quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ENCONTROS DE PODER – 016 — UMA EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS 2:6—8 — PARTE 2 — OS PODERES HUMANOS


Concepção artística de Cristo diante do Sinédrio


Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

Continuação do Estudo Anterior

Em Romanos 13:3, qualquer que seja a interpretação de ἐξουσίαι exousíai — autoridade no verso 1, os chamados ἄρχοντες árchontes — magistrados são, necessariamente, magistrados humanos uma vez que os mesmos carregam a espada e cobram tributos — ver Romanos 13:4 e 6. Nesse caso essa expressão não pode ser considerada como um termo técnico usado pelos gnósticos, porque é evidente que Paulo está falando de sua própria mensagem e não daquela de seus opositores.

Herodes Antipas

Assim temos que o caso a favor dos ἄρχοντες árchontes — autoridades em 1 Coríntios 2:6—8 serem humanos é bastante persuasivo. Mesmo assim precisamos considerar, mesmo que brevemente, o apelo feito pelos que defende a ideia oposta, de que os mesmo se referem a ser espirituais sobre humanos. Martin Dibelius em sua obra Die Geisterwelt in Glauben de Paulus, alega de maneira correta no nosso entender, que a frase “os poderosos deste século” não poderia estar fazendo referência a indivíduos como Herodes, Pilatos e as autoridades Judaicas. O argumento de Dibelius se baseia no fato que em 2 Coríntios 4:4 o próprio Satanás é chamado de “deus deste século”. Além do mais, quando Paulo está escrevendo para os Coríntios nenhum desses três continuava em seus respectivos cargos. Herodes já havia morrido e sua morte não tinha nenhuma importância escatológica. A frase original de Paulo parece um tanto extravagante quando aplicada a seres humanos, mas bastante sensível se seus leitores se os mesmos pensarem que tais poderes são imortais. 

Pôncio Pilatos

Os deuses gregos eram considerados imortais e, de fato, um dos seus nomes era, exatamente esse: Os Imortais. Mas uma vez que os apologistas judeus identificaram os deuses gregos como sendo demônios, a eternidade dos mesmos tornou-se problemática. Aqui e em

1 Coríntios 15:24—25

24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.

25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.

de acordo com essa interpretação — Paulo afirma que esses seres pertencem apenas a “essa era”, a qual está com seus dias contados.

Quanto a ignorância desses Poderes, a semente da mesma já foi plantada em 1 Enoque 16:1—2 onde lemos: “A partir dos dias da matança, do extermínio e da morte dos gigantes, quando os espíritos abandonarem seu corpo carnal sem sofrerem julgamento e condenação, eles continuarão a agir daquela maneira perversa, até o dia do grande Juízo Final, quando então o mundo acabará completamente para os Guardiões e para todos os ímpios. Dize agora aos Guardiões, que outrora moravam no céu, e que te enviaram como seu intercessor: Vós estáveis no céu. Nem todos os segredos vos foram revelados; contudo conhecíeis um segredo que não convinha passar, e na vossa imprudência o transmitistes às mulheres. Através da revelação desse segredo, homens e mulheres praticam muitas desgraças sobre a terra. Vós não tereis nenhuma paz”!

Esse tema que trata do segredo da redenção que estava escondido dos ἄρχοντες árchontes — autoridades celestiais pode estar sendo aludido em

Colossenses 1:26

o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos.

Isso parece ainda mais evidente em

1 Timóteo 3:16 que fala de Cristo de modo litúrgico:
Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

Por que temos a frase: “Contemplado por anjos”? Os mesmos são citados apenas como testemunhas — como, por exemplo, em Marcos 16:5 e passagens paralelas? Ou seria isso uma alusão aos anjos das nações, os quais precisam ver a Jesus ressuscitado antes que a evangelização das nações tenha início? Qualquer que seja o caso, o texto assume a ignorância dos anjos e da necessidade que eles tem de receberem uma revelação da parte de Deus.

Não temos conhecimento se outros autores estavam desenvolvendo esse mesmo tema naqueles dias. Todavia no livro pseudoepigráfico Assunção de Moisés 1:12—16, nós lemos o seguinte: “E quando Josué terminou (estas) palavras, ele se lançou novamente aos pés de Moisés. E Moisés tomou sua mão e o elevou ao assento diante dele, e lhe respondeu e disse: Josué, não menospreze a ti mesmo; mas fixe sua mente e ouça minhas palavras”. A partir daí Moisés explica a Josué como Deus manteve a eleição de Israel escondida das nações com o objetivo de condenar os gentios. Mas essa ideia é melhor elaborada no livro pseudoepigráfico que trata da Ascensão de Isaías. O material relevante encontra-se na seção da Visão, que de acordo com R. H. Charles, trata-se de um texto cristão produzido perto do final do primeiro século. O texto de Ascensão de Isaías 11:16—17 diz: “E eu vi, ó Ezequias, e Josabe, meu filho, e todos vós profetas, com os quais estou conversando neste momento, eu vi tudo o que havia sido ocultado de todos os céus, de todos os principados, de todos os deuses desse mundo. E eu o vi em Nazaré no seio da mãe, como uma criancinha e uma condição humilde e ignorada”. Ainda no mesmo livro em 8:7 nós lemos o seguinte: “E ele me disse: Sim aqueles do sexto céu e do céu superior, onde não há lado esquerdo , nem trono no meio, é lá que habita aquele que não tem nome, e o Amado cujo nome é um mistério que todos os céus não poderiam penetrar”.

Prosseguindo na leitura da Ascensão de Isaías 11:13—15 nós temos o seguinte:

“Pois nos últimos tempos o Senhor descerá ao mundo e será chamado o Cristo , quando descer e vir a vossa forma; e se fará carne e será um homem. E o Deus deste mundo manifestar-se –á através de seu Filho; e deitar-lhe-ão as mãos e, ignorando quem ele é, haverão de dependurá-lo em uma árvore. E é assim que poderás ver, que sua descida nestes mundo será ocultada aos céus, para que não saibam quem é ele”.

E continua em Ascensão de Isaías 10:10—12: “E dos anjos do firmamento e até, mas com cautela, dos anjos que estão nos infernos. E os anjos do mundo ignorarão que tu estás comigo , o Senhor dos sete céus e de seus habitantes , eles ignorarão que tu e eu somos um. Mas quando eu convocar os angélicos e luminosos habitantes do céu, quando eu ampliar o sexto céu , após ter julgado e condenado então os principados, os anjos e os deuses desse mundo, após ter condenado o próprio mundo, tu iniciarás teu reino”.

E mais em Ascensão de Isaías 10:29—31:”Eles desceu em seguida ao firmamento onde habitava o príncipe do mundo e deu seus passaportes àqueles que se encontravam à esquerda, e cuja forma eles haviam tomado, e eles não cantaram seus louvores, mas havia entre eles combates sangrentos, pois é lá que habita o poder do mal e da discórdia, poder que não deve durar para sempre. E vi-o, finalmente, descer ainda e tomar a forma dos anjos do ar e tornar-se semelhante a um dentre eles. E ele não deu seus passaportes, pois se entregavam a pilhagens e aos impostos extorsivos  de toda espécie”.

O Cristo deveria nascer da virgem Maria e de acordo com a Ascensão de Isaías 11:14:“Muitos outros asseguravam que ela não havia dado à luz, que ela não havia chamado uma parteira, e que não se ouvira os gritos do parto. E a inteligência de todos se apagara a respeito desta criança; sabia-se que ela havia nascido, não se sabia como ela havia nascido”.

Em seguida Ascensão de Isaías 11:19 diz: ”E os estrangeiros então alimentavam ódio contra ele e açulavam contra ele os filhos de Israel que não sabiam quem ele era; e o entregaram ao rei e o suspenderam numa cruz, e ele desceu para o anjo da morte”.

Quando ele for ressuscitado dentre os mortos com seu corpo glorificado e ascender, outra vez, através dos céus, onde “Ele chegou ao firmamento , mas não mais assumiu a forma daqueles que o habitam e todos os anjos do firmamento, e o próprio Satanás, se prostraram e o adoraram. E uma grande tristeza pairava sobre eles: e diziam: Como é que nosso Senhor pôde descer entre nós e nós não reconhecemos seus esplendor, que nos ofusca nesse momento, e que o distingue no sexto céu? —  Ascensão de Isaías 11:23—14.

Todas essas especulações, porque não passam de especulações, pois não existe nada inspirado pelo Espírito Santo em todo esse material pseudoepigráfico, atiçou bastante a imaginação de escritores posteriores tanto gnósticos quanto cristãos. O simples fato do próprio Inácio de Antioquia depender da tradição preservada no livro pseudoepigráfico da Ascensão de Isaías indica que 2 Coríntios 2:6—8 já estava sendo interpretado por cristãos, antes do final do primeiro século, como se estivesse se referindo a poderes demoníacos.

Então o que devemos fazer? Os dois argumentos que os ἄρχοντες árchontes — autoridades em 2 Coríntios 2:6—8 são seres humanos ou que são seres sobre naturais parecem bastante plausíveis. Parece que estamos diante de uma situação onde as duas possibilidades poder ser corretas. É possível que Paulo esteja se referindo tanto a poderes humanos quanto demoníacos. Ao que parece, todas as autoridades envolvidas na morte de Jesus são objeto da descrição feita pela expressão ἄρχοντες árchontes.

De acordo com o autor Gunther Dehn em seu livro “Engel und Obrigkeit: Ein Beitrag zum Verständnis Von Römer”, 1 Coríntios 2:6—8 representa um coincidência imediata ou simultânea entre atividades terrestres e celestiais, na qual Pilatos, os sumos sacerdotes e todo o resto do povo assassinaram a Jesus instigados por poderes mais elevados — sobre humanos. De que maneira as atividades terrestres e celestiais podem se conectar será discutido posteriormente.

Se em 2 Coríntios 2:6—8 Paulo acredita que Jesus foi crucificado e morto pela ação conjunta de Poderes humanos e sobre humanos, será que podemos concluir que todas as vezes que ele usar essa linguagem de poder ele estará fazendo uma referência a esses dois tipos de poderes? Não cremos que seja necessariamente assim. E isso ficará mais claro quando analisarmos a próxima passagem — Romanos 13:1—3 — onde Paulo faz suas categóricas afirmações acerca da obediência ao estado.

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário