domingo, 16 de novembro de 2014

APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA -- SERMÃO 005 - APOCALIPSE 2:1-7 – UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002



O objetivo dessa série é apresentar os três primeiros capítulos do Livro do Apocalipse. Neles vamos encontrar uma REVELAÇÃO muito especial da pessoa de Jesus Cristo. Cremos que é disso que a Igreja dos nossos Dias precisa: Um encontro pessoal e profundo com o Senhor que diz de si mesmo: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. No Final de cada estudo o leitor encontrará os links para os estudos seguintes:

LIVRO DO APOCALIPSE — INTRODUÇÃO E AS CARTAS ÀS SETE IGREJAS DA ÁSIA

Introdução.

A. Terminamos a mensagem passada falando de como Jesus elogiou a Igreja em Éfeso por três motivos principais: 

1. As obras da igreja. Essas obras incluíam aspectos devocionais como, leitura da Bíblia, oração, cultos públicos e também aspectos práticos, tais como: pregar o evangelho, combater os ensinamentos errados e cuidar das pessoas em suas necessidades. 

2. A persistência da igreja. A igreja em Éfeso era perseverante porque tinha que enfrentar poderosos inimigos:


Templo do Imperador em Éfeso

a. A cidade era um grande centro do culto ao imperador romanos. Havia vários templos dedicados a vários imperadores espalhados pela cidade. 

b. Muitos dos habitantes da cidade eram praticantes de obras de magias como podemos ler em: 

Atos 19:18—19 
18 Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. 

19 Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil denários. 


Templo de Diana em Éfeso – Concepção Artística

c. . Em terceiro lugar, era em Éfeso que estava localizado o templo da grande deusa Diana, que era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. 

3. A ortodoxia da igreja. A terceira qualidade pela qual Cristo podia elogiar a Igreja em Éfeso era por sua ortodoxia. Ou seja, por manter uma fé correta na Revelação Divina — 

Apocalipse 2:2—3 

2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 

3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. 

B. Bem, mais nem tudo era apenas elogios. A igreja também precisava ser admoestada, porque havia certas coisas fora de ordem. 

C. E é com isso que vamos nos ocupar na mensagem de hoje e finalizar nossa análise da Carta que o Senhor Jesus mandou o apóstolo João escrever e encaminhar para Éfeso. 

PRIMEIRA CARTA DESTINADA À IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

I. Uma Admoestação Vinda de Jesus 

A. Todas as vezes que Jesus fala é bom a gente prestar muita atenção, porque o que ele fala envolve sempre questões de vida ou morte... ETERNAS. Jesus mesmo disse o seguinte acerca de suas palavras: 

João 6:63 

O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.   

B. A admoestação está em

Apocalipse 2:4 

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 

C. Isso é algo muito comum de acontecer com todos os crentes: deixarmos as alturas da devoção à Deus para nos acomodar, confortavelmente, na poltrona da mediocridade. De fato, a maioria de nós está viciada em mediocridade. 

D. Jesus já havia advertido sua igreja do seguinte: 

Mateus 24:12 

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. 

E. Apesar das tremendas lutas que tinham que enfrentar, ainda assim o coração daqueles irmãos havia se esfriado. 

F. Que amor os Efésios tinham abandonado: 1) Era o amor pelo Senhor? 2) Era o amor pelos irmãos? 3) Era o amor pelas almas perdidas? O texto não nos diz com absoluta precisão, mas uma analogia do Antigo Testamento poderá nos ajudar. Nós encontramos essa analogia no livro de Ezequiel. Ali Deus compara o povo de Israel à sua noiva, sendo o próprio Deus o noivo ou esposo. O texto é de Ezequiel 16:1—20 e o mesmo foi lido como litura devocional antes da mensagem. 

G. Além do mais, temos as palavras do próprio Senhor Jesus quando nos ensina que o primeiro e grande mandamento é esse: 

Marcos 12:30 

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 

G. Dessa forma, eu creio que podemos concluir que o abandono mencionado por Jesus tem a ver com o abandono por parte dos Efésios, do amor que tinham pelo próprio Senhor Jesus! 

H. No Novo Testamento a igreja também é chamada de Noiva de Cristo: 

2 Coríntios 11:2—3 

2  Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. 

3  Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 

Isso é o que parece que aconteceu com a igreja em Éfeso. Eles tinha amado o Senhor verdadeiramente, mas agora esse amor esfriara. 

II. O Primeiro Amor 

A. Jesus ama sua igreja com o mesmo amor imutável de sempre: 

Hebreus 13:5b 

De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. 

B. Jesus se entristece quando seu amor não é correspondido e, sendo ele o Deus Todo-
Poderoso é bom avaliarmos direito nossa condição diante dele. 

C. O amor ao Senhor deve ser, portanto, a primeira marca de uma Igreja verdadeira e viva. Nenhuma igreja pode estar viva de verdade se não for uma igreja amorosa para com o seu Senhor. Jesus precisa ocupar o primeiro lugar em nossas vidas e o centro das nossas vidas. Nossas vidas precisam girar ao redor dEle.   

D. Esse é um dos motivos porque insistimos milhares de vezes, em tudo o que fazemos, que a fé cristã não se trata de rotinas que precisamos repetir toda semana e sim de UM RELACIONAMENTO VIVO COM DEUS E COM JESUS CRISTO POR MEIO DO ESPÍRITO SANTO.

 III. O Amor de Jesus e da Igreja é um Amor Imortal 

A. Sem o amor eterno a igreja está morta e liquidada. Paulo disse o seguinte, quando escreveu sua carta aos Efésios: 

Efésios 6:24 

A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo. 

B. É quase difícil de acreditar que podemos fazer a obra de Deus, sermos perseverantes e defendermos a verdade — os elogios de Cristo à igreja — mas em tudo isso nos faltar o principal que é o amor pelo Senhor Jesus! 

C. Todo trabalho torna-se enfadonho se não for feito com amor. Jacó ilustra bem o que estamos dizendo. Tendo sido enganado por seu sogro, Labão, ele precisou trabalhar mais sete anos, além dos sete que já havia trabalhado, para poder se casar com Raquel a quem ele amava. Mas, acerca disso, a Bíblia nos diz o seguinte: 

Gênesis 29:20 

Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. 

D. Desprezar os falsos ensinamentos e lutar contra os mesmos não é idêntico a ter amor pela verdade representada pelo Senhor Jesus. 

IV. Uma última Instrução em Três Mandamentos 

Apocalipse 2:5 

Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 

A. Lembra-te. Isso é, lembre-se da sua condição anterior. Veja bem onde você tropeçou. 
Onde você começou a se desviar do caminho certo. Olhar para trás assim é o primeiro passo para o verdadeiro arrependimento. 

B. Arrepende-te. O arrependimento é representado por uma palavra grega que significa “mudança de direção”. É a isso que Jesus está nos chamando. Se estamos indo na direção errada, atraídos pela lascívia e pelos desejos impuros, pelo materialismo ou pelas mentiras dos falsos ensinamentos, precisamos imediatamente para, dar meia volta e retornar para o caminho estreito que conduz para a vida eterna. 

C. Volta. Como nosso Deus é compassivo! Ele nos possibilita a oportunidade de voltar sempre que nos arrependemos. Que não sejamos negligentes com a graça que nos é oferecida. Tudo isso deve ser fruto do nosso amor pelo Senhor. É o amor que dá significado a tudo o que fazemos. 

V. Uma Advertência Solene e uma Promessa Poderosa 

A. A Advertência: 

Apocalipse 2:5b 

Se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 

B. A advertência de Jesus resultou em uma mudança o que foi testemunhado por uma carta de, Inácio que era bispo na Igreja em Antioquia no segundo século d.C. 

C. Mas tempos depois, a Igreja em Éfeso retornou ao seu desamor e a consequência foi que a igreja finalmente desapareceu daquela cidade. 

D. Nós mesmos somos muito ingênuos se pensarmos que nossa igreja durará para sempre, se não tivermos sempre renovado nosso amor pelo Senhor. Ele será sempre nossa maior força. Muitas igrejas que existem hoje estão ai há séculos, outras têm templos lindos e maravilhosos, mas elas estão mortas, pois não amam o Senhor Jesus. 

B. Uma promessa final: 

Apocalipse 2:7 

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. 

B. Cada uma das sete cartas enviadas às igreja da Ásia terminam sempre com uma promessa do Senhor. 

C. Nesse caso a promessa tem a ver com o livre acesso à árvore da vida no céu, acesso esse que havia sido proibido aos seres humanos depois da queda e representa apenas uma coisa: 
VIDA ETERNA. 

D. A vida eterna, como já falamos aqui em inúmeras oportunidades não se trata de passar a eternidade sentado numa nuvem tocando uma harpa. A vida eterna, de acordo com as palavras de Jesus, é algo que começa aqui e agora e que se estende por toda a eternidade: 

João 17:3 

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e 
a Jesus Cristo, a quem enviaste. 

Conclusão:

1. Como está seu coração hoje. Está ardendo de amor e devoção pelo Senhor, ou está frio, como uma brasa longe do braseiro. Considere as seguintes palavras:

Hebreus 10:25

Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando — NTLH.

2. Lembre-se, como crente, você é parte do corpo de Cristo, a Igreja que é também a Noiva de Cristo. Como você tem se mantido como noiva? Pura, incontaminada, dedicada, esperançosa pelo encontro com teu noivo?

3. Como podemos avivar o amor em nossos corações? Lembrando-nos do amor que o Senhor tem por nós:

1 João 4:19

Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

4. Como a igreja em Éfeso nós também temos:

a. Um trabalho árduo para fazer.

b. Um combate para combater.

c. Uma profissão de fé a ser defendida diante do mundo.

d. Mas, acima de tudo, um Salvador para amar!

Que Deus abençoe a todos.


OUTRAS MENSAGENS ACERCA DO APOCALIPSE: INTRODUÇÃO E CARTAS ÀS SETE IGREJAS

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 001 — INTORDUÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 002 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 001

APOCALIPSE 1:1—20 — SERMÃO 003 — UMA VISÃO DE JESUS CRISTO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 004 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:1—7 — SERMÃO 005 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ÉFESO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 006 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:8—11 — SERMÃO 007 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM ESMIRNA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 008 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 001

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 009 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 002

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 010 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 003

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 011 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 004

APOCALIPSE 2:12—17 — SERMÃO 012 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM PÉRGAMO — PARTE 005 FINAL

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 013 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 001

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 014 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 002

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 015 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 003

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 016 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 004

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 017 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 005

APOCALIPSE 2:18—29 — SERMÃO 018 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM TIATIRA — PARTE 006 — FINAL

APOCALIPSE 3:1—6 — SERMÃO 019 — UMA CARTA PARA A IGREJA EM SARDES — PARTE 001


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário