segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — ESTUDO 021 - Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros



Resultado de imagem para crianças devorando comida

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará links para outros estudos dessa série.

Texto: Gálatas 5:14—15  
Introdução.

·       Nesta série de sermões nós temos, entre outras coisas, trabalhado no sentido de desmistificar um ensinamento equivocado, mas muito comum, segundo o qual se alega que a igreja primitiva não tinha problemas.

·       O que temos aprendido é que eles, como nós também, estavam sujeitos às mesmas dificuldades, limitações e pecados. Por este motivo, os autores do material que temos no Novo Testamento, inspirados pelo Espírito de Deus, se preocuparam, para o benefício da igreja primitiva e nosso também, em instruir a igreja quanto a certos cuidados necessários para o bom andamento da nossa Vida em Comum.

·       Existe no Novo Testamento uma série de mandamentos que chamamos de “mandamentos de reciprocidade”. Estes mandamentos valem, de forma indistinta, para todos os crentes e devem ser obedecidos para que a Igreja possa viver em paz e crescer.  

Ø  Já tivemos a oportunidade de falar acerca dos mandamentos de reciprocidade que enfatizam nossas relações interpessoais.
Ø  Agora estamos falando daqueles mandamentos negativos, que são os mandamentos que nos dizem o que NÃO devemos fazer uns com os outros. Entre esses, nós já falamos acerca de que:
v Não devemos julgar uns aos outros em questões secundárias.
 v Não devemos falar mal uns dos outros.
 v Não devemos murmurar uns contra os outros.

·    Infelizmente, isto não é tudo. Nós podemos escalar um pouco mais, quanto ao mal que podemos fazer uns contra os outros, por mais incrível que isto possa parecer. Como assim?

·       Imagine a seguinte cena: Minha esposa tem uma tia que mora em Águas da Prata, em uma casa no limite da cidade com a zona rural. Um dia, ela estava limpando o canteiro de flores que ela tem junto ao muro, do lado de fora da casa, quando, sem nenhum aviso, uma pequena cobra se projetou por detrás de um arbusto e fincou os dentes na mão dela. Ela chamou o esposo que veio, matou a cobra e os dois foram correndo para o hospital onde, na dúvida, os médicos resolveram aplicar antídoto para três tipos diferentes de veneno, uma vez que não conseguiam identificar, de forma precisa, o tipo de cobra que havia mordido a tia da minha esposa. A tia passa bem. A cobra morreu! 

·       Por que estou contando esta história e o que ela tem a ver com nossas relações como cristãos?

  Ora, esta história tem tudo a ver com o que estamos falando nesta série, porque esta é, exatamente a linguagem que o apóstolo Paulo usa em Gálatas 5:14—15 para nos advertir que não devemos....

Morder e devorar uns aos Outros
Porque...
Podemos acabar nos destruindo mutuamente

I. O Perigo que o Novo Testamento quer Combater.
 ·       Pode parecer algo estranho, mas a grande verdade é que este tipo de atitude é mais comum do que podemos imaginar dentro das igrejas chamadas cristãs.

·       Quando a igreja cristã perde sua característica fundamental de comunidade – comunhão onde todos são iguais – e torna-se uma instituição hierarquizada então, aqueles que detém o poder, não exitam em massacrar os que não se conformam às normas estabelecidas. Estas normas estão, normalmente, baseadas em questões secundárias. “A resistência a quaisquer tentativas de inovação, resistência esta que se legitima através da sacralização das formas de pensamento e comportamento herdadas do passado, e que se torna efetiva pelo estabelecimento de mecanismos institucionais de controle que se encarregam de eliminar as formas desviantes de pensamento e comportamento” – Rubem Alves em “Protestantismo e Repressão. Editora Ática, São Paulo, 1982.”

·        É uma pena que discordâncias acerca de questões doutrinárias e políticas adotadas pela comunidade, além de questões de conduta sejam transformadas em terríveis batalhas entre as pessoas.

·       Quando isto acontece, nós deixamos de atacar o pecado em nossas vidas para atacarmos, de forma violenta como as serpentes, uns aos outros.

·       A advertência do apóstolo Paulo tinha a ver com o perigo percebido diante desta prática que, além de destruir o amor e a unidade podia, eventualmente, conduzir à própria dissolução da comunidade.

·       O problema que existia naqueles dias nas igrejas da Galácia, é que alguns irmãos estavam ensinando que além de crer em Cristo era necessário que os crentes fossem circuncidados e que guardassem a lei de Moisés. E estes ensinamentos errados, diga-se de passagem, estavam criando uma celeuma que chegava à beira das raias da violência entre os irmãos.

·       Por este motivo Paulo escreve...

II. O Mandamento e Suas Implicações.
 A. O Mandamento e Sua Definição
 Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos – Gálatas 5:14—15.
 Morder e devorar uns aos outros é demonstrar hostilidade e má vontade contra outro membro, através de ataques a sua pessoa, caráter, valor, motivos, crenças ou ações, visando estabelecer uma vantagem ou superioridade sobre aquele que está sendo atacado.
 B. Implicações deste Mandamento.
 ·       Este mandamento que nos exorta a não morder e devorar uns aos outros tem as seguintes implicações:

Ø  Como crentes devemos evitar disputas e desavenças, tanto quanto possível. Mas quando tivermos que enfrentar uma situação como estas, de legítima desavença, algumas muito sérias até, não podemos permitir que as mesmas sejam usadas como desculpa para alimentarmos hostilidade pessoais.
Ø  Diante de tais circunstâncias devemos trabalhar no sentido de preservar a atmosfera de mútuo amor e submissão buscando solucionar as diferenças pelos ensinamentos das Escrituras.
Ø  Temos que nos conscientizar que os atos de morder e devorar uns aos outros representam grave risco para a vida da comunidade. Hostilidades mútuas podem nos conduzir à mútua destruição, bem como à aniquilação da comunhão cristã. Não foi para isto que Jesus veio dar sua vida meus irmãos.
 Ø  Quando mordemos e devoramos uns aos outros nós destruímos o amor. Quando destruímos o amor então, nós não conseguimos nem servir uns aos outros nem edificar uns aos outros – ver Gálatas 5:14.

 Ø  Aqueles que estão mordendo e devorando os irmãos estão dando uma prova conclusiva de que não estão andando no Espírito Santo. Esta pessoa está apenas preocupada com seus próprios interesses e não com os interesses de Cristo, que volto a afirmar, estão centrados, exclusivamente, na Igreja.

Conclusão:

1. Uma verdade que temos enfatizado aqui na nossa comunidade é que nós devemos, acima de tudo, refletir aquilo para o que Deus nos chamou: mantermos uma COMUM + UNIDADE. Aqui, ninguém é melhor nem pior do que outro. Ninguém está acima ou abaixo, porque estamos todos EM CRISTO. Não existe ninguém diferente, pois somos todos iguais diante de Deus.

2. Diante disto que temos enfatizado, fica bem evidente que o ato de nos morder e devorar uns aos outros não passa de um ato de auto destruição, porque somos membros uns dos outros – ver Romanos 12:5.

3. Quando nos engajamos em morder e devorar uns aos outros, então:

  • A comunidade não pode funcionar como Deus deseja: cada membro cuidando da edificação dos outros e cada membro servindo aos outros.

  • Nosso testemunho diante do mundo é lastimável, com o bom nome do Salvador que foi invocado sobre nós, sendo arrastado no lamaçal dos nossos próprios pecados.
4. Quando agimos desta maneira, nossa própria existência como comunidade está à beira da destruição.

5.  Mas se dermos ouvidos às palavras do apóstolo Paulo então, nós poderemos preservar a comunhão, resolver nossas diferenças, edificar uns aos outros e manter nosso testemunho cristão diante do mundo.

6. Diante de diferenças de qualquer natureza nós devemos também nos apegar com afinco à nossa tradição reformada com sua ênfase na liberdade de consciência, no livre exame das Escrituras e na prática da democracia. Enterrar e cabeça na areia como o avestruz e recusar o diálogo, o estudo bíblico e a orações mútuas não ajudam em nada. 
    
Que Deus, em sua graça nos conceda um coração cheio de amor e de cuidados de uns para com os outros e nos afaste de tão terríveis pecados como estes de morder e nos devorar uns aos outros, a ponto de nos destruir a nós mesmos.


OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário:

  1. Muito edificante este estudo. O Senhor nos diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3 – Se assim fizermos certamente não nos morderemos e nem nos devoraremos uns aos outros. Pelo contrário, deixaremos que o amor de Deus flua entre nós. Pois Ele também nos diz: “E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.” Colossenses 3:15 9 (NTLH)
    Shalon!

    ResponderExcluir