segunda-feira, 14 de julho de 2014

VIVER É CRISTO



Texto: Filipenses 1:12—14, 19—26
Introdução.

A. No nordeste da Grécia existia uma cidade chamada Filipos. 


B. Filipos, que era κολωνία kolonía — colônia romana e a cidade mais importante da região — 
Atos 16:11—12 
11 Tendo, pois, navegado de Trôade, seguimos em direitura a Samotrácia, no dia seguinte, a Neápolis 
12 e dali, a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade, permanecemos alguns dias.    

Júlio César 
C. Havia vários tipos de colônias romanas, mas aquele que nos interessa nesse contexto é o modelo fundado na Itália, nos dias de Lucius Cornelius Sula, primeiro ditador da república entre 82 a 79 a.C. Essas colônias foram fundadas como uma maneira de garantir terras para os veteranos do exército que estavam se aposentando, aos quais também era permitido reter a cidadania romana. Esse privilégio foi apropriado por Júlio César e pelos imperadores que se seguiram, mediante o qual estabeleceram colônias militares nas províncias. 


Imperador Otávio Augusto 
Filipos era uma colônia desse último tipo, que havia sido, parcialmente organizada, depois da grande batalha de 42 a.C. que aconteceu na planície próxima, entre Brutus – Decimus Junius Brutus Albinus – e Cassius – Caius Cassius – os vencedores da falida república de um lado e Otávio - Gaius Julius Caesar Octavianus – e Marco Antônio - Marcus Antonius – do outro. Foi Otávio, mais tarde auto cognominado “Augusto”, quem a estabeleceu como colônia plena, depois da batalha de Actium em 31 a.C., onde Otávio, ao vencer Marco Antônio, tornou-se o único soberano do mundo romano. 


Batalha de Actium 
Os gregos chamavam a cidade, originalmente, de Crenides. Felipe II da Macedônia, pai de Alexandre, o grande, rebatizou a cidade em sua própria homenagem, chamando-a de Filipos. Dos romanos recebeu o nome de Colonia Augusta de Filipos. A cidade recebeu o Ius Italicum, mediante o qual cidades provinciais adquiriam o mesmo status das cidades italianas, que podiam manter administração pública própria e estavam isentas de impostos e taxas.     
 D. Foi nessa cidade que o Evangelho foi pregado pela primeira vez na Europa.
E. A vida de toda igreja cristã pode ser resumida na seguinte afirmação: 
1 Coríntios 6:3 
Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 
Hoje queremos falar do mais importante desses três: DEUS. 
F. Quando Paulo escreveu essa epístola ele estava preso em Roma, mas independente de sua condição de prisioneiro ele vivia uma vida de plenitude, pois para ele

O VIVER É CRISTO

I. A Prisão Não é Verdadeiro Impedimento 
A. Enquanto estava preso em Roma, Paulo recebeu a visita de Epafrodito, enviado pela igreja em Filipos. 
B. A igreja em Filipos foi fundada por Paulo durante sua segunda viagem missionária — ver Atos 16:11—40.   
C. Pela carta que Paulo escreveu nos podemos ver que ele amava muito, muito mesmo, aqueles irmãos. Certamente foi a igreja que menos “dor de cabeça” deu ao apóstolo. 
1. Agora, doze anos depois, Paulo estava preso em Roma lutando por sua vida. 
2. Naqueles anos todos a igreja em Filipos havia cooperado financeiramente com Paulo mais que qualquer outra igreja, e se tornou o modelo de contribuição no Novo Testamento — 
2 Coríntios 8:1—5 
1  Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; 
2  porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 
3  Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, 
4  pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. 
5  E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;  
3. A igreja em Filipos amava Paulo e o tinha em alta estima. 
4. Quando souberam que ele estava preso por causa do evangelho, eles não se dissociaram dele tentando salvar seus próprios pescoços. Muito pelo contrário, eles se alinharam com ele enviando Epafrodito com mais uma oferta para ajudar em seu sustento.  

II. Más Notícias Devem Ser Colocadas Sob a Perspectiva Certa. 
A. Epafrodito informa Paulo que em Filipos existem inimigos da Cruz que estão ameaçando a vida da Igreja. 
B. Além disso, eles ouviram que Paulo estava na prisão e não tinham certeza se algum dia ele poderia voltar para ajudá-los. 
C. Os cristãos em Filipos estavam muito desanimados diante dessas duas perspectivas:
1. O ataque dos inimigos em Filipos. 
2. A possibilidade da morte do apóstolo Paulo em Roma. 
D. O que aconteceria com o Evangelho de Cristo se essas duas possibilidades prevalecessem? 
C. Para responder a esse questionamento é que Paulo escreve a Epístola aos Filipenses.

III. O Evangelho é Maior do Que Qualquer Outra Coisa – Filipenses 1:12—14. 

A. O que é que Paulo está enfatizando nesses versos? 
1. Não se preocupem com o Evangelho e muito menos comigo. 
2. Pouco importa se eu vou sair da prisão e até mesmo se vou continuar vivo. 
3. O que importa é que Cristo continue a ser pregado. 
4. Então, é necessário que o amor de vocês esteja bem focalizado em Cristo — 
Lucas 11:34 
São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. 
e não em Paulo. 
5. É Cristo quem precisa ser honrado em todo o tempo, e quando isso acontece eu fico muito, mas muito contente mesmo — 
Filipenses 1:18 
Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.

IV. O Verdadeiro Interesse do Apóstolo Paulo — Filipenses 1:19—26.
A. Não é difícil percebermos por esses versículos que o interesse maior de Paulo era um só: que em todas as coisas Cristo possa ser ENGRANDECIDO, GLORIFICADO E HONRADO. 
1. Em Nada Serei Envergonhado – verso 20a. 
a. Todos nós sabemos o significado da palavra vergonha. É aquele sentimento que experimentamos quando não alcançamos o que se espera de nós diante das pessoas das quais desejamos a aprovação. 
b. Qual é a alternativa para não sentir vergonha? É agir de forma correta e honesta, é viver no nível da expectativa. O oposto de ser envergonhado é ser honrado. 
c. Mas Paulo não estava preocupado em ser honrado. Ele era, realmente, uma pessoa incomum. E nós como cristãos devemos ser incomuns também! 
d. Para Paulo, não ser envergonhado, não significava ser honrado e sim que Cristo pudesse ser engrandecido – verso 20. 
e. Aquilo que você ama, determina o que faz você sentir vergonha. 
i. Se sua prioridade é receber louvor dos homens, você se sente mal quando isso não acontece. 
ii. Mas se sua prioridade é que os homens louvem a Jesus Cristo por causa da sua vida, você sentirá vergonha quando eles diminuem Cristo por causa de você. 
f. Paulo amava a Cristo como poucas pessoas o tem amado — 
Filipenses 3:8 
Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. 
g. Porque Paulo centrava sua vida em Cristo ele desejava atrair outras pessoas para fazerem o mesmo. 
h. Paulo queria engrandecer Cristo em todas as coisas e queria atrair outros para esse mesmo propósito. O Que é engrandecer a Cristo? É mostrar para as pessoas a grandeza do valor que Cristo possui.  
  
V. A Morte Não Representa Nenhum Tipo de Ameaça — verso 20b.
A. Em um momento de fraqueza a igreja em Filipos pode ter pensado: 
1. Paulo, existe uma espada pendendo sobre tua cabeça agora. 
2. Uma sentença de morte te aguarda. 
3. Onde fica o valor de Cristo agora? 
B. A resposta de Paulo é: Em nada serei envergonhado, pelo contrário, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida quer pela morte. 
C. A morte só é uma ameaça quando ela frustra nossos alvos, especialmente nossos maiores alvos. Quando ameaça nos tirar o que valorizamos mais. 
D. Paulo valorizava Cristo mais do que tudo. Por esse motivo não via a morte como algo frustrante e sim como uma possibilidade também de alcançar seu alvo supremo: que Cristo pudesse ser engrandecido. Vida ou morte, para Paulo as duas possibilidades podiam ser usadas para engrandecer a Cristo. Pouco importava qual o Senhor lhe concederia.

VI.  Morrer é Lucro — versos 21 e 23.
A. Deus, em sua infinita sabedoria, permitiu que Pedro e Paulo estivessem juntos em algumas ocasiões. 
B. Eles certamente devem ter falado dos seus encontros com o Senhor e Pedro deve ter contado a Paulo o que está registrado em
João 21:18—19 
18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. 
19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me. 
C. Note que glorificar a Cristo é sinônimo de engrandecer a Cristo. Imagino que quando eles se despediram, disseram um para o outro: irmão, nós iremos glorificar ou engrandecer a Cristo mesmo que seja necessário até mesmo morrer para que isso aconteça. Essa é comunhão que devemos buscar. É a comunhão pela qual eu anseio de modo permanente. 
D. De que maneira posso magnificar Cristo pela minha morte? Paulo explica no verso 23. Melhor? Melhor do que o quê? Melhor do que qualquer coisa, melhor do que tudo! 
E. Nós glorificamos a Cristo em nossas mortes quando acreditamos que a comunhão com Jesus no céu é melhor e deve ser preferida sobre qualquer pessoa, qualquer coisa ou qualquer situação sobre a terra — 
Mateus 10:37 
Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim 
F. Quando chegar a hora em que tudo dessa vida nos será tirado, com exceção da pessoa de Jesus Cristo, nós iremos engrandecer a Cristo afirmando: “EM CRISTO EU TENHO TUDO E MAIS AINDA!

VII. Viver é Cristo — versos 21—22, 24—25.
A. Pela graça de Deus, todos nós temos ainda alguns anos para viver nessa vida. Alguns de vocês têm a maior parte da suas vidas ainda pela frente. Diante disso temos que nos perguntar: Como posso engrandecer Cristo através da minha vida hoje? Ainda agora pela manhã? Pela tarde? Durante a noite? É disso que Paulo está falando quando diz: Para mim o viver é Cristo! 
B. Paulo explica o que ele quer dizer com isso, começando no verso 22: Viver para Cristo é produzir fruto para o meu trabalho. Que trabalho era esse? 
C. Ele esclarece no verso 24: por vossa causa. Paulo não estava preocupado com ele mesmo. Como Cristo ele vivia para servir outros. Esse serviço tinha um alvo específico. Qual? 
D. Paulo diz no verso 25: vosso progresso e gozo da fé. É assim que engrandecemos a Cristo em nossas vidas: servindo os irmãos para que progridam na vida da fé.

VIII. É a vida de Fé que Engrandece a Cristo — versos 25—26.
A. O Que é fé? Fé é uma decisão. É a decisão de acreditar em Deus e Sua Palavra independente das circunstâncias ao nosso redor.
B. Note que para Paulo as expressões “viver é Cristo” e “viver para o vosso progresso e gozo da fé” são, de fato sinônimas. As duas implicam confiança em alguém: em Cristo. 
C. A vida de fé é a vida que mais engrandece Cristo. E essa vida é caracterizada por gozo ou alegria verdadeira. Fé verdadeira produz alegria verdadeira. É como quando Davi disse: Porque creio que o Senhor é meu pastor então, eu sei que nada me faltará! – Salmo 23.1. 
D. A conclusão não poderia ser outra senão a do verso 26: o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus. Ou seja, de exultarem com alegria indescritível — 
Romanos 15:13 
E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. 
Alegria verdadeira procede da confiança que depositamos em Cristo e suas promessas — 
2 Coríntios 1:24 
Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto, pela fé, já estais firmados. 
Conclusão:

1. Eu quero amar a Cristo de todo o meu coração e com todas as minhas forças. Quero viver e morrer de um modo tal que minha vida e morte sejam uma proclamação permanente de que Jesus Cristo é digno de toda a nossa confiança.

2. Quero viver de um modo tal que meu alvo seja produzir a alegria de Deus na vida das pessoas. Ensinar o valor da verdadeira fé e dependência em Deus e em Jesus. Muitos se especializam em viver de um modo tal que tudo o que fazem é azedar a vida das pessoas ao redor. Deus tenha misericórdia dessas pessoas.

3. Uma vez que a verdadeira alegria procede da fé, e a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus, é meu desejo e alegria despertar em todos os leitores a verdadeira fé, de tal maneira que o gozo de Cristo esteja em vocês e o vosso gozo seja completo —

João 15:11

Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário