terça-feira, 18 de março de 2014

ATOS DOS APÓSTOLOS — SERMÃO 003 - Atos 1:1—5 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR



Esse material é parte de uma série de mensagens pregadas no Livro dos Atos dos Apóstolos. As mensagens cobrem todos os 28 capítulos do Livro de Atos e no final de cada mensagem, você poderá encontrar links para outras mensagens.

ATOS DOS APÓSTOLOS
SERMÃO 003 – A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR
Texto: Atos 1:1—5
Introdução.

A. Os documentos históricos que temos no Novo Testamento — Evangelhos e os Atos dos Apóstolos – são livros anônimos e, geralmente, sem títulos.
B. Existem algumas coisas nas nossas Bíblias que foram introduzidas por nós mesmos, com a intenção de facilitar nosso acesso a determinadas porções das Escrituras. Entre essas introduções nós podemos apresentar as seguintes:
1. A colocação de números de páginas e índices.
2. A separação entre Antigo e Novo Testamento.
3. A introdução de títulos nos livros. Os judeus usavam a primeira palavra ou as primeiras palavras do livro como o “nome” do mesmo. Assim, eles chamavam...
a.O Gênesis de בְּרֵאשִׁית Bereshit — No Princípio.
b. O Êxodo de וְאֵלֶּה שְׁמוֹת veelleh shemot — São esses os nomes.
c. O levítico de וַיִּקְרָא veyyiqera – Chamou. E etc.
4. A divisão em capítulos surgiu no século XIII. Não existe consenso acerca de quem foi o autor dessa divisão. Dois autores são apontados:
a. Cardeal Hugo de São Caro — morto em 1248.
b. Stephen Langton, Arcebispo de Cantuária — morto em 1227.
c. Como eles eram católicos romanos, a primeira bíblia a adotar a divisão por capítulos foi a Vulgata Latina.
d. Rabi Nathan adotou essa mesma divisão e a introduziu, por volta de 1440, no texto hebraico da Bíblia. 
e. A introdução de versículos apareceu, pela primeira vez, em uma edição do Novo Testamento em grego, publicada em 1551. E pela primeira vez na Vulgata Latina, englobando tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, em uma edição datada de 1558. Seu autor foi Robert Estiene.
f. A introdução de divisões no corpo dos capítulos.
g. A introdução de parágrafos marcados por uma letra inicial em negrito.
h. A introdução de referências cruzadas.
i. A introdução de notas explicativas.
j. A introdução de mapas.
h. Etc.
5. Seria o título “Atos dos Apóstolos”, como encontramos em nossas Bíblias na versão de Almeida Revista e Atualizada no Brasil, o mais apropriado?
6. Para nos ajudar nessa definição, precisamos entender de que maneira os dois volumes escritos por Lucas se relacionam e como é...
A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR PARA ESSE AQUI
I. Entendendo os Dois Volumes Escritos por Lucas – Atos 1:1
A. A primeira preocupação de Lucas é garantir que seus leitores reconheçam que esse segundo volume, representa uma CONTINUIDADE da narrativa acerca de Jesus, contida no primeiro volume — o Evangelho de Lucas.
B. Sua preocupação acerca da continuidade é motivada por seu interesse TEOLÓGICO, acima de tudo.
C. O leitor precisa entender que a história narrada aqui não pode ser, de nenhuma maneira, separada do que veio antes. A incapacidade de entender essa verdade irá sempre resultar em uma compreensão equivocada do texto do segundo volume, e não são poucos que tiram conclusões baseadas no segundo volume que não têm nada a ver com os ensinamentos do primeiro volume.
D. Um dos erros mais comuns é representado pela interpretação que acredita numa dicotomia entre esses dois volumes. De acordo com esse pessoal nos temos o seguinte quadro:
1. O Evangelho nos apresenta a vida de Jesus, desde o seu nascimento e passando por sua vida, sofrimento e morte na cruz, culminando com sua ressurreição e ascensão.
2. Os Atos tratam do nascimento de Igreja cristã e narra seus sofrimentos e perseguições desde Jerusalém até alcançar a capital do império, cerca de 30 anos mais tarde.
E. Mas essa não é, como deve ser evidente, a intenção de Lucas, pois ele mesmo nos diz, no verso um, que o contraste que ele quer apresentar não se trata da diferença entre Jesus e a Igreja e sim entre dois estágios do ministério do mesmo Jesus:
Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar — Atos 1:1.
F. O Jesus ...
1. Que ministrou entre nós, continua a ministrar a partir do céu, mediante Seu prometido Espírito Santo e através, especialmente, dos Seus Apóstolos, mediante o uso de sinais autenticadores da sua presença, e de anúncios poderosos — pregações — acerca de Sua pessoa e obra.
2. Que ascendeu aos céus inaugurou seu ministério celestial de onde continua a ministrar.
G. É o evento que chamamos de ascensão que faz a distinção entre esses ministérios de Jesus.
H. Diante disso, como podemos então chamar esse livro?
I. O título do Livro dos Atos dos Apóstolos mais antigo que temos, procede de um manuscrito do século IV onde aparece apenas o nome ΠΡΑΞΕΙΣ PRAXEIS — Atos.
J. Com o passar dos séculos muitos nomes fora sugeridos para esse livro:
1. Atos.
2. Atos dos Apóstolos.
3. Atos do Espírito Santo.
4. Atos de Jesus Cristo.
K. No final; do século XX, o autor cristão John Stott sugeriu o seguinte título: A Continuidade da Palavras e dos Atos de Jesus Através dos Seus Apóstolos, mediante a Ação do Seu Espírito Santo. Ele mesmo reconhece que esse título é muito comprido!
L. A verdade é que o mesmo Cristo que caminhou entre nós, nos prometeu, antes de subir aos céus, que estaria para sempre com seu povo, até a consumação do século — ver Mateus 28:20.
II. Entendendo o Ministério Fundacional dos Apóstolos do Senhor.
A. O Ministério dos Apóstolos é Fundacional e Único – Atos 1:1—5.
1. Como falamos é a ascensão de Jesus que faz a distinção entre Seu ministério entre nós e Seu ministério a partir dos céus — ver Atos 1:2.
2. Mas antes de partir, Jesus deixou tudo preparado para que Seu ministério pudesse continuar entre nós. Para isso ele tomou as seguintes providências com relação a seus apóstolos.
B. Os Apóstolos Foram Escolhidos Por Jesus.
1. Os doze apóstolos originais foram escolhidos pelo próprio Senhor Jesus — ver Lucas 6:13.
2. O mesmo é verdade com relação a Matias — ver Atos 1:24.

3. E também com respeito ao Apóstolo Paulo — ver Atos 9:15.
C. Jesus se Mostrou aos Apóstolos.
1. Marcos 3:14 nos diz que: Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar.
2. João 15:27 diz: E vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.
3. Esse era o critério fundamental para ser apóstolo, com exceções é claro: ter testemunhado o ministério de Jesus desde o batismo de João Batista até a ascensão do Senhor— ver Atos 1:21—22.
4. Foi a esses homens, os apóstolos, aos quais Jesus apareceu RESSUSCITADO E VIVO — Atos 1:3 — com provas incontestáveis, durante um período de quarenta dias. Durante esse período Jesus falou com eles acerca das coisas concernentes ao reino de Deus. O Reino de Deus não é algo sensacional — sinais, milagres e maravilhas — como muitos pretendem. Seu princípio fundamental é a inteligência. O método favorito usado pelo Senhor é o ensino e não o milagre.
5. Esse tipo de experiência, próxima e pessoal, com o próprio Senhor Jesus, é o catalisador que forma verdadeiros apóstolos. Dessa perspectiva, não existem apóstolos compatíveis com aqueles nos dias de hoje, nem nunca mais existiram depois que aquela primeira e única turma partiu da face do planeta. Não existe sucessão apostólica, algo tão ao gosto de certos romanos.
D. Jesus Deu uma Ordem Específica aos Apóstolos.
1. Eles deveriam aguardar em Jerusalém o cumprimento da promessa do Pai, que eles haviam ouvido dos próprios lábios de Jesus — ver Atos 1:4.
2. Essa promessa tinha a ver com a vinda do Espírito Santo em muitas capacidades.
3. Jesus prometeu, entre outras coisas, o seguinte:
a. João 14:16—18 — E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
b. João 14:25—26 — Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
c. João 15:26—27 — Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.
d. João 16:7 — Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
e. João 16:8—11 — Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
f. João 16:12—15 — Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
III. Jesus Prometeu que Eles Seriam Batizados com o Espírito Santo.
A. O Batismo com o Espírito Santo era uma promessa conhecida desde os dias de João Batista, que havia prometido que aquele que viria depois dele batizaria com “o Espírito Santo e com fogo” — ver Lucas 3:16.
B. Cristo diz aos apóstolos que eles deveriam esperar em Jerusalém, porque seriam batizados com o Espírito Santo, em poucos dias — ver Atos 1:5. Essa mesma instrução está contida em Lucas 24:49
Conclusão:

1. Hoje aprendemos que para ser um apóstolo de Jesus, era necessário:

a. Ser escolhido pelo próprio Senhor Jesus.

b. Ter acompanhado a vida de Jesus, como testemunha, desde o batismo de João até sua ascensão.

c. Ter recebido de Jesus instruções acerca do reino de Deus e aguardar o cumprimento das muitas promessas feitas acerca do Espírito Santo.   

d. De modo especial, aguardar o cumprimento da promessa acerca do Batismo com o Espírito Santo.

2. Jesus, tendo iniciado Seu ministério entre nós, pretendia dar continuidade ao mesmo a partir dos céus, para onde subiu.

3. Jesus lembra seus apóstolos que o novo caminho em que eles estavam andando, tinha se iniciado com o ministério de João Batista, que incluía o batismo em água para arrependimento.

4. Lucas também deixa claro que, de acordo com Jesus, a expansão que será narrada a seguir, só será possível mediante a vinda do Espírito Santo em muitas capacidades. Entre essas capacidades, nós podemos destacar o Batismo com o Espírito Santo.

5. O paralelo entre o Batismo de João Batista e o Batismo com o Espírito Santo aponta para o fato de que a verdadeira imersão diz respeito não tanto à água, de qualquer natureza ou forma que seja, e sim ao ato de ser imerso, completamente, no Espírito Santo de Deus.

6. Muitos cristãos anseiam pelos dias do ministério de Cristo sobre a terra. Mas a promessa de próprio Jesus é que durante seu ministério a partir do céu, coisas muito maiores deveriam ser esperadas — ver João 14:12. A verdade contida nesse verso diz respeito a mim e a você. E daí? Como iremos responder a essa afirmativa?

7. Enquanto pensamos em uma resposta apropriada, durante os próximos dias, semanas e meses até...

Que Deus abençoe a todos.

OUTRAS MENSAGENS DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

SERMÃO 001 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 002 — INTRODUÇÃO AO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS — PARTE 2 — Lucas 1:1—4 e Atos 1:1—2

SERMÃO 003 — A TRANSIÇÃO DO VOLUME ANTERIOR — Atos 1:1—5

SERMÃO 004 — A NOVA DIREÇÃO EXPLICADA — Atos 1:6—8

SERMÃO 005 — A ASCENSÃO DE JESUS — Atos 1:9—11

SERMÃO 006 — PERSEVERANDO UNÂNIMES — Atos 1:12—26

SERMÃO 007 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 001 — Atos 2:1—4

SERMÃO 008 — O DIA DO PENTECOSTES – PARTE 002 — Atos 2:5—15

SERMÃO 009 — A PROFECIA DE JOEL — Atos 2:14—21

SERMÃO 010 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 001 — Atos 2:22—36

SERMÃO 011 — O PRIMEIRO SERMÃO — PARTE 002 — Atos 2:37—41

SERMÃO 012 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47

SERMÃO 013 — A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS — Atos 2:42—47 — PARTE 002

SERMÃO 014 — A CURA DE UM PARALÍTICO DE NASCENÇA — Atos 3:1—10

SERMÃO 015 — A EXALTAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DOS HOMENS — Atos 3:11—21

SERMÃO 016 — SALVAÇÃO E REFRIGÉRIO: BÊNÇÃOS DAS DUAS VINDAS DE JESUS— Atos 3:17—21

SERMÃO 017 — JESUS CUMPRE AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO — Atos 3:22—26

SERMÃO 018 — INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES — Atos 4:1—22

SERMÃO 019 — A IGREJA ORA EM COMUNHÃO — Atos 4:23—31

SERMÃO 020 — A IGREJA VIVE EM COMUNHÃO — Atos 4:32—37

SERMÃO 021 — ANANIAS E SAFIRA — Atos 5:1—11

SERMÃO 022 — A COMUNIDADE DOS CRENTES — Atos 5:12—16
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/11/atos-512-16-sermao-021-comunidade-dos.html

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário