terça-feira, 3 de setembro de 2013

ENCONTROS DE PODER – 012 — OS ANJOS DAS NAÇÕES — PARTE 2


Concepção Artística dum Anjo das Nações

Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

II. OS PODERES — PARTE 12 — OS ANJOS DAS NAÇÕES — PARTE 2

CONTINUAÇÃO...

Quando consideramos a importância, tão proeminente, dos “Anjos das Nações” no judaísmo e também sua popularidade entre os teólogos cristãos primitivos, muito nos surpreende que encontramos tão pouca evidência acerca dos mesmos nos ensinamentos do Novo Testamento.
A maior das controvérsias, acerca desse assunto, que encontramos nos Novo Testamento, tem a ver com a afirmação que encontramos em:

Romanos 13:1

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.

Seriam essas ἐξουσίαις ὑπερεχούσαις exousías uperchoúsais — autoridades superiores, os tais anjos das nações ou Paulo estaria apenas se referindo a governantes humanos? O teólogo suíço-alemão Karl Barth tem uma teoria muito interessante acerca desse versículo quando atrela a leitura do mesmo ao último verso de Romanos 12. Desse modo a leitura ficaria assim:

Romanos 12:21—13:1

21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.

Para Karl Barth, as autoridades superiores aqui mencionada estão diretamente ligadas com a expressão κακοῦ kakoû — mal de romanos 12:21[1]. Essa opinião, bastante abalizada, diga-se de passagem dá muito “pano para manga”, especialmente nas discussões sobre obedecermos as autoridades constituídas, desde que as mesmas não sejam do PT, para a maioria dos evangélico, é claro.

Tábua das Nações

Por outro lado, Lucas parece ter certa familiaridade com o conceito de setenta nações gentílicas — ver a Tábua das Nações em Gênesis 10 — quando descreve o envio dos 70 discípulos, algo que não podemos ignorar que representa, de forma simbólica, a missão posterior que seria ampliada para alcançar todas as nações gentílicas. Mas Lucas, devemos deixar bem claro, não faz nenhuma menção a anjos, nesse contexto. Note com atenção as referências abaixo:

Isaías 49:6

Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

Lucas 10:1

Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.

Mateus 28:18—20

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Em outra passagem de Lucas, nós vemos o diabo oferecer todos os reinos da terra para o Senhor Jesus, mas o evangelista, novamente, não faz nenhuma menção de anjos:

Lucas 4:6

Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.

Alguns teólogo alegam que o diabo estava mentindo nesse momento e que ele não tinha tal autoridade, mas cremos que essas pessoas estão equivocadas por razões que devem parecer óbvias a todos. O mais provável é que, pelo fato das nações terem voltado suas costas para Deus e estarem mais interessadas em seus esdrúxulos projetos, o próprio Deus as tenha entregue, junto com seus anjos, ao domínio do próprio diabo para lhe satisfazerem os desejos.


Batalha Espiritual

O falecido teólogo alemão Martin Dibelius enxerga uma referência aos anjos das nações em

1 Coríntios 4:9

Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.

Nessa passagem acima Paulo afirma que ele e os outros apóstolos tornaram-se num verdadeiro θέατρον théatron — espetáculo, inclusive para os anjos e não apenas para o mundo e os seres humanos. A opinião de Dibelius está baseada no seguinte: uma vez que a imagem do teatro romano invoca imagens de multidões zombeteiras e hostis que ignoram por completo o sofrimento das vítimas, elas só podem estar sendo representadas por esses anjos que são aqui mencionados,  como os protetores das nações pagãs. Esses anjos, na opinião de Dibelius, observam todo esse cenário com uma satisfação mordaz o notar como os apóstlos são tratados pelos povos que se encontram sob a influência dessas criaturas não humanas.

1 Timóteo 3:16

Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

Essa é outra passagens onde alguns enxergam a presença dos anjos da nações. Isso se deve pela parte da frase que diz: “contemplado por anjos, pregado entre os gentios”.

Não deve nos surpreender que os anjos, de um modo geral, são completamente ignorantes quanto aos planos de Deus, no que diz respeito à salvação dos seres humanos caídos por meio da obra redentora de Jesus Cristo, e que os mesmos precisam de revelação divina para entender o que Deus está fazendo. Nesse sentido o conhecimento que passaram a ter acerca de Jesus está ligado com a pregação do evangelho entre as nações. A história registra que alguns padres da Companhia de Jesus — jesuítas — costumavam orar para os anjos que imaginavam dominar determinada região antes de entrar na mesma.

Orígenes de Alexandria entendia o pedido de Atos 16:9 como sendo as palavras de uma anjo das nações apelando para Paulo ir pregar o evangelho na Europa, começando pela cidade de Filipos.

Atos 16:9

À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.

Em outra passagem ainda, Martin Dibelius acredita que os anjos das mações são os objetos do julgamento que encontramos em.

1 Coríntios 6:3

Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

A ideia de que os santos seriam agentes de julgamento era um entendimento comum nos dias da igreja primitiva. Ver, por exemplo:

Mateus 19:28

Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.  

O julgamento de anhos era parte de todo o processo de julgamento nos quais os santos estariam envolvidos. A leitura do verso acima deixa claro que os leitores de Paulo estavam plenamente conscientes dessa missão, caso contrário sua pergunta não faria o menor sentido.

Concepção artística de Satanás

Todavia, o julgamento de anjos implica, necessariamente, que os mesmos tenha pecado. Isso nos faz pensar, imediatamente em Satanás e seus anjos. Muito da tradição antiga, costumava identificar Satanás como o anjo protetor de Roma, adaptando com isso, a ideia dos anjos das nações com a hegemonia mundial detida por Roma. Uma vez que Roma conquistou toda a bacia do Mediterrâneo e muitas outras nações distantes, seu anjo protetor, Satanás, tornou-se senhor sobre todos os outros anjos que controlavam as nações dominadas e aquelas que desapareceram. Tal identificação já era comum na comunidade em Qumran, onde Roma e o Romanos — ver a expressão kittim no chamado “Rolo da Guerra— são mencionados, de forma específica, como aliados e agentes de Satanás e suas hostes.[2]

De modo semelhante, no Novo Testamento, Satanás é chamado de ὁ ἄρχων τοῦ κόσμουo árchon toû kósmou — príncipe desse mundo:

João 12:30

Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.

João 14:30

Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim.

João 16:11

Do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Já em outra passagem o diabo é chamado de ὁ θεὸς τοῦ αἰῶνος τούτου o Theòs toû aiônos toùtou — literalmente: o Deus deste tempo.

2 Coríntios 4:4

Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Diante desses versos, e das situações daquele tempo é, praticamente, impossível não associar Satanás como patrono especial de Roma.

Cremos que tal associação terminaria por tornar-se explícita no final do primeiro século d.C., quando João escreveu o Apocalipse. Mas falaremos mais acerca disso no próximo estudo.

CONTINUA...

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Barth, Karl. Der Römerbrief. TVZ Theologischer Verlag; Auflage: Nachdruck, Januar 1999.
[2] Ver 3 Enoque 14:2 e 26:12.

2 comentários:

  1. CHEGOU O MOMENTO DE SR JULGADO ESSE MUNDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Celso,

      Muito bem, de fato:

      João 12:31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.

      Abraço,

      Irmão Alex

      Excluir