domingo, 21 de dezembro de 2014

APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA - SERMÃO 006 – APOCALIPSE 2:8-11 - UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001


Ruínas da antiga cidade de Esmirna na Turquia moderna

O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA

Texto: Apocalipse 2:8—11  

Introdução.

A. Estamos expondo as cartas que o Senhor Jesus enviou, por meio do Apóstolo João para sete igrejas localizadas na província romana da Ásia.

As sete igrejas da Ásia

B. A primeira carta foi enviada para a igreja na cidade de Éfeso e tinha como seu tema principal: o AMOR.
C. Assim vimos que uma igreja viva e que trabalha a favor do evangelho é, acima de tudo, uma igreja que ama, especialmente a Jesus Cristo, seu Senhor e Salvador.
D. Hoje vamos iniciar nossa análise da segunda carta que foi enviada para a Igreja localizada na cidade de Esmirna. A cidade existe até os dias de hoje e é chamada de Izmir.

Vista da cidade moderna de Izmir na Turquia

E. Da mesma forma como o tema da carta para Éfeso era o AMOR, o tema da carta para a Igreja de Esmirna é o SOFRIMENTO.
F. Essas duas ideias — amor e sofrimento — estão intimamente ligadas no universo da fé cristã. É a disposição de sofrer por Jesus que autentica nosso amor pelo Senhor!
G. Ao contrário do que havia acontecido em Éfeso, os crentes de Esmirna não tinham deixado seu amor pelo Senhor esfriar e, por isso, estavam prontos a sofrer por ele, seguindo o exemplo dos apóstolos João e Pedro:
Atos 5:41
40 Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram.
41 E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.
H. A cidade de Esmirna estava localizada apenas a 8 quilômetros ao norte de Éfeso e era a segunda cidade onde o emissário deveria entregar uma das cartas ditadas pelo próprio Senhor Jesus.
I. Esmirna era uma cidade esplêndida e rivalizava com Éfeso em muitos aspectos. Vamos então conhecer melhor...
OS SOFRIMENTOS QUE OS CRENTES DE ESMIRNA SUPORTARAM POR AMOR A CRISTO
I. A Vida Cristã é uma Vida Marcada por Sofrimentos
Apesar da vida cristã ser uma vida marcada por sofrimentos, os mesmos nunca devem ser motivos de desânimo, mas sempre de abrir o coração e deixar Deus derramar sua alegria em nós como diz o apóstolo Pedro:
1 Pedro 4:12—13
12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;
13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.
A. Em todas essas aflições e sofrimentos, todavia, a igreja encontrava conforto nas palavras do Senhor — que esteve morto e tornou A VIVER — Apocalipse 2:8 — quando ele diz: CONHEÇO AS TUAS AFLIÇÕES – Apocalipse 2:9.
B. Que possamos sempre encontrar consolação divina na realidade que nosso Senhor, que nos ama, sabe SEMPRE tudo pelo que estamos passando.
II. Os Sofrimentos em Esmirna
A. Cristo e César
1. Como já vimos, o culto ao Imperador era uma das religiões mais fortes e estava espalhada por todo o império.


Tibério César
2. Como acontece nos dias modernos, seja com a Copa do Mundo ou com as Olimpíadas, as cidades da antiguidade disputavam, umas com as outras, o privilégio de edificarem templos aos imperadores. E Esmirna recebeu um grande troféu ao ser escolhida para construir um templo para a honra do imperador Tibério, enquanto esse ainda estava vivo. E quem foi o imperador Tibério? Foi o imperador sob quem Jesus Cristo, o Filho de Deus foi crucificado.
3. No que consistia a adoração ao imperador? Era algo simples:
a. O indivíduo podia comparecer diante de uma imagem esculpida do imperador e derramar um pouco de vinho como oferta ao imperador.
b. Ou então, o indivíduo podia se aproximar levando um pouco de incenso o qual ele jogava dentro de uma pira que ardia diante da imagem do imperador.
4. Como podemos ver, eram atos simples e o império não conseguia entender porque os cristãos se recusavam, com tanta veemência, a praticarem tais atos. Por que eles se recusavam? Porque isso era idolatria. Representava adorar, como deus, alguém que era apenas um homem mortal. Disso vieram sobre os cristãos primitivos, ondas e ondas de perseguição com os crentes sujeitos, inclusive à pena de morte!   
B. Os cristãos e os judeus
1. Os judeus haviam conseguido de Roma serem desobrigados da adoração ao imperador ou a qualquer outro deus que não fosse o próprio deus que adoravam, que nessa altura do campeonato não era mais o Deus do Antigo Testamento, pois o Deus dos antigos era o Pai do Senhor Jesus Cristo!
2. Jesus disse:
João 15:23—24
23 Quem me odeia, odeia também a meu Pai.
24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.
2. As perseguições por parte dos judeus que se iniciaram com aquelas movidas contra o próprio Senhor Jesus Cristo e que continuaram contra os apóstolos, como podemos ler no livro dos Atos, prosseguiram através de todos os três primeiro séculos d.C.
III. Jesus Menciona Quatro Formas de Perseguição Específica
A. Pobreza — Cristo diz: Conheço a tua pobreza — Apocalipse 1:9. É algo que deve nos surpreender que numa cidade como Esmirna qualquer um dos seus cidadãos fosse pobre. É possível que boa parte da igreja em Esmirna pertencesse às classes mais pobres da cidade. Paulo nos diz o seguinte:
1 Coríntios 1:26
Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento.
1. O texto não nos diz por que os cristãos eram pobres, mas apenas o fato de que eram pobres e isso não passava despercebido ao Senhor Todo Poderoso. Talvez eles tivessem repartido todos seus bens com os necessitados, ou passaram a se recusar a serem desonestos nas relações comerciais, ou ainda não conseguiam encontrar emprego por meio de patrões pagãos e judeus.
2. É possível que alguns desses crentes tiveram, de modo imoral, o confisco de seus bens, como vemos mencionado em
Hebreus 10:34
Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.
3. Essas atitudes ensinadas pela Bíblia expõem a imoralidade e a mentira da chamada Teologia da Prosperidade e de todos os seus proponentes.
B. Difamação — Jesus diz: Conheço a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás — Apocalipse 2:9.
1. Os judeus espalhavam falsos rumores acerca dos cristãos. As mentes estavam sendo envenenadas conforme diz
Tiago 3:8
A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
2. A expressão blasfemar é equivalente a caluniar. Essas pessoas que faziam isso são chamadas por Cristo de Sinagogas de Satanás, ou seja, pessoas habitadas por demônios da mesma forma que o cristão é habitado pelo Espírito Santo.
3. Sendo Sinagogas de Satanás, os judeus agiam exatamente como age o próprio diabo segundo as palavras de Jesus em
João 8:44
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
4. Os seguidores do diabo têm verdadeira aversão à VERDADE!
5. Mas as coisas, como sempre, poderiam ser ainda piores. E de fato se tornaram ainda piores.
C. PrisãoEis que o diabo está para lançar em prisão — Apocalipse 2:10.
1. Apóstolos e cristãos em geral estavam acostumados a serem lançados na prisão por causa de fé.
2. Isso é algo bem diferente de se dizer cristão e ser preso por sonegação fiscal como o notório Edir Macedo.
D. MorteSê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida — Apocalipse 1:10.
1. Quando nos unimos com o Senhor, devemos ter plena consciência que a fé cristã poderá demandar de nós a prisão e até mesmo a morte. Mas Jesus nos fala para não termos medo dos homens. Existe alguém maior do que os homens, a quem devemos temer conforme:
Mateus 10:28
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
2. Um dos mártires mais conhecidos de Esmirna foi Policarpo. De acordo com a tradição dos pais da igreja, Policarpo foi ordenado bispo de Esmirna pelo próprio apóstolo João. Sua morte entrou para os anais da igreja, já que ele estava com mais de 90 anos quando foi queimado vivo!
3. Policarpo conhecia bem as palavras de Jesus conforme Mateus 10:28, pois quando o pró-cônsul ameaçou queimá-lo vivo a resposta de Policarpo foi:


Ilustração do "Martírio de Policarpo"
"Ameaças-me com o fogo que arde por um momento, e depressa se apaga, mas nada sabeis da pena futura, e do fogo eterno reservado aos ímpios".
Conclusão:

A. Quando Deus permite que aflições atinjam nossas vidas nós precisamos percorrer um breve caminho composto de cinco degraus conforme

Romanos 5:3—5

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

B. Também como cristãos precisamos estar prontos para seguir nos passos do nosso mestre conforme

1 Pedro 2:23

Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.

C. Confiar em Deus e no Senhor Jesus e nada temer. Nós temos um futuro glorioso nos aguardando, independentemente, dos sofrimentos que tenhamos que enfrentar.

Que Deus abençoe a todos.

OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001
Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário