sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O EVANGELHO SEM PROFUNDIDADE DE RICK WARREN


Resultado de imagem para rick warren

Rick Warren é um bonachão que gosta de falar muito acerca de algo que ele chama de “evangelho”.
Em sua Conferência “Exponencial” realizada em 2013 nas suntuosas dependências da sua igreja — Saddleback Church, trata-se de uma igreja batista, mas ele evita esse nome porque espanta possíveis consumidores religiosos — o tema foi: “Pregando o Evangelho e Fazendo Discípulos”. Mas de que tipo de “evangelho” estamos falando. Ou, qual é mesmo o “evangelho” que Rick Warren tem se dedicado a pregar?

No capítulo 7 do seu livro mais vendido — Uma Vida com Propósitos — ele explica, da seguinte maneira como tornar-se um cristão:

“Primeiro creia. Creia que Deus te ama e que Ele te fez com um propósito. Creia que você não é nenhum acidente. Creia que você foi feito para durar para sempre. Creia que Deus te escolheu para que você tenha um relacionamento com Jesus, que morreu na cruz por você. Creia que, independentemente daquilo que você fez, Deus deseja te perdoar. Em segundo lugar: receba. Recebe o perdão de Deus pelos teus pecados. Receba seu Espírito Santo que irá te conceder o poder para que você cumpra os propósitos de Deus na tua vida. Onde quer que você esteja lendo isso, eu te convido a curvar sua cabeça, e silenciosamente sussurrar a oração a seguir, que irá te mudar por toda a eternidade: ‘Jesus, I creio em você e te recebo’. Siga em frente. Se você fez essa oração com sinceridade, parabéns. Seja bem vindo na família de Deus”[1].

Como pode ser facilmente percebido, o “evangelho” de Rick Warren é um dos mais absurdamente superficiais do qual temos notícias. Certamente, esse não é o evangelho que encontramos registrado no Livro dos Atos ou na Epístola aos Romanos e Gálatas. No falso “evangelho” de Warren não existe uma confrontação direta com o pecador e seus pecados que ofendem, por toda a eternidade, a santidade de Deus conforme vemos em Romanos 1 — 3. Ele não diz uma palavra acerca da justiça e da santidade de Deus, como se não fossem importantes, ou pior, como se sequer existissem.

Warren não explica nada acerca da expiação — pagamento da culpa —  por meio do sangue derramado de Jesus sobre a Cruz. De forma cínica, ele convida o leitor a “acreditar em Jesus”, mas não existe nenhuma advertência quanto a falsos cristos e a forma simples como nosso coração se deixa enganar. Um bom exemplo de falsos ensinamentos e falsos cristos é o livro A Cabana — você poderá ler nosso artigo acerca do mesmo, por meio desse link aqui:


Ou então o falso cristo propagado pela igreja católica romana na forma de um biscoito de água e farinha e muitos outros.

Além de tudo isso, Warren ignora por completo o ensino bíblico acerca do arrependimento. Já o apóstolo Paulo resume seus ensinamentos dizendo:

Atos 20:21 

Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Paulo é enfático ao dizer que:

Atos 17:30

Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam.

Paulo certamente sabia do que estava falando, e Deus, com certeza não mudou sua posição.
Cuidado com falsos mestres como Rick Warren, pois ele, não temos dúvidas quanto ao fato que ele é um poderoso instrumento na apostasia que se espelha mundo afora.


Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Esse material foi diretamente traduzido do livro original em inglês e não tem nada a ver com a tradução em português — The Purpose Driven Life, páginas 58—59.

Nenhum comentário:

Postar um comentário