sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EFÉSIOS - SERMÃO 009 – A ESPERANÇA DO CHAMADO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS - EFÉSIOS 1:18 - 21



Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS

Introdução.

A. Paulo ora pelos crentes em Éfeso. Em Efésios 1:16—17 nós vimos que Paulo estava pedindo a Deus para que aqueles irmãos tivessem:

1. Espírito de Sabedoria — que é a capacidade espiritual de tomar decisões baseadas na verdade e em fé e amor!

2. Espírito de Revelação — que é também uma capacidade espiritual para compreender as implicações daquilo que Deus nos tem revelado, tanto através da Sua Palavra viva — o Senhor Jesus Cristo – quanto através da Sua Palavra escrita — a Bíblia.

3. Quanto mais conhecemos Deus e Sua Palavra tanto mais podemos responder de maneira apropriada a tudo o que Deus demanda de nós.

4. E Paulo nos diz que faz esses pedidos porque deseja que os Efésios tenham pleno conhecimento de Deus a quem Paulo chama de:

a. O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo.

b. Pai da Glória

4. Paulo, nos versículos de Efésios 1:18—21 segue em sua oração pedindo a Deus que os crentes em Éfeso possam ter os “olhos de seus corações iluminados” para que possam saber, em primeiro lugar:
A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO

I. Qual é a Esperança do Seu Chamamento.

A. Paulo afirma que Deus nos chamou. Quem foi chamado e está sendo chamado? E, para o quê foi que Deus nos chamou e está nos chamando? Existem várias verdades na Bíblia que nos ensinam quem são os chamados e exatamente para o quê foi que Deus nos chamou. Vejamos algumas destas verdades.

1. Quem Deus está chamando?

a. A Bíblia nos ensina que Deus não tem uma nação, uma raça ou uma tribo a quem Ele chame de “predileta ou favorita”, pelos próprios méritos de tais pessoas.

b. Pelo contrário, quando o Cordeiro de Deus é louvado nos céus, aqueles que o louvam estão dizendo: E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação —

Apocalipse 5:9

Entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

1 Coríntios 1:24
Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.2.

E neste processo de chamamento Deus seguiu somente Seu próprio propósito —

Romanos 8:28

c. abemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

d. É por este motivo que o apóstolo Paulo nos exorta a repararmos bem na nossa vocação:

1 Coríntios 1:26—29

26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;

27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;

28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;

29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

2. Qual é a característica maior da Esperança à qual estamos sendo chamados?

a. Esta esperança em que fomos chamados é a única esperança —

Efésios 4:4

Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação.

3. A Bíblia nos diz exatamente para o quê, Deus nos chamou:

a. Deus nos chamou tanto para sermos de Jesus Cristo quanto para mantermos comunhão com Ele —

Romanos 1:16

Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

1 Coríntios 1:9

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

b. Como tal somos chamados de Filhos do Deus vivo —

Romanos 9:26

E no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.

1 João 3:1

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

c. Ainda porque somos chamados “em Cristo” somos chamados a viver em paz, e somos chamados para pertencer à um só corpo —

Colossenses 3:15

Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

d. Existe apenas uma verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo, a qual é o seu corpo, e esta igreja não pode ser identificada com nenhuma denominação existente, seja ela Católica Apostólica Romana, como quer o Papa Bento XVI e outros papas, seja a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Assembléia de Deus, a Congregação Cristã do Brasil que se considera a única e verdadeira obra do Espírito Santo, e etc. A Igreja que é o Corpo de Cristo é constituída por todos aqueles que creem de forma genuína na obra salvadora de Jesus e que, por causa da fé, que receberam da parte de Deus, são pessoas regeneradas ou nascidas de novo.

e. Deus nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz —

1 Pedro 2:9

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

f. Somos chamados para sermos santos. Não poderia ser diferente, pois o Deus que nos chamou é SANTO e, portanto, somos exortados pelo apóstolo Pedro da seguinte maneira:

1 Pedro 1:15 - 16

Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Ver ainda Romanos 1:7 e 2 Timóteo 1:9.

g. Como somos chamados para sermos santos, todo tipo de impureza, seja física seja moral, deve ser abandonada —

1 Tessalonicenses 4:7

Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.

h. Deus nos chamou para seguirmos nos passos de Jesus

1 Pedro 2:21

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos

i. Somos chamados para receber a promessa da eterna herança —

Hebreus 9:15

Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.

Pedro 3:9

Não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.

j.0. Somos chamados à Sua eterna glória e virtude —

1 Pedro 5:10

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

2 Pedro 1:3.

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

k.1. E, do ponto de vista escatológico, somos chamados a participar da vitória do Senhor Jesus e da ceia das bodas do cordeiro —

Apocalipse 19:9

Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.

II. Que Tipo de Vida Devem Viver os que são assim Chamados por Deus!

A. A resposta, nós vamos encontrar na própria epístola aos Efésios onde somos exortados:

Efésios 4:1 
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados. 
Efésios 5:8 
Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. 
B. O apóstolo João diz: 
1 João 3:3 
E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.
Conclusão:

A. Paulo ora pelos crentes em Éfeso e por todos nós, para que os olhos dos nossos corações possam ser iluminados — ver Efésios 1:18.

B. Esta iluminação é causada pelo Espírito de Deus agindo em nossas vidas e se inicia quando somos chamados por Deus das trevas para a Sua maravilhosa luz — 1 Pedro 2:9.

C. Porque nossos olhos foram iluminados e nossos corações purificados, Jesus nos promete:
Mateus 5:8
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

D. O chamado de Deus constitui-se em uma esperança que é única — Efésios 4:4. Esta esperança funciona como uma âncora bem firmada conforme podemos ler em —

Hebreus 6:18—20

Para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

5. A esperança do chamamento de Deus pode ser resumida da seguinte maneira:

a. Deus nos chamou em Cristo para termos comunhão com Cristo.

b. Deus nos chamou para vivermos vidas de santidade, de liberdade e de paz em comunhão uns com os outros.

c. Deus nos chamou para compartilharmos e até imitarmos a Jesus em seus sofrimentos. Agindo assim, somos também chamados para compartilhar da mesma glória que Jesus agora experimenta.

d. Deus nos chama para vivermos um novo tipo de vida. Devemos andar de modo digno do chamado que recebemos; isto quer dizer que devemos andar como filhos da luz.

e. Nesta nova vida, nós queremos conhecer, amar, obedecer e servir o Senhor Jesus cada vez mais e mais.

f. Deus nos chama para olharmos, de maneira expectante, para além das nossas tribulações do tempo presente, e para as glórias que um dia serão reveladas —

Romanos 8:18

Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS

EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE



EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros  Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário