sexta-feira, 4 de abril de 2014

EFÉSIOS - SERMÃO 003 – A BÊNÇÃO DA NOSSA ESCOLHA POR DEUS - EFÉSIOS 1:4—6




Esse esboço de sermão é parte da série "Exposição da Epístola aos Efésios" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa exposição, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para outros estudos dessa série.

EXPOSIÇÃO DA EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS

SERMÃO 003 – A BÊNÇÃO DA NOSSA ESCOLHA POR DEUS

EFÉSIOS 1:4—6
Introdução.

A. Como vimos anteriormente, Deus nos têm abençoado com toda sorte de bênção espiritual. Esta bênção é multifacetada e inclui bênçãos do passado, do presente e do futuro. Ver mensagem anterior em:


B. Hoje queremos começar a nos concentrar na análise das bênçãos que Deus nos concedeu no passado remoto.

C. Paulo nos diz que, Deus, antes que o mundo existisse, já havia iniciado a derramar suas bênçãos sobre nós.

D. Vamos ver no que consistiam estas bênçãos.

I. Nossa Escolha ou Eleição, Predestinação e Adoção.

A. A nossa eleição ou escolha da parte de Deus é descrita de forma sucinta e direta. Paulo nos diz que “antes da fundação do mundo”, Deus formou um propósito a nosso respeito. E este propósito consistia de: escolha, predestinação e adoção.

B. Mas note como este propósito está diretamente vinculado à pessoa do Senhor Jesus: “nos escolheu, nEle”.

C. Na mente de Deus, nós, os escolhidos, e Jesus, estávamos perfeitamente unidos.

D. Essas verdades implicam, necessariamente, que:

1. Nossa eleição não tem nada a ver com algum tipo de mérito da nossa parte. Note como fomos eleitos PARA SERMOS santos e irrepreensíveis perante Ele, e não porque somos santos e irrepreensíveis.

2. Nossa eleição tem tudo a ver com a graça – favor imerecido – de Deus derramada a nosso favor.

E. A mesma verdade é repetida quando Paulo diz que Deus: “nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo”.

F. Novamente Paulo insiste que nossa predestinação e adoção são através de Cristo e decorrem da graça de Deus nos ser concedida, graciosamente, no Amado.

II. O Ensinamento Acerca da Nossa Escolha ou Eleição é Revelação Divina.

A. Essas palavras, como as encontramos em Efésios 1:4—6, devem ser suficientes para nós e devemos sempre ter muito cuidado com todos aqueles que querem sistematizar demais estas verdades!

Efésios 1:4—6

4 Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

5 Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6 Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.

B. Algumas pessoas tolas e desinformadas acham e até ensinam que as verdades acerca da nossa escolha ou eleição, da parte de Deus, foram inventadas por Agostinho de Hipona ou por João Calvino de Genebra.

C. Mas, na realidade este é um ensinamento muito bem fundamentado na Bíblia. No Antigo Testamento nós já podemos ler como Deus escolheu o povo de Israel —

 Deuteronômio 7:6—8

6 Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.

7 Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,

8 as porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.

D. Do mesmo modo, Deus está formando, em nossos dias, uma comunidade internacional de pessoas às quais ele chama de “santos”. Estas pessoas são descritas pelo apóstolo Pedro da seguinte maneira: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia — 1 Pedro 2:9—10.

E. Assim não devemos rejeitar nem desprezar a revelação divina acerca da nossa eleição, como se fosse invencionice humana, mesmo que não consigamos entendê-la plenamente. Pelo contrário devemos aceitá-la com humildade e gratidão em nossos corações.

F. Calvino pregou 48 sermões em Efésios do púlpito da Igreja de São Pedro em Genebra, na Suíça, começando no dia 1º de Maio de 1558. Estas são suas próprias palavras: “Apesar do fato de que nós não podemos entender, seja por meio de argumento ou pela razão, como foi, exatamente, que Deus nos elegeu antes da fundação do mundo, ainda assim nós podemos saber esta verdade porque ela nos está revelada na Palavra de Deus”.      

III. O Ensinamento Acerca da Nossa Escolha Deve nos Incentivar a uma Vida de Santidade.

A. Muitos há que julgam o ensinamento bíblico acerca da nossa eleição como uma desculpa ou incentivo para pecar. Eles pensam: “Sou escolhido, estou na igreja certa, posso viver como quiser”. Este tipo de raciocínio reflete um coração não regenerado. O verdadeiro crente deseja viver uma vida de santidade.

B. A Bíblia não deixa nenhuma dúvida: fomos escolhidos PARA SERMOS SANTOS E IRREPREENSÍVEIS.

C. É assim que Deus deseja nos apresentar diante da Sua pessoa: santos, irrepreensíveis, sem mácula, sem ruga, sem defeito e inculpáveis – ver Efésios 1:4; 5:27 e Colossenses 1:22.

D. A vida de verdadeira santidade é a única prova que podemos ter e fornecer acerca da nossa escolha ou eleição!

IV. O Ensinamento Acerca da Nossa Escolha ou Eleição Deve nos Conduzir à Verdadeira Humildade.

A. Pessoas que não têm fé – ateus – e pessoas de outras confissões, costumam dizer que é muita arrogância e pretensão alguém se achar escolhido ou eleito por Deus. E isto seria mesmo verdadeiro se nós atribuíssemos nossa eleição a algum mérito da nossa parte.

B. A verdade é que, no ensinamento bíblico acerca da nossa eleição, não existe espaço para nada que possamos fazer. Somos eleitos porque Deus nos ama. Não há nada que possamos ter feito, até porque, quando Deus nos escolheu, nem o mundo havia sido criado ainda.

C. Quando lemos Efésios 1:3—14 nós podemos perceber que o mesmo fala acerca da: GRAÇA DE DEUS, AMOR DE DEUS, VONTADE DE DEUS, PROPÓSITO DE DEUS E ESCOLHA DE DEUS!

D. Como disse Calvino: “A eleição ou escolha divina é gratuita e detona e aniquila, por completo, qualquer valor que as boas obras ou virtudes humanas possam possuir”.

Conclusão:

1. A Doutrina ou Ensino acerca da nossa escolha ou eleição da parte de Deus é parte da revelação bíblica, concedida a todos os crentes, e não devemos aceitar que a mesma seja caracterizada como invenção humana.  

2. Quando a Bíblia fala acerca da nossa escolha ou eleição da parte de Deus, deixa bem claro que:

a. Esta é uma escolha feita por Deus, como um Pai de amor que Ele é, e foi feita “antes da fundação do mundo”. É uma escolha livre e completamente baseada no amor.

b. Além disso, é uma escolha feita em ou através de Jesus Cristo, a quem a Bíblia chama de: o “Amado”, por excelência, do Pai. Novamente esta é uma escolha baseada no amor ou no Amado. 

c. É uma escolha que resulta no derramar da graça de Deus, gratuitamente, sobre nossas vidas. Não existe mérito nenhum da nossa parte em todo este processo. Deus nos escolhe porque ele nos ama.

d. Não existe nada que nós possamos fazer para merecer esta escolha da parte de Deus. Ele nos escolhe, exclusivamente porque nos ama, tal como somos.

3. Nossa escolha ou eleição, todavia, tem profundas implicações para a nossa vida no dia a dia.

a. A Bíblia deixa claro que fomos escolhidos para viver vidas “santas e irrepreensíveis”. Quem pensa que pode viver uma vida de pecado, ainda não possui um coração regenerado.

b. Não podemos nunca nos orgulhar da nossa eleição como se a mesma fosse resultado de algo que Deus viu em nós. Deus nos escolheu porque Ele nos ama.

c. Nossa escolha, da parte de Deus, deve nos ajudar a manter, sempre, um coração humilde e agradecido.

4. Você que está aí, agora mesmo, pensando em todos os problemas que tem pela frente, para enfrentar, lembre-se que o mesmo Deus que te amou, antes de você nascer, continua te amando e ele tem prometido cuidar de você. E mais uma coisa: Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel - Hebreus 10:23.

5. Que o mesmo Deus, que nos abençoou tão ricamente no passado, antes da fundação do mundo até, possa continuar a nos abençoar hoje.

OUTRAS MENSAGENS DA SÉRIE NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

ALGUNS ASPECTOS DAS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO COMO APRESENTADAS EM EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:1—2 — SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 1:3—14 — SERMÃO 002 — TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL

EFÉSIOS 1:4—6 — SERMÃO 003 —A BÊNÇÃO DA NOSSA ELEIÇÃO POR DEUS

EFÉSIOS 1:7—8 — SERMÃO 004 —A BÊNÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO

EFÉSIOS 1:9—10 — SERMÃO 005 —A BÊNÇÃO DA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS COISAS EM CRISTO

EFÉSIOS 1:11—14 — SERMÃO 006 — A BÊNÇÃO DE DEUS EM PERSPECTIVA

EFÉSIOS 1:15—16— SERMÃO OO7 — A IMPORTÂNCIA DA FÉ E DO AMOR

EFÉSIOS 1:16—17 — SERMÃO OO8 — A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO OO9 — A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO EM NOSSAS VIDAS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O10 — A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS

EFÉSIOS 1:18—21 — SERMÃO O11 — A SUPREMA RIQUEZA DO SEU PODER

EFÉSIOS 1:22—23 — SERMÃO O12 — A IGREJA E CRISTO COMO PLENITUDE

EFÉSIOS 2:1—3 — SERMÃO O13 — A CONDIÇÃO DO SER HUMANO SEM DEUS

EFÉSIOS 2:4—10 — SERMÃO 014 — A CONDIÇÃO HUMANA  PELA GRAÇA DE DEUS

O QUE DEUS FEZ POR NÓS — SALVAÇÃO

PARA O QUE DEUS NOS SALVOU?

EFÉSIOS 2:11—12 — SERMÃO 015 — NOSSA PRECÁRIA CONDIÇÃO ANTES DE CRISTO VIR AO MUNDO

A VERDADEIRA CIRCUNCISÃO E O VERDADEIRO BATISMO

EFÉSIOS 2:13—18 — SERMÃO 016 — NOSSA NOVA CONDIÇÃO “EM CRISTO”

EFÉSIOS 2:19—22 — SERMÃO 017 — A IGREJA COMO CIDADÃOS, FAMÍLIA E TEMPLO

EFÉSIOS 3:1—7 — SERMÃO 018 — A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

EFÉSIOS 3:8—13 — SERMÃO 019 — PAULO COMO INSTRUMENTO DE DEUS

EFÉSIOS 3:1—13 — SERMÃO 020 — A RELEVÂNCIA DA IGREJA

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 021 — A PATERNIDADE DE DEUS AO QUAL ORAMOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 022 — A ORAÇÃO DE PAULO A FAVOR DOS EFÉSIOS

EFÉSIOS 3:14—21 — SERMÃO 023 — A GLÓRIA DEVIDA A DEUS

EFÉSIOS 4:1—3 — SERMÃO 024 — A UNIDADE DA IGREJA

EFÉSIOS 4:4—6 — SERMÃO 025 — A IGREJA É UNA PORQUE DEUS É UM

EFÉSIOS 4:7—10 — SERMÃO 026 — UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE



EFÉSIOS 4:11 — SERMÃO 027 — OS DONS DE EDIFICAÇÃO DA IGREJA

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário