segunda-feira, 24 de junho de 2013

APOCALIPSE 12:4 — A MULHER GRÁVIDA E O DRAGÃO — PARTE 3 - ESTUDO 007


 
Dragão

ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse — Apocalipse 12:4.

Antíoco IV  Epifânio

O verso 4 dá continuidade aos acontecimentos no céu, onde o dragão arrasta um terço das estrelas do mesmo e as lança na terra. É óbvio que tal linguagem não pode ser interpretada de forma literal. De fato, tal linguagem nos faz lembrar Daniel 8:10 onde um pequeno chifre —  Antíoco Epifânio IV — chega a lançar algumas “estrelas” do céu sobre a terra e pisa sobre as mesmas. A descrição de tamanho evento cataclísmico serve apenas para nos indicar o tamanho gigantesco e o poder impressionante do dragão. O fato de João descrever que o dragão é capaz de arrastar uma terça parte das estrelas do céu e lançá-las por terra tem a intenção de indicar um número bem maior do que podemos imaginar. É bom que se diga que João não está tratando aqui da queda dos seres angelicais, mas apenas descrevendo a gigantesca parada que acontece nos céus. Mesmo assim, o quadro pintado por João guarda certa relação com a queda dos anjos

2 Pedro 2:4
Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.

Judas 6
E a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia

e comparar com 
Apocalipse 9:1

O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo.
 
Herodes o Grande

O dragão se mantém de prontidão diante da mulher para devorar o filho que ela está para dar a luz, assim que o mesmo nascer. Isso explica toda a violência que o filho da comunidade celestial teve que enfrentar durante seus poucos anos de vida na terra. Quando lemos os evangelhos, com atenção, não é difícil percebermos que o acintoso antagonismo voltado contra Jesus tinha uma inspiração que ia muito além das meras discordâncias políticas ou teológicas. Como devemos lembrar, tudo começou com a tentativa brutal de Herodes, o Grande, de tentar matar a criança que tinha menos de dois anos de idade — ver Mateus 2. A perseguição continuou durante toda sua vida, culminando com sua traiçoeira crucificação, como se o Santo, não passasse de um criminoso comum. Da mesma forma como Nabucodonosor “devorou” Israel — ver Jeremias 51:34 — assim também Satanás estava disposto a devorar o Filho de Deus. Ele assume sua posição e aguarda sua vítima.

 
Nabucodonosor.


Bóreas transportando Leto

A narrativa apresentada em Apocalipse 12 tem muitas vezes sido comparada com outras lendas, especialmente da mitologia grega. Mas essas comparações são superficiais. Quase nunca, ninguém se interessa em checar os fatos, e assim, as pessoas preferem aceitar a lenda como fato, o mito como história e a mentira como a verdade. Vejam por vocês mesmo se a história do nascimento de Apolo, como contada por Higino, tem alguma coisa a ver com a narrativa que temos diante de nós. De acordo como Higino: “Foi anunciado, em forma de uma profecia, para Píton, o filho da Terra, o grande dragão, que ele seria morto pelo filho de Zeus que a humana Leto estava gestando. Hera, a esposa de Zeus planejou que Leto desse a luz somente quando o sol não estivesse brilhando e, Píton podendo observar que Leto já estava bem adiantada em sua gravidez foi atrás dela para matá-la. Mas Bóreas — o vento norte — transportou Leto até Poseidon — deus dos mares — que a colocou na ilha de Ortygia e em seguida submergiu a mesma no oceano. Dessa forma, como Píton não conseguiu encontrar Leto, retornou para o Monte Parnaso. Na ilha, que foi trazida, outra vez para a superfície por Poseidon, Leto deu à luz a Apolo, o qual já estava de posse de todos seus poderes divinos e, apenas no quarto dia após seu nascimento, o mesmo foi ao Parnaso, onde encontrou e matou o dragão Píton”. Julgue o próprio leitor, e não se deixe enganar, se João no Apocalipse copiou a história de Higino! Todavia, não devemos deixar de admitir que as figuras principais representadas pela mulher, pela criança e pelo dragão estão presentes nas duas narrativas.

 
Poseidon

A intenção satânica de devorar o filho da mulher tão logo ele tivesse nascido serve para indicar que o nascimento de tal criança na terra representava o fim do poder e do domínio do Diabo tanto no céu quanto sobre a terra. Por isso, é da maior importância que o dragão consiga devorar a criança na terra, pois isso além de lhe possibilitar manter o domínio sobre a terra lhe abriria também as porta para tentar um ataque ao céu. As palavras de Apocalipse 12:4 podem ser comparadas com as de Lucas 10:18. E isso também deve nos conduzir a concluir que a narrativa da guerra no céu descrita nesse capítulo é uma apenas. Satanás e seus demônios são derrotados pela simples e objetiva intervenção de Miguel e seus anjos, sem a participação direta nem de Deus, nem de Jesus, o que nos indica que estamos mesmo, diante de duas realidades muito distintas: a do Criador e a da criatura.

A atitude do dragão, também serve para nos ensinar que a oposição que o filho de Deus teve que enfrentar enquanto viveu, brevemente, entre nós tinha sua origem nesse dragão maligno que a todos instigava, por todos os lados, para perseguirem e tentarem matar a Jesus. Começando com a perseguição movida pelo rei Herodes, o Grande — ver Mateus 2 — e que culminou com a sentença condenatória expedida pelo governador Pilatos, em tudo podemos ver a mão da antiga serpente chamada de Satanás e Diabo.

Jesus sofreu nas mãos de seus irmãos e nas mãos dos gentios conforme a firme denúncia feita por Estêvão:

Atos 4:26—27

Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel.

Mas tudo isso foi, certamente, instigado pelo próprio Diabo

João 8:44

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

Pedro segue nessa mesma linha e nos diz que somos chamados a seguir nos passos de Jesus

1 Pedro 2:21

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos.

Além disso, Pedro nos diz:

1 Pedro 5:6

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.

Como seguidores de Jesus não podemos deixar nos enganar pensando que somos chamados para viver vidas de prosperidade, saúde inabalável, isenção de perseguição, etc. A verdade, é que somos chamados para enfrentar dias difíceis se queremos viver como discípulos verdadeiros do Senhor — ver 2 Timóteo 3:12 — sabendo que aquilo que nos aguarda no céu não dá para comparar com as dificuldades e os sofrimentos do tempo presente. Existem no Novo Testamento alguns versículos, realmente maravilhosos, que nos ensinam essa verdade e servem para nos consolar, animar, fortalecer, fundamentar e aperfeiçoar. Essas são algumas das promessas de Deus: Romanos 8:18; 2 Coríntios 4:17—18; Hebreus 13:12—14; 1 Pedro 5:10.
E o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

Pelo teor da narrativa podemos concluir, de modo bastante seguro, que tal confrontação entre o dragão e a mulher acontece no céu, já que e nesse lugar — no céu — que os dois sinais são vistos — ver Apocalipse 12:1 e 3. Assim a expressão ἕστηκενéstiken — causar ou fazer ficar em pé, colocar, pôr e estabelecer e traduzida aqui por: “se deteve”, indica para um local específico no céu onde isso aconteceu. Mas a sequência da narrativa nos diz que depois de nascido o filho foi  ἡρπάσθη erpásthe — arrebatado para o céu – ver Apocalipse 12:5. Isso, por sua vez, indica que parte dessa confrontação terá lugar também na terra, até como já tivemos a oportunidade de notar acima, quando mencionamos a incansável perseguição do dragão ao Senhor Jesus durante toda sua vida, bem como contra sua Igreja após a ascensão de Jesus ao céu.

Quando o dragão é lançado para a terra, ele persegue a mulher — ver Apocalipse 12:13 — com o intuito de καταφάγῃkatafáge — devorar seu filho. Mas em vez de conseguir seu intento, suas ações é que são devoradas — literalmente engolidas — pela ação providencial de Deus conforme Apocalipse 12:16. Assim o primeiro ataque do dragão contra a mulher é confrontado pela primeira defesa da mulher feita pela Terra que é vista como sua — da mulher — protetora. O conflito entre a mulher e o dragão começou cedo, ainda no Jardim do Éden — ver Gênesis 3:15

Um Faraó do Egito

Esta idéia de “devorar” é certamente emprestada de Jeremias 51:34 onde se diz que o rei da Babilônia Nabucodonosor, comparado a um monstro marinho,  devorou a nação judaica. O Faraó do Egito, outro perseguidor implacável do povo de Deus, também é chamado de crocodilo enorme em Ezequiel 29:3, um dos muitos nomes atribuídos ao dragão como vimos em estudos anteriores. Mas Deus protegeu tanto a Seu filho como protegeu e protege a Igreja até os dias de hoje. Mesmo em meio a perseguições somo mais que vencedores por meio daquele que nos amou: Jesus Cristo

Romanos 8:32—37

32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

A cruz parecia ao dragão o local de sua vitória definitiva sobre o filho de Deus, mas na realidade, representava sua estrondosa derrota — compare com Apocalipse 12:11.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário