sábado, 4 de janeiro de 2014

2 Coríntios 5:14 – 6:2 — As Pressões da Responsabilidade – Parte 2 — Sermão # 9



Sermões na Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios

Introdução.

A. Esta passagem está repleta de sólidas verdades.
B. Na mensagem anterior falamos acerca da responsabilidade que Paulo sentia com relação à Deus.
C. Para Paulo ser responsável à Deus envolvia:
1. A certeza de que teria de prestar contas à Deus por sua vida — ver 2 Coríntios 5:9 e 11. 
2. O desejo que Paulo tinha de se encontrar com o Senhor — ver 2 Coríntios 5:10. 
D. Era a certeza de que teria que se encontrar com Deus e que teria que prestar contas à Deus que faziam com que Paulo tivesse uma compreensão exata das suas responsabilidades. 
E. Além de se reconhecer responsável para com Deus, Paulo também reconhece que tem responsabilidades para com a Mensagem de Deus.
A Responsabilidade para com a Mensagem de Deus

I. Nosso compromisso com a Verdade. 
A. Vivemos dias em que por todos os lados existem enormes clamores por maior tolerância, especialmente em questões relacionadas à religião. 
B. O problema que existe com esta atitude é que para sermos tolerantes precisamos sacrificar a verdade! 
C. Como crentes, não podemos ficar calados nem assistir de forma passiva a este massacre da verdade. 
1. A Relação dos Crentes com a Verdade. 
a. O Senhor Jesus ao fazer sua oração como nosso sacerdote pediu ao Pai o seguinte:
João 17:17 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
b. A Bíblia é a Palavra de Deus. A única palavra de Deus! Não existe nenhuma outra Palavra de Deus fora da Bíblia. 
c. Hoje se fala muito em ecumenismo que é o mesmo que dizer que todas as religiões podem se unir porque temos todos um mesmo deus. Mas o que fazer com as palavras de Jesus quando disse: 
João 8:41—42 
Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus. Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 
d. Para colocar isso em uma perspectiva melhor vamos imaginar que nos dias de Jesus os líderes religiosos em Jerusalém tivessem resolvido convocar uma reunião tipo ecumênica. Além dos sacerdotes, que eram Saduceus, eles convidariam os Fariseus, os Herodianos, os Essênios, os adoradores das divindades pagãs como o deus Mitra, a deusa Diana e claro, não poderiam se esquecer daquele pregador itinerante, Jesus, já que Ele possuía um razoável número de seguidores. A única pré-condição para participar é deixar de lado qualquer coisa que os divida. Agora imaginem Jesus chegando nesta reunião e dizendo: 
João 14:6   
Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 
João 8:24 
Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados. 
e. Agora temos que responder à seguinte pergunta: que tipo de afirmações ecumênicas são essas? É bem evidente que as verdades proferidas por Jesus não seriam do agrado geral.

 2. Estamos irremediavelmente unidos à verdade e isto tem sérias implicações: 
a. A verdade e o amor 
1 Coríntios 13:6 
O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. 
Efésios 4:15 
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 
b. A verdade e o andar diário 
2 Coríntios 4:2 
Pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 
c. A verdade versus a verdade 
2 Coríntios 13:8 
Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade. 
Gálatas 4:16 
Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? 
3. A verdade e o Evangelho ou Boas Novas de Jesus. 
a. Vez após vez a Bíblia se refere ao Evangelho ou Boas Novas de Jesus como sendo a mesma coisa que a verdade.
Efésios 1:13  
Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa. 
Colossenses 1:5 
Por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho. 
b. Uma vez de posse desta verdade Paulo se descreve a si mesmo e a todos nós como: 
·   Aqueles a quem está confiado o ministério da reconciliação — 2 Coríntios 5:18.

   Aqueles a quem está confiada a palavra da reconciliação — 2 Coríntios 5:19.

   Embaixadores ou aqueles que falam como representantes do próprio Deus — 2 Coríntios 5:20.

II. A Mensagem do Evangelho da Reconciliação. 
A. O foco central da mensagem do Evangelho da Reconciliação. 
1. O foco central ou mensagem central do Evangelho anunciado pelos cristãos tem a ver com a vida, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus. E nestes fatos está revelado algo que Deus fez a favor dos seres humanos. O coração da mensagem do Evangelho não tem a ver com algo que Deus requer de nós e sim com algo que Deus fez a nosso favor; algo que precisava ser feito; algo que não precisa ser feito nunca mais! Vejamos como Paulo descreve esta verdade: 
   “um morreu por todos” – 2 Coríntios 5:14.

  “E ele morreu por todos – 2 Coríntios 5:15.

  2. Temos que nos lembrar que a morte de Cristo é um fato histórico e como tal é revestida de significado. A morte de Cristo cumpriu um propósito estabelecido pelo próprio Deus.
 2 Coríntios 2:19 — Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. 
2 Coríntios 2:18 — Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. 
2 Coríntios 2:20 — Rogamos que vos reconcilieis com Deus. 
2 Coríntios 2:21 — Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 
  3. Os problemas da humanidade são todos problemas de relacionamento. A morte de Cristo resolve as todas as questões referentes ao mais importante dos relacionamentos que pode existir: nosso relacionamento com Deus. Um relacionamento correto com Deus precisa obrigatoriamente passar pela pessoa do Senhor Jesus e sua morte na cruz do Calvário. 
  B. Os efeitos da mensagem do Evangelho. 
  1. A mensagem do Evangelho é verdadeiramente uma mensagem transformadora. 
2 Coríntios 5:17 – “se alguém está em Cristo, é nova criatura” ou criação. 
2 Coríntios 5:15 – “para os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. 
 2. Existe toda uma nova orientação de vida quando se acredita no Evangelho e se recebe o amor de Jesus no coração. O crente como nova criatura ou criação: 
·       Não está mais preocupado com sua própria vontade e sim com a vontade de Deus.

·       Não está mais preocupado com sua própria pessoa e sim com as outras pessoas.

·       Não está mais preocupado com suas conveniências e sim com a glória de Deus.

3. Sendo todas estas coisas assim, fica claro entendermos o apelo de Paulo quando diz:
2 Coríntios 5:20 – Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 
2 Coríntios 6:1 – Vos exortamos que não recebais em vão a graça de Deus. 
2 Coríntios 6:2 - Porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação. 
Conclusão. 
1. Precisamos assumir uma postura correta com relação à verdade e à tolerância. Temos que ser tolerantes. Isto quer dizer que devemos lutar pela liberdade religiosa e por garantias de que ninguém será obrigado a acreditar em absolutamente nada mediante ameaças, prisões, torturas e coisas semelhantes. Todas as pessoas têm o direito de acreditar no que quiserem! Por outro lado temos também que entender que a verdade é por demais importante para ser ignorada ou colocada em segundo plano. A verdade precisa ser debatida e este é um direito que nós devemos exercitar: o direito de falar com todas as pessoas acerca da verdade do Evangelho ou Boas Novas. Quando ignoramos a verdade vence aquele que tiver mais força ou as maiores armas! Foi Jesus quem disse:

João 18:37
Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
 
2. Nossa fé cristã está baseada na verdade dos fatos. Dentre esses o mais importante é aquilo que Deus fez a nosso favor através de Cristo. Algo que precisava ser feito. Algo que não precisa mais ser feito. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Como? Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus – 2 Coríntios 5:21. Este é o motivo porque a Bíblia é tão enfática quando diz:

João 3:36 — Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. 
João 6:47 — Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 
João 11:25 — Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. 
João 12:44 — E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. 
Atos 4:12 — E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. 
1 Coríntios 8:6 — Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. 
1 Timóteo 2:5 — Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. 
1 João 5:12 — Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 
3. A melhor maneira de demonstramos que a Bíblia é a Palavra de Deus, do Deus verdadeiro e de que a mensagem que a Bíblia traz é a verdade é vivermos um tipo de vida que demonstre, na prática, que somos realmente transformados, que somos novas criaturas, portanto: 
Efésios 5:15  Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios. 
Romanos 13:14  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. 
OUTRAS MENSAGENS EM 2 CORÍNTIOS PODEM SER ACESSADAS POR MEIO DOS LINKS ABAIXO 
001 — A Escola do Sofrimento – 2 Coríntios 2:1—11
002 — Os Críticos do Apóstolo Paulo — 2 Coríntios 1:12 — 2:11
003 — Como Paulo Entendia o Ministério Cristão — 2 Coríntios 2:12 — 3:3
004 — A Confiança que Paulo Tinha em Sua Mensagem— 2 Coríntios 3:4—18 — Parte 1
005 — A Confiança que Paulo Tinha em Sua Mensagem— 2 Coríntios 4:1—6 — parte 2
006 — Batalhas e Bênçãos — 2 Coríntios 4:7—15
007 — Crescendo Apesar de Estar Envelhecendo — 2 Coríntios 4:16—5:9
008 — As Pressões da Responsabilidade — Parte 1 — 2 Coríntios 5:9—14
009 — As Pressões da Responsabilidade — Parte 2 — 2 Coríntios 5:14—6:2

Grande Abraço e que Deus possa abençoar a todos. 
Alexandros Meimaridis 
PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link: 
Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário