quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 023 - CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 - O CIÚME



Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:


I. Durante muitos anos eu trabalhei expatriado em Nova Iorque. A família permaneceu no Brasil até que saísse a documentação que nos permitisse imigrar para os Estados Unidos da América. Esses foram anos difíceis, com separações que variavam de 2 a 3 meses, com uma vez tendo chegado a 4 meses. Sempre que voltava, as saudades eram tão grandes que minha esposa e eu sempre achamos, sem nos falar, que não valia à pena perder tempo com discussões inúteis, já que minha permanência no Brasil estava restrita a exatos 9 dias, por vez.

II.Depois de 1 ano de espera, finalmente, a imigração estadunidense me concedeu um visto do Tipo H1B que permitia levar a família toda para os Estados Unidos. O visto era válido por 3 anos e poderia ser renovado por outros três. Durante aquele ano eu fui diagnosticado com um tumor no fígado que culminou com uma cirurgia de 15 horas de duração, para a remoção do tumor — felizmente benigno — que pesou 1,2 quilos e tinha 18 centímetros de diâmetro, ou seja, era do tamanho de uma bola de futebol de salão. Junto com esse tumor, também foi removido outro tumor que já tinha tomado 1/5 do meu rim direito, esse também era benigno. Depois de 4 dias na UTI e cinco no quarto do hospital eu tive alta no dia 31 de Dezembro de 1993, uma manhã de sexta feira. Na segunda feira, dia 03 de Janeiro de 1994 meu patrão me ligou, em casa, para me avisar que eu estava despedido. Foi mesmo uma grande canalhice. Minha esposa, além de esperar no quarto do hospital pela longa cirurgia de 15 horas, acompanhou minha recuperação na UTI, no quarto e também o momento em que o canalha me ligou para me demitir.

III. Mas isso não representou o fim nem da carreira no exterior, nem a mudança da família. Outra empresa me contratou logo em seguida, Fevereiro de 1994. Em Outubro de 1994 eu estava, outra vez expatriado para Nova Iorque e, dessa vez a imigração estadunidense demorou apenas 5 dias para me conceder o tal visto H1B. Em Dezembro nossos filhos foram passar férias com minha irmã no Ceará e minha esposa aproveitou para vir passar alguns dias comigo em Nova Iorque. Somente então, ela entendeu muito da minha situação ali, longe dela e das crianças. Tentamos encontrar juntos um local para morar, mas não foi possível. Ela voltou para o Brasil e eu continuei a procurar um lugar para morar com a família. Deus é mesmo maravilhoso, porque não só consegui um apartamento para acomodar a família, mas também um espaço para mudar o escritório de Manhattan para o mesmo prédio onde iríamos morar. Desse modo os longos períodos de separação seriam compensados pela proximidade do escritório, no térreo e da moradia no segundo andar.

IV. Mas meu trabalho tinha que continuar, e isso significava ir a Manhattan, quase todo dia, fazer pequenas viagens de um ou dois dias dentro dos Estados Unidos e, uma vez por mês uma viagem ao exterior, geralmente para Europa e algumas vezes para o próprio Brasil. Minha esposa tornou-se meu braço direito e apesar da brigas normais entre nós, conseguimos sobreviver a tudo e hoje caminhamos para completar 31 anos de casados.

Mas, eu conheço muitas histórias de maridos viajantes cujas mulheres não são tão compreensivas, que isso acaba gerando sérios conflitos que podem prejudicar o casamento.


A. Homens viajantes aproveitam a primeira ou segunda vez que vão para um determinado lugar. Depois disso, tudo se torna uma rotina. Falo isso por experiência própria depois de ter viajado o equivalente a 20 voltas ao redor da terra ou 700 mil quilômetros de avião e visitado mais de 20 países.

B. Enquanto isso, muitas vezes, as mulheres permanecem em casa — a situação pode ser agravada se tiverem filho ou filhos — tendo que cuidar de tudo sozinhas, comer a própria comida que fazem e etc. Nesse meio tempo, muitas mulheres imaginam que seus maridos estão se divertindo à beça, comendo em finos restaurantes, e, dependendo do caso, desconfiando se os mesmos estão se mantendo leais aos votos assumidos. Não é algo incomum mulheres passarem um pente fino nas malas dos maridos quando esses retornam de viagem, à procura de algum fio de cabelo, de alguma mancha de batom e etc.

C. Minha esposa e eu conhecemos um indivíduo viajante, um verdadeiro vira-lata cuja mulher tinha todos os motivos para suspeitar que o mesmo a traía durante as viagens. E traía mesmo! E a brincadeira custava caro. Chegando à cidade de destino, ele sequer abria sua mala. Saia e comprava roupas suficientes para os dias que ia ficar fora e depois de usadas jogava as mesmas no lixo. Quando voltava de viagem sua mulher passava um pente fino na sua mala, mas nunca encontrava nada.

D. Por outro lado existem mulheres que agem assim também sem ter nenhum motivo verdadeiro. Tudo, os jantares finos, a diversão, as mulheres, são apenas fruto de sua imaginação. Mas isso prova a presença de um ciúme doentio que pode ser muito prejudicial ao casamento.

E. Muitas mulheres querem saber tudo o que o marido fez nos dias que estava fora, em que restaurantes comeu e o que comeu. Onde ele foi, com quem esteve e etc. Esse não é um relacionamento saudável para um casamento. Marido nenhum gosta de prestar para a mulher o relatório de suas atividades, quando esteve fora de casa. Geralmente ele está cansado e quer apenas um pouco de sossego. Uma atitude como essa que descrevemos, por parte da mulher, faz o marido desanimar até de tentar fazer algo pela e com a esposa para compensar os dias de ausência.

F. Muitas vezes, o marido volta de viagem tão frustrado quanto a esposa se encontra, e isso pode ser uma situação, potencialmente, explosiva. Você, mulher, pense em como você reage quando seu marido sai numa pequena viagem — 1 ou 2 dias — numa longa viagem — de um mês ou mais — se sente apenas saudades ou tem ciúmes dele, por causa, na maioria da vezes, de tuas próprias fantasias. Tal condição representa uma incompatibilidade básica de interesse. A única solução para essa situação não é perguntar: Como minhas necessidades são satisfeitas? Mas perguntar: Como posso satisfazer as necessidades do meu companheiro (a) de casamento? Os dois precisam fazer essas perguntas. Uma boa forma de lidar com essa incompatibilidade é participar de um encontro de casais, onde todos enfrentam os mesmos tipos de problema — ninguém é melhor nem pior do ninguém — e o assunto pode ser tratado abertamente. Por algum motivo, os homens são sempre mais resistentes a procurar ajuda, até que as paredes tenham começado a desabar, momento que pode ser tarde demais!


G. O ciúme e um sentimento desordenado de posse constituem uma verdadeira cilada para todas as esposas. Aprenda o mais depressa possível que tanto seu marido — ele é seu companheiro — como seus filhos — eles são apenas os melhores hóspedes que teremos — não PERTENCEM A VOCÊ. Todos são criaturas de Deus, cada uma formada para glorificar o Criador e não para serem controlados por ninguém, de forma doentia. Existem mulheres que têm ciúmes não apenas do trabalho do marido — como se fosse outra mulher! — mas também da escola dos próprios filhos — como se estivessem querendo ocupar o lugar delas. Existem mulheres que também não gostam de ver seus maridos saindo com amigos. Mas elas não entendem que existem certas coisas que o marido só pode fazer com amigos — jogar futebol, tomar uma cerveja, jogar conversa fora etc. — e se for tolhido nisso, ela só vai arranjar encrencas e não atingir nenhum dos objetivos que almeja alcançar.

Continua...

ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002
034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos    

Nenhum comentário:

Postar um comentário