sexta-feira, 21 de junho de 2013

Salmos 119:89—96 — A FIDELIDADE DE DEUS MANIFESTADA EM SUA PALAVRA E POR MEIO DA CRIAÇÃO — Estudo 013


Resultado de imagem para a excelência da palavra de Deus

Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

 Exposição do Salmo 119 — A Excelência da Palavra de Deus — 013

L. Exposição do Salmo 119:89—96 – A Fidelidade de Deus manifestada na Criação e na Sua Palavra.

I. Introdução

A. A décima segunda divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ל – lamed que significa “aguilhão”. Esta letra era usada para indicar o numeral 30. Normalmente é transliterada como a letra “l” em português.

B. Nesta porção o Salmista reflete sobre a fidelidade de Deus como pode ser percebida tanto na obra da Criação quanto na Palavra divina. É nesta fidelidade que o Salmista encontra forças para prosseguir em meio às dificuldades da vida. Em vez de se concentrar nos seus adversários ou nas circunstâncias o Salmista prefere se concentrar na Palavra de Deus e na Pessoa de Deus.

1. O Salmista e sua confiança na Palavra de Deus – versos 89—91.

Verso 89 – O Salmista possui inabalável certeza de que a Palavra de Deus não é como a palavra dos homens que muda constantemente. A Palavra de Deus é firme, constante e segura. A Palavra de Deus está firmada para sempre. E esse fato tem implicações tremendas sobre a vida de todos os seres humanos, quer eles gostem disso ou não! Obediência à Palavra de Deus implica em bênção ao passo que desobediência produz graves consequências.

Verso 90 – O tempo acaba com tudo! Pessoas envelhecem e morrem. Monumentos envelhecem e se corrompem. Altas torres, como o World Trade Center em Nova Iorque, desaparecem subitamente. O Universo está em desagregação porque não existe energia sendo criada – segunda lei física da termodinâmica. Mas Deus não é afetado pelo passar do tempo. Em Deus não há envelhecimento nem desagregação. Assim, Deus é fiel não somente para um homem ou uma geração e sim para um homem e seus descendentes através de todas as gerações. O Salmista percebe que existe uma analogia entre a fidelidade de Deus na Criação e a fidelidade de Deus na Sua Palavra. As duas são fixas, constantes e imutáveis. Por causa da constância que podemos observar no mundo criado nós podemos ter a certeza de que Deus será sempre fiel à Sua aliança feita conosco. Se a palavra de Deus é suficiente para criar e sustentar todo o universo, ela certamente é suficiente para sustentar um indivíduo!

Verso 91 – O Universo criado em geral e a vida na terra em particular seguem firmes em seus cursos porque estão cumprindo aquilo que foi determinado por Deus! Que nós possamos nos sujeitar à voz daquele que sujeita todo o universo. Que possamos ser estabelecidos pela voz que estabeleceu a própria terra em seu curso. Que possamos obedecer aos mandamentos de Deus e, como todo o resto da criação, nos tornarmos verdadeiros servos de Deus.

2. O Salmista e sua confiança em Deus – versos 92—94.

Nestes versículos, apesar de o Salmista falar acerca da Palavra de Deus, note a ênfase na pessoa de Deus. Essa ênfase encontra seu ápice na expressão “sou teu” do verso 94.

Verso 92 – O Salmista reconhece que a palavra que sustenta o Universo é a mesma palavra que sustenta o povo de Deus em meio às dificuldades da vida. Quando pensamos nas dificuldades, nas limitações, nos problemas etc., a nossa tendência é nos largar em um canto e desejar morrer. Porque será que tantas e tantas pessoas, mesmo crianças de 12 ou 13 anos estão sendo diagnosticadas com “depressão”? Quando nos concentramos na Palavra de Deus e no Deus que é responsável por esta palavra somos súbita e completamente levantados da prostração espiritual e, como o Salmista, estamos prontos a dizer: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam – Salmos 23:4. Crentes amadurecidos sabem que nas horas mais graves a única coisa que os ajudou a manter a sanidade foram as promessas de Deus. Não fossem as promessas de Deus e há muito já teriam perecido em suas angústias.

Verso 93 – Neste verso o Salmista reconhece que Deus é mesmo o autor da vida. Deus usa Sua Palavra como um meio para nos despertar para a vida verdadeira. A Palavra de Deus é o canal que flui diretamente da pessoa do próprio Deus. Assim, em última instância, toda honra e glória devem ser dadas a Deus mesmo.

Verso 94Sou teu, salva-me – Esta é uma oração completa com um argumento poderoso. Somos de Deus através da Criação, da eleição e da redenção. Precisamos nos consagrar a Deus; a viver para Deus; a sermos usados por Deus. O apóstolo Paulo refletiu essa verdade em sua própria vida ao dizer:

2 Coríntios 4:6—10

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

C. O Salmista e os seus inimigos – verso 95.

Os inimigos do Salmista haviam decidido caçá-lo como se caça um animal. Se o autor do Salmo 119 for mesmo o Rei Davi sabemos que estes inimigos não eram estrangeiros. Eram pessoas próximas a Davi, e este fato aumentava tremendamente sua angústia – ver Salmos 55:12—14 e 16. Independente desta situação e de todos os sentimentos que assolavam o Salmista devemos notar os seguintes fatos:

1. O salmista não permite que a malícia dos adversários tire sua concentração do estudo da Palavra de Deus.

2. Uma vez concentrado do estudo da Palavra de Deus o Salmista podia:

  • Andar nos caminhos de Deus. 

  • Aspirar as coisas divinas: 
Colossenses 3:1—4.

1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

2 Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;

3 porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória.


D. O Salmista e a perfeição da Palavra de Deus – verso 96.

Seres humanos gostam de pensar em si mesmos como pessoas perfeitas. Alguns gostam de pensar até que terão inúmeras vidas para alcançarem a perfeição. Mas o verdadeiro motivo porque o ser humano pensa assim de si mesmo é porque ele é perfeitamente cego. Não existe nada que seja perfeito e que seja produto humano. Para produzir algo perfeito o autor precisa ser perfeito ele mesmo. O motivo porque a Palavra de Deus é perfeita é porque procede de Deus. 

Conclusão:

1. A Palavra de Deus que criou e sustenta todo o universo é a mesma palavra com que Deus faz aliança conosco. Sua Palavra é fiel porque Deus é fiel. Sua palavra é a verdade porque Deus é verdadeiro. Sua palavra é poderosa porque Deus é poderoso e assim sucessivamente.

2. Temos que nos consagrar a Deus por um período que seja mais longo do que a duração do culto dominical. Precisamos nos conscientizar que somos de Deus e não pertencemos a nós mesmos. Precisamos alinhar nossa vontade com a vontade de Deus.

3. Devemos concentrar nossa atenção na Palavra de Deus porque neste mundo é a única coisa que é verdadeiramente perfeita.



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário