sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

OS DEUSES PAGÃOS E O DEUS DA BÍBLIA



Num artigo anterior do qual falamos da Epopeia de Gilgamesh. O mesmo poderá ser visto por meio desse link aqui:


Concepção Artística de Gilgamesh

A Epopeia de Gilgamesh está cheia de divindades pagãs que não se parecem em nada com o Deus verdadeiro que se revela na Bíblia. De fato eles são divindades muito distintas do Deus da Bíblia. Os deuses da Epopeia de Gilgamesh eram: rancorosos, imorais, egoístas, insignificantes, competitivos entre si, inconstantes, impacientes, fracos, covardes e enganadores. Tudo isso está muito longe do Deus da Bíblia que afirma o seguinte:

Levítico 20:7

Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.

1 Pedro 1:16

Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Santidade é uma prerrogativa exclusiva do Deus da Bíblia!

O maioral desses deuses pagão, uma entidade chamada Ea instrui Utnapishtin para mentir para seus companheiros humanos dando a eles a impressão de que os deuses iriam abençoá-los em vez de destrui-los.
Quando a tormenta desaba, os deuses ficam tão apavorados que fogem para o céu e encolhem-se como cães, arrastando-se diante da porta do Deus Anu e da deusa Istar geme como uma mulher que está dando a luz.

Depois do dilúvio, o deu Enlil fica furioso porque alguns dos seres humanos conseguiram escapar da destruição.

Por sua vez, o Deus Criador que se revela nas Escrituras é: Todo Poderoso, Onisciente, Sábio, Santo, Justo, compassivo, misericordioso e longânimo.

Êxodo 34:6—7

6 E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;

7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!

Deus é o mesmo ontem e hoje e assim será para sempre. Ele é o Deus da verdade e, por isso, fala apenas a verdade:

Salmos 31:5

Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade.

Suas promessas, chamado e dons são irrevogáveis:

Romanos 11:29

Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

Ele é o Criador, o Legislador e o supremo juiz dos seres humanos. Mas ele também é o Salvador. Ele comprou nossa salvação por meio do seu próprio sofrimento sobre a cruz e não deseja que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade salvadora em Cristo Jesus.

2 Pedro 3:9

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

A Epopeia de Gilgamesh gira em torno da busca de Gilgamesh pela vida eterna e a imortalidade. Ele buscou essa realidade de todas as maneiras, mas sempre acabou descobrindo que havia sido iludido. A Bíblia também nos fala da busca dos seres humanos pela vida eterna e a imortalidade, mas ela deixa bem claro que isso não pode nunca e em nenhuma hipótese, ser alcançado pelos esforços e méritos do próprio ser humano. Felizmente a história não termina aqui como acontece com a epopeia de Gilgamesh que teve que se contentar com a realidade de sua própria mortalidade.

A Bíblia nos diz que a salvação foi comprada por Deus, a favor dos seres humanos, e que a mesma é oferecida para nós como um presente da graça de Deus. Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e isso prova que aquilo que a Bíblia relata não tem nada a ver com mitos pagãos.

1 Timóteo 2:3—6

3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,

4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.
Concepção artística da Arca de Utnapishtin. Mito concorrente com a Revelação Bíblica

A incredulidade humana, fruto de um coração endurecido contra o Criador, não é capaz de mudar a verdade anunciada na Bíblia. Mesmo que o mundo inteiro viesse a descrer a Bíblia, isso não mudaria absolutamente nada. De fato, o contrário é verdade, pois quando observamos a incredulidade rampante e interesseira dos nossos dias, nos lembramos das palavras de Jesus que disse que sua volta seria precedida por dias semelhantes aos de Noé. Noé pregou o evangelho da salvação por 120 anos e apenas 8 pessoas tiveram fé para entrar na arca para serem salvas. Isso deve ser uma tapa bem ardido na cara daqueles que acham que, porque arrastam multidões para seus cultos vazios estão fazendo a obra de Deus. Não estão. A única coisa que estão fazendo é enganando os incautos e iludindo as pessoas simples que confundem quantidade com a ação de Deus nos corações.

Leiamos as palavras de Jesus, mais uma vez:

Lucas 17:26—29

27 Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos.

28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam.

29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.

30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.

Portanto, não se deixe enganar nem por falsos pregadores, falsos mestres e falso profetas, nem pelo fato deles arrastarem multidões para suas reuniões e terem suas igrejas transbordando de ávidos “consumidores”.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

Nenhum comentário:

Postar um comentário