quarta-feira, 28 de maio de 2014

A VIDA DE DAVI — SERMÃO 008 - DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 4


Resultado de imagem para derrubando gigantes
Esse artigo é parte da série "Exposição da Vida de Davi" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.


Texto: 1 Samuel 17

A VIDA DE DAVI

SERMÃO 008 – DERRUBANDO OS GIGANTES EM TUA VIDA — PARTE 4

Texto: 1 Samuel 17
Introdução.

A. Nas três últimas mensagens nós temos falando da luta de Davi contra Golias, e estamos usando os ensinamentos bíblicos acerca dessa narrativa para aprender como podemos derrubar os gigantes em nossas vidas, especialmente o gigante do pecado.

B. Hoje nós queremos falar da segunda parte de como nossa fé precisa estar arraigada em Deus. 
1. Na mensagem passada nós vimos que o primeiro aspecto dessa verdade é que: NOSSA FÉ PRECISA ESTAR BEM ARRAIGADA NUMA SÓLIDA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM DEUS.

2. A segunda parte, que iremos ver hoje, nos ensina que precisamos TER UMA FÉ NO PRÓPRIO DEUS VIVO E NÃO EM MÉTODOS HUMANOS.

C. Vamos então avançar e falar que nós precisamos

TER UMA FÉ NO PRÓPRIO DEUS VIVO E NÃO EM MÉTODOS HUMANOS

I. Os Conceitos Errados de Saul.

A. Como já falamos na mensagem passada, Saul era um crente cultural. Ele gostava da religião, mas desconhecia um relacionamento pessoal com Deus, como o que Davi desfrutava. 
B. Ao contrário de Saul, a Fé de Davi estava apoiada no Deus vivo e não em algum tipo de estratagema humano. 
C. Saul despediu-se de Davi dizendo: “Vai-te e o Senhor seja contigo”. Mas a hipocrisia e a covardia de Saul, não pararam por aí. Depois de despedir Davi, Saul tomou providências humanas para garantir, de alguma maneira, que Davi poderia vencer o gigante filisteu. 
D. Nos lemos em 
1 Samuel 17:38—39 
Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

E. Essa é forma de agir do crente cultural. Ele diz que confia em Deus, mas tomas todas as providências da perspectiva humana para resolver uma situação difícil — o gigante. 
F. Mas Saul não está sozinho nessa situação, pois existem milhões de crentes culturais dentro das igrejas. Esses crentes imaginam que podem lutar e vencer os gigantes em suas vidas usando as últimas técnicas psicológicas, das ciências sociais e etc. É por isso que eles são tão atraídos por aquilo que chamamos de evangelho de auto-ajuda que está sendo pregado hoje na maioria das igrejas. 
G. Muitos crentes hoje em dia enfrentam gigantes em suas vidas, especialmente o pecado, sem seguir a orientação bíblica para tais procedimentos. Mas em vez de se voltarem para Deus onde podem encontrar tudo o que precisam, eles se voltam para a sabedoria humana, misturada com alguns versículos bíblicos para fazer tudo soar muito espiritual e bonitinho.

II. A Atitude Correta de Davi. 
A. Já vimos como Davi foi vestido com a armadura, a couraça, o capacete e a espada de Saul — 1 Samuel 17:39—39. Agora note a cena cômica que tudo isso representou. Davi era apenas um adolescente e Saul, além de ser homem adulto, era um indivíduo alto, para os padrões dos judeus daqueles dias. Então, nós lemos o seguinte em 
1 Samuel 17:39b 
Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 
B. O que foi que Davi fez com os elementos humanos que Saul queria impor sobre ele: Davi tirou aquilo de sobre si. 
C. É isso que nós precisamos aprender a fazer quando confiamos em Deus. Nós precisamos nos livrar de todos os recursos, técnicas e métodos humanos para que nossa confiança esteja apenas em Deus. Às vezes temos até que abrir mão de algumas amizades humanas, porque as mesmas se tornaram em verdadeiros fardos insuportáveis. Pessoas mentirosas, mal intencionadas e etc., precisam ser deixadas de lado. 

III. O Método Correto de Davi 
A. Davi tinha uma estratégia. E parte da sua estratégia era usar elementos simples e comuns da vida do dia a dia. Nós lemos acerca disso em 
1 Samuel 17:40 
Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu. 
B. Note que o método de Davi é algo perfeitamente adaptado com sua fé em Deus, com a glória e poder do Deus Vivo e Verdadeiro. Não há nada em Davi que pudesse fazê-lo, realmente, confiar em si mesmo os nas coisas que transportava. 
C. Se você tem alguma dúvida em quem Davi realmente confiava — no cajado, nas pedras, na sua funda — ou no Deus Vivo, deixe que ele mesmo te diga em quem ele confiava: 
1 Samuel 17:45—47 
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.  Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.  Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos. 
D. Davi não engrandeceu suas habilidades nem suas armas. Ele engrandeceu o Senhor — 
1 Samuel 17:45 
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 
E. Eu quase posso ver Davi se dirigir a todo o exército de israelitas, homens sem fé e covardes, ao proferir as palavras de — 
1 Samuel 17:47 
Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.
Conclusão:

1. Uma grande verdade que precisamos aprender é que só podemos adorar Deus de verdade se seguirmos as formas estabelecidas pelo próprio Deus.

2. Por outro lado, também é verdade, que só podemos vencer os gigantes em nossas vidas, especialmente o gigante do pecado, se seguirmos as direções que Deus nos dá em sua Palavra para tais procedimentos.

3. Olhando a decisão de Davi, nós aprendemos que para obter vitórias espirituais, nós precisamos de Deus e não de lanças e espadas — 1 Samuel 17:45.

4. Eu quero deixar claro que não existe nada errado com métodos e formas, enquanto sua fé estiver plenamente ancorada no Deus Todos Poderoso, no Deus Vivo e Verdadeiro.

5. Quando você confia em métodos humanos, esquemas mirabolantes e outras bobagens desse tipo, você será arrastado para longe de Deus, de Seu poder e Glória.

6. A única maneira garantida de derrubar um gigante em tua vida não está no último lançamento de auto-ajuda e sim na confiança absoluta e genuína em Deus apenas.

7. A verdadeira fé sempre honra Deus e não os métodos nem as habilidades humanas. E Deus irá sempre honrar a verdadeira fé e nunca métodos e habilidades humanas —

Salmos 33:12—22

12 Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança.

13 O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens;

14 do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra,

15 ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.

16 Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente.

17 O cavalo não garante vitória; a despeito de sua grande força, a ninguém pode livrar.

18 Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,

19 para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.

20 Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo.

21 Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome.

22 Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti esperamos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA DE DAVI
001— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 1
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/10/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
002— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 2
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/11/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 003— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 3
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/12/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
 004— Um Homem Segundo o Coração de Deus — Parte 4
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/01/a-vida-de-davi-um-homem-segundo-o.html
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário