quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

COMO AS PESSOAS SÃO ILUDIDAS E MANIPULADAS COM FALSAS PREGAÇÕES: A HISTÓRIA DE MARJOE GORTNER


Marjoe Gortner começou pregando um falso evangelho aos 4 anos de idade.

O material que apresentamos abaixo não se trata de uma dramatização nem de uma representação feita por algum ator profissional. Trata-se de um documentário produzido pelo próprio falso evangelista, que começou a pregar em 1948 e que numa crise de consciência em 1971, resolveu abrir o jogo e revelar como são feitas as manipulações que iludem as pessoas e as levam a acreditar num falso evangelho, ao mesmo tempo em que esvaziam seus bolsos. Tudo isso, de modo especial, no meio pentecostal e seus clones.

Marjoe Gortner como um enganador profissional

O falso pregador trata-se do cidadão estadunidense Marjoe Gortner, nascido em 1944 e que começou pregando aos 4 anos de idade. Em 1960 já havia amealhado uma fortuna na casa dos milhões de dólares antes de completar 15 anos. Ele admite em seu documentário, que nunca foi crente, mas que apenas trabalhava um papel para iludir as pessoas e arrancar o dinheiro delas.


Capa do documentário original. que ganhou o "Oscar" em 1971.

O documentário original está disponível apenas em inglês e poderá ser visto por meio desse link aqui:


Todavia, um irmão que está fora do Brasil há muito anos e que pede desculpas pelo seu português ruim, editou e legendou cerca de 25 minutos do documentário original e disponibilizou o mesmo por meio desse link aqui:


O que nos chama a atenção nesse material é que podemos considerar Marjoe Gortner como o pai de todos esses falsos pregadores que o inferno liberou sobre a face da terra, especialmente no meio chamado evangélico no Brasil. Gortner nos mostra como tudo faz parte de um bem elaborado jogo de cena — falsa pregação, falsas manifestações de palavras faladas em línguas estranhas, pessoas contratadas para fingirem curas dramáticas e etc. Tudo o que os macaquinhos — imitadores — brasileiros fazem nos púlpitos desse grande país, aprenderam, sem dúvida com Marjoe Gortner. Conforme o próprio Marjoe afirmou: ele estava no ramo de vender entretenimento embalado como “pregação de salvação”.

Marjoe Gortner nega ter qualquer fé até hoje, mas diz que se tivesse que se juntar com uma igreja qualquer, se uniria com uma igreja pentecostal por achar que os mesmos são verdadeiros palhaços e que os acha muito engraçados. Tais palavras devem levantar muitas questões nas cabeças de pessoas sérias que estão envolvidas com esses movimentos, especialmente, os Neo Pentecostais que continuam sendo vitimado pelos imitadores de Marjoe Gortner. Preste bastante atenção tanto no vídeo original quando no legendado e você encontrará dezenas de paralelos entre o que Marjoe fazia há 40m anos e o que os pregadores modernos fazem hoje no nosso país. É incrível a cara de pau desses indivíduos em copiar descaradamente as práticas criminosas de um enganador do passado. Mas, se funciona, por que não?

O falso evangelista e outros pregadores que aparecem no documentário deixam bem claro que a verdadeira motivação que os movia era enriquecer pregando um — FALSO — evangelho pentecostalizado. Especialmente levando-se em conta que a pregação do evangelho é isenta do pagamento de impostos.

Que Deus possa ajudar todos nossos leitoras a conhecer um pouco melhor a história das reuniões pentecostais tradicionais e, especialmente neo pentecostais.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

2 comentários:

  1. Infelizmente esse tipo faz escola com facilidade.
    Aqui mesmo no Distrito Federal, conheço analfabetos plenos, analfabetos funcionais e pessoas cultas, que utilizam o artifício do engodo, portando-se como "profetas" do Senhor, enganando os incautos e ignorantes.

    Na verdade, costumeiramente, a maioria das pessoas que caem nesses golpes são as gananciosas e as que estão atrás de facilidades.
    O perfil é o mesmo das pessoas, que costumam cair no "conto do vigário" de estelionatários, que sempre encontram alguém disposto a acreditar em suas histórias mirabolantes de lucro fácil ou qualquer vantagem.

    A verdade é que, os alvos desses dois tipos de criminosos não são vítimas, mas usuários daquilo que elas mesmas buscam, alimentadas pela sua índole de levar vantagem em tudo.
    Apenas uma ínfima parte desses alvos, é composta por gente de boa-fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Joel,

      Muito bom. Eu mesmo não poderia ter dito tudo isso de forma precisa e concisa como você fez.

      Deus te abençoe. Abraço fraterno.

      Irmão Alex

      Excluir