir a terra que tu apenas verás.[1]


Como filhos de Deus pelo novo nascimento, os cristãos são herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo

Romanos 8:16—17

16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.[2]

Como filhos de Abraão pela fé

Gálatas 3:7—9

7 Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.

8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.

9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.

Somos herdeiros da aliança e aguardamos novos céus e nova terra —

2 Pedro 3:13

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

Nossa herança é definitiva, permanente, porque é “... incorruptível ... e não pode murchar”, reservada nos céus para o crente. Nossa herança é a prometida salvação que será “revelada no último tempo”.

1 Pedro 1:4-5

4 Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros

5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Hebreus 1:14

Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

Essa promessa é tão firme que a salvação não será abalada nem mesmo por nossa insistente capacidade de tropeçar —

Romanos 7.21

Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.

1 Coríntios 10:12

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

Segundo a Escritura —

1 João 1:10

Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

O resultado final de todas as afirmações anteriores é que: só não caímos definitivamente porque somos “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé” — 1 Pedro 1:5 É o Senhor quem, outra vez, oferece-nos a garantia de sua promessa de uma salvação segura. Ele está vigiando para não desviarmos da fé e pela disciplina nos oferece a cura quando dela precisamos:

Hebreus 12:12—13

12 Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos;

13 e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.
         
Deus está interessado na segurança de nossa salvação e a fundamenta com promessas imutáveis, mantidas por sua misericórdia e fidelidade. A nós resta ser a expressão de louvor do profeta Miqueias, consternado pela rebeldia de Israel, mas confortado pelo perdão oferecido graciosamente ao remanescente —

Miquéias 7:18—20

Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Mostrarás a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia, as quais juraste a nossos pais, desde os dias antigos.

Como permanecem a aliança e as promessas de Deus. Assim, permanece segura a nossa salvação.

CONTINUA....

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.


[1] Uma coisa que é importante entendermos acerca dessas promessas de Deus com relação à terra de Canaã é que as mesmas estão culturalmente condicionadas, e não devem ser entendidas de forma literal, pois nesse caso, tal concessão teria que durar por toda a eternidade, o que obviamente, não é o caso.
[2] Note que no caso das promessas do Novo Testamento, as mesmas são facilmente extensíveis para abranger toda a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário