terça-feira, 26 de novembro de 2013

APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO — ESTUDO 012



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUdOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? nO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos — Apocalipse 12:9

Esse verso repete e expande a ideia dos dois versos anteriores. Então vamos começar entendendo os termos usados por João:


ὁ δράκων ὁ μέγας o drákon o mégas — o grande dragão. É provável que João tenha usado o adjetivo qualificativo “grande” para distinguir esse dragão de outros quaisquer.

Resultado de imagem para serpente

ὁ ὄφις ὁ ἀρχαῖος o ófis o archaîos — a antiga serpente. Também qualificada como “antiga”, provavelmente, para fazer uma referência à serpente do Jardim do Éden. A serpente que enganou Eva era considerada pelos judeus como o próprio Satanás. No hebraico a expressão é נחשׁ הקדמוני nāḥāıš haqqaddĕmônı̂. Esse é o único versículo em toda a Bíblia que vincula Satanás ou o Diabo com a serpente que tentou Eva no Jardim do Éden — ver Gênesis 3:1—7. Todavia essa ideia pode ser pressuposta em versos tais como Romanos 16:20 quando comparado com Gênesis 3:15. Uma referência semelhante poder ser encontrada em Lucas 10:19. Em 2 Coríntios 11 Paulo diz que a “serpente” enganou Eva — verso 3 — e mais adiante, no mesmo capítulo, ele usa a expressão “Satanás” — verso 14. Outra referência, dessa vez no AT, pode ser Isaías 27:1.

 Concepção Artística

ΔιάβολοςDiábolos — Diabo. Dado à calúnia, difamador, que acusa com falsidade, caluniador, que faz falsas acusações, que faz comentários maliciosos. A expressão “Diabo” ocorre 36 vezes no Novo Testamento, e 24 vezes nos Pais da Igreja.

Concepção Artística

ὁ Σατανᾶςo Satanâs — Satanás. Palavra original hebraica שָּׂטָןśāṭānadversário, alguém que se opõe. Como tal ele: É príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de Deus e Cristo, o qual incita à apostasia de Deus e ao pecado, e engana os homens pela sua astúcia. Também se diz que os adoradores de ídolos estão sob seu controle e que por meio de seus demônios, é capaz de possuir pessoas e afligi-las com enfermidades. Ele só pode ser vencido comm a ajuda de Deus, pois é mais poderoso que qualquer ser humano. A expressão também pode ser usada para fazer referência a pessoa semelhante a Satanás — ver João 6:70. Satanás é mencionado apenas em tres livros do AT — ver 1 Crônicas 21:1; Jó 1:6, 9, 12; 2:3, 4, 6, 7; Zacarias 3:1—2. Mas existem outras passagens onde a expressão ocorre sem fazer referência pessoal ao Diabo.  A expressão Satanás ocorre 34 vêzes no Novo Testamento e três vezes apenas nos Pais da Igreja.

Concepção Artística 

ὁ πλανῶν τὴν οἰκουμένην ὅλην o planôn tèn oikoumévev ólen — o sedutor de todo o mundo. Trata-se do ato de desencaminhar da verdade, de conduzir ao erro, de enganar. O Diabo é referido dessa mesma forma em Apocalipse 20:3, 8 e10. É assim que o Diabo age, ele mesmo e também aqueles que o servem de forma dedicada, conforme denunciado por Paulo em 2 Coríntios 11:13—15 e Efésios 4:14. No Apocalipse essa expressão — seduzir — é usada para se referir a “Jezabel” — Apocalipse 2:20 — à Besta que procede da terra — Apocalipse 13:14 — que também é chmada de “o falso profeta” — Apocalipse 19:20 — e o sistema mundial representado pela Babilônia em Apocalipse 18:23. Satanás é chamado de “Principe do Engano” na obra pseudoepigráfica do “Testamento dos Doze Patriarcas”, no Testatmento de Simeão 3:5 e no Testamento de Judas 19:4.

A repetição desses nomes para o “Adversário” ocorre uma segunda vez em Apocalipse 20:2.

COMENTÁRIO

Os dois verbos — foi expulso e foi atirado — estão na voz passiva. Essa é uma maneira de João evitar usar o nome de Deus, mas também de deixar bem claro que, em última instância, quem derruba Satanás dos céus não é Miguel, e sim, o próprio Deus Todo Poderoso. Assim, temos que o dragão e seus anjos são derrotados na batalha celestial e precipitados para a Terra.

De acordo com vários intérpretes, esse acontecimento é o mesmo referido por Jesus em Lucas 10:18. O dragão é identificado com a serpente — que é uma referência à narrativa que encontramos em Gênesis 3. Ele também é chamdo de Satanás e de diabo. Temos que enfarizar que a expressão שָּׂטָןśāṭānadversário, alguém que se opõe, não era, originalmente, o nome próprio desse anjo caído, mas representava qualquer adversário ou opositor. Dessa maneira, o próprio Anjo do SENHOR em Números 22:22, que se interpõe no caminho de Balão como adversário, no original é chamado de שָּׂטָןśāṭān. E o mesmo é verdadeiro em passagens tais como: 1 Samuel 29:4; 1 Reis 5:4; 11:14, 23. Note a importância de conhecermos a morfologia[1] das palavras, porque muito dano tem sido causado no meio do povo de Deus por mestres ignorantes e falsos mestres que não entendendo a morfologia duma palavra, fazem as afirmações mais estapafúrdias. Desse modo nós temos o falso ensinamento que diz que: o verdadeiro Anjo do Senhor era Satanás e que Jesus não passa dum usurpador. Veja o que a falta de conhecimento é capaz de fazer. Com isso, existe uma verdadeira legião de pessoas que acreditam mesmo que Sataná ou Lúcifer — a estrela da manhã — é o verdadeiro Deus que merece ser adorado por todos e que Jesus é apenas um usurpador dessa posição.

Com o passar do tempo a expressão שָּׂטָן śāṭān tornou-se um nome próprio. Satanás, em português, é o adversário, o perseguidor — ou promotor — que acusa os homens diante de Deus na corte celestial. No prólogo do Livro de Jó, quando os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, Satanás estava lá, no meio deles, com o objetivo de acusar Jó, de honrar a Deus apenas com o intuito de alcançar vantagens pessoais — ver Jó 1:6—11. Hoje em dia quando vemos que é exatamente esse ensinamento que está mais na moda, a pessoa é levada a contribuir para o pregador ou sua causa com o objetivo, específico, de obter vantagens pessoais da parte de Deus, eu creio que não podemos duvidar de onde se otiginam tais mensagens!

Já na visão descrita em Zacarias 3:10, Sataná se encontra à mão direita de Josué, o sumo sacerdote, para acusá-lo. O comentarista William Barclay faz menção ao informate pago dos dias dos romanos — o delator — que fazia do ato de acusar os irmãos diante das autoridades, uma verdadeira profissão. Essa prática tão marcante nos serve de um quadro vívido de Satanás, o acusador dos irmãos.

Satanás também é conhecido com o Diabo, isto é, o caluniador. A linha de separação entre acusador e caluniador é bastante tênue. O Diabo também é reconhecido como o sedutor — ou aquele que engana o mundo inteiro. Mais adiante em Apocalispse 20:8 ele aparece, depois de mil anos de aprisionamento, para enganar as nações e conduzí-las para a destruição. Foi ele quem colocou no coração de Judas o desejo de trair a Jesus — ver João 13:2 — e estava procurando destruir a fé de Pedro — ver Lucas 22:31. Paulo adverte a igreja em Corinto dos designios malignos de Satanás — ver 2 Coríntios 2:11 — e diz que ele enganou Eva com astúcia — ver 2 Coríntios 11:3 e comparar com  1 Timóteo 2:14. Seus falsos profetas irão “desviar, se possível, até os próprios eleitos” — ver Mateus 24:24; comparar com Apocalipse 13:11—15. Essa duas práticas terríveis de acusar e enganar são apresentadas juntas no livro peseudoepigráfico dos Jubileus, onde lemos: “Não permita que o espírito de Beliar governe sobre eles para acusá-los diante de ti, para os enredar” — Jubileus 1:20. Foi, de fato, um evento importante o momento em que esse príncipe da maldade foi derrotado e expulso do céu.

Uma das mentiras mais insidiosas do Diabo é aquela praticada contra a Igreja de Jesus Cristo. Ele engana as nações mentido e dizendo que o povo de Deus é perigoso, que é um povo enganado e que chega, até mesmo, a ser destrutivo. É por meio do engano satânico que as nações da terra se juntam para combater Cristo e Seu povo — ver Salmos 2 e Atos 4:23—30. O povo de Deus de todas as épocas deve esperar a oposição do mundo, mas a igreja sempre pode sair vitoriosa desses embates todos, por meio da obediência ao Senhor Jesus Cristo. É o sangue derramado por Cristo na cruz do Calvário que tem o poder de nos recriar como pessoas, completamente, justificadas diante de Deus — ver essa nova dimensão de vida em 1 João 1:5—2:2. Uma vez tornados em novas criaturas, nosso testemunho acerca da palavra de Deus e nossa disposição de “perder” nossa vida a favor de Cristo também derrotam e humilham a Satanás, que reinou sobre a raça humana durante muitos milênios.

Devemos sempre nos lembrar que Satanás não é igual a Deus. Não chega nem perto! Ele não é onipotente, não é oniciente nem onipresente. O poder do Diabo é limitado e está destinado a ser derrotado todas as vezes que confiamos no sangue de Jesus e na Palavra de Deus. Não existe nada que Satanás possa fazer que possa nos roubar os privilégios que temos por estarmos em Cristo.

Mas quando a Bíblia se refere ao mundo sem Deus, então o Diabo aparece como aquele que é capaz de seduzir e enganar todas as nações. Da mesma forma que a figura da Jezabel é retratada em Apopcalipse 2:20 como aquela que seduz e engana o povo de Deus, assim também o Diabo está pronto a manipular ardilosamente as nações no restante do Livro do Apocalipse. Note que, apesar de estar completamente derrotado com relação aos crentes, o Diabo irá manifestar um poder de sedução muito potente, quando, perto do fim de todas as coisas, ele for abertamente adorado por meio da ação da Besta — chamada de Anticristo e do seu falso profeta, que fará com que todos adorem a Besta. Durante essa ocasião os homens não precisarão mais fingir que adoram a Deus, enquanto adoram o Diabo e seus demônios. A adoração à Besta sera aberta, franca e desavergonhada, enquanto os homens voltam suas costas por completo para Deus e o Seu Cristo, o único que pode salvá-los de verdade da condenação eterna.

E, com ele, os seus anjos — Nos escritos da antiguidade, ser expulso do céu é algo bem menos comum do que tentativa de invadir o céu. O livro apócrifo de 1 Enoque diz, de forma repetida — ver 6:6; 12:4; 15:3 e etc. — que os chamados guardiões abandonaram o céu e estão proibidos de retornar para lá — 1 Enoque 14:5. Essa mesma idéia, provavelmente está por trás da afirmação que encontramos em Judas 6. Esses mesmos anjos são chamados de “estrelas errantes” em Judas 13.

Já o livro pseudoepigráfico de 2 Enoque 29:4—5 fala dum anjo, sem mencionar seu nome, que foi expulso do céu no segundo dia da criação. O texto de 2 Enoque diz: “Ele — o tal anjo — teve a ideia impossível, de que poderia colocar seu próprio trono acima das nuven que stão acima da terra e que poderia tornar-se semelhante em poder a mim — como se Deus estivesse falando. E eu o expulsei das alturas juntamente com seus anjos. Mas o fato é que esse material de 2 Enoque é, provavelmente, muito posterior ao escrito original do apóstolo João. Outro tratado gnóstico escrito em copta — língua falada no Egito nos dias do Novo Tetstamento e produzido entre 200—300 d.C. — nos diz que Sophia-Zoe — a Vida Sábia — expulsou “os sete governantes das trevas” do céu, para a terra onde passaram a viver como espíritos imundos. Mais adiante se diz que foram esses espiritos que ensinaram aos humanos tudo o que não presta — 123:2—15.

Por fim devemos mencionar que a litarura clássica grega está repleta de pessoas que foram arrebatadas até a presença dos deuses ou que subiram até lá e que depois, por um motivo ou outro, foram precipitados de volta para a terra. Mas nenhuma dessas histórias guarda qualquer relação que seja com a narrativa Bíblica.

Continua...

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

2 comentários:

  1. Se possível, gostaria de continuar a estudar o Apocalipse. Se Deus permitir, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dênis,

      Obrigado por nos escrever.

      Nós temos duas séries no Apocalipse.

      Uma trata de Apocalipse capítulo 12 e o primeiro estudo poderá ser acessado por meio do link abaixo:

      http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/03/o-cristao-pode-julgar.html

      Dentro do primeiro estudo você encontrará os links para seguir toda a série.

      A segunda série trata de Apocalipse capítulos 1 a 3 e você poderá iniciar esse estudo por meio desse link aqui:

      http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/07/apocalipse-1120-sermao-001-intorducao.html

      Do mesmo modo dentro desses artigos você irá encontrar os links para prosseguir com seus estudos.

      Grande abraço fraterno,

      irnão Alex

      Excluir