quarta-feira, 22 de maio de 2013

Salmos 119:81—88 — A ESPERANÇA BASEADA EM DEUS E NA PALAVRA DE DEUS NAS HORAS DE MAIOR ANGÚSTIA — Estudo 012

Resultado de imagem para esperar em deus

Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

 Exposição do Salmo 119 – A Excelência da Palavra de Deus - 012

J. Exposição do Salmo 119:81 – 88 – A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia.

1. Introdução

A décima primeira divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra כ – kaf que significa “palma da mão”. Esta letra era usada para indicar o numeral 20. Normalmente é transliterada como a letra “k” em português.

2. Nesta porção, o Salmista expressa sua profunda tristeza e angústia diante das grandiosas dificuldades que estava enfrentando. Mas mesmo no meio das noites mais escuras é possível ver uma ou outra estrela. O Salmista se ampara em Deus e na Sua preciosa Palavra. Sua oração “Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos oriundos de tua boca” expressa toda sua esperança e confiança em Deus.

a. O Salmista perseguido – versos 84 – 87

Verso 84 - O Salmista estava sendo perseguido e lhe parecia que os dias da sua aflição eram muitos e que se continuassem acabariam por levar sua vida a um final melancólico. A brevidade da vida humana é um ótimo argumento contra a duração da aflição. O Salmista coloca sua vida nas mãos de Deus e espera em Deus a justiça necessária.

Verso 85 – Os soberbos decidiram acabar com a vida do Salmista. Para alcançar este objetivo passaram a tratá-lo como um animal. Cavaram não uma, mas várias covas para fazê-lo cair. Tudo isto era contrário ao mandamento da Lei de Deus que diz: amarás teu próximo como a ti mesmo – Levítico 19:18.

Verso 86 – Muitas vezes a obediência aos mandamentos de Deus implica em desconfortos e dificuldades. Mas temos sempre que nos lembrar que o caminho de Deus pode ser difícil, mas é sempre o caminho certo. Jesus mesmo instruiu os discípulos com as seguintes palavras: “Entrai pela porta estreita - larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela - porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” – Mateus 7:13—14. Note o pedido do Salmista ao SENHOR diante das perseguições injustas: AJUDA-ME! Esta é uma oração simples e poderosa! A ajuda de Deus deve ser a motivação da nossa esperança. As dificuldades, mesmo as que envolvem a dor não são tão relevantes quanto a presença de Deus em nossas vidas. Veja o exemplo de Isaque em Gênesis 26:1—6. Nenhuma ajuda vinda de pessoas é suficiente, mas a ajuda de Deus é toda suficiente!

Gênesis 26:1—6

1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus.

2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser;

3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;

5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

6 Isaque, pois, ficou em Gerar.


Verso 87 – Os inimigos do Salmista quase alcançaram seu objetivo de destruí-lo. Quase! O Salmista percebe claramente o limite imposto por Deus aos seus inimigos. Ele sabe que o mal que eles podem fazer resume-se a essa vida! Aqui cabem bem as palavras do Senhor Jesus quando disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” — Mateus 10:28. 

b. O resultado da perseguição – verso 83

Já me assemelho a um odre na fumaça – Odre era um recipiente feito com o couro inteiro de um animal. Servia para guardar ou transportar líquidos. Pronuncia-se ôdre.

Os odres antes de receberem líquidos eram defumados. Esta defumação era necessária para deixá-los macios e bem maleáveis. Mas a fumaça combinada com o calor fazia também com que os odres ficassem escuros e cheios de rugas e com a aparência de gastos. É a este aspecto de algo soturno, cheio de rugas e cansado que o Salmista faz referência! A situação que o Salmista estava vivendo era semelhante ao que a fumaça e o calor faziam com os odres.

c. A confiança do Salmista colocada em Deus e em Sua Palavra – versos 81, 82 e 88.

Verso 81 – O Salmista não espera salvação senão aquela que procede de Deus. Todos os esquemas humanos são postos de lado e ele se concentra com todas as suas forças em esperar em Deus. Este esforço é tão intenso que causa uma verdadeira prostração do espírito. Mas da mesma maneira que usamos perfumes ou éter para aguçar o cérebro e despertar uma pessoa desmaiada o Salmista usa as promessas de Deus. Ele sabe que Deus é Fiel e suas promessas são verdadeiras. O apóstolo Paulo disse: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar — 1 Coríntios 10:13.

Verso 82 – O Salmista declara que sua vista ficou cansada de tanto ler as Escrituras. Ele estava bastante cansado, espiritualmente falando, aguardando a salvação de Deus. Aqui temos ecos do Salmos 6:6 que diz: Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. O Salmista anseia pela consolação de Deus. Somente Deus pode consolar nossos corações de maneira que nos seja plenamente satisfatória. O Senhor Jesus contou a parábola da “viúva e do juiz iníquo” com o propósito específico de nos incentivar a orar sempre e nunca esmorecer —

Lucas 18:1—8

1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:

2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.

3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário.

4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;

5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.

6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.

7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?

8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?


Verso 88 – O Salmista pede para ser vivificado pelas misericórdias de Deus. A palavra hebraica כְּסְד kessed - traduzida por misericórdias faz referência a bondade, benignidade e fidelidade. É nestas qualidades de Deus que o Salmista espera. Seu desejo é ser fortalecido por Deus mesmo, pois ele sabe que quando a vida interior vai bem tudo vai bem. Sua esperança e confiança estão somente e completamente depositadas na pessoa de Deus. O Salmista pede a força de Deus para poder ser obediente aos mandamentos de Deus.

Conclusão:

1. Como o Salmista nós precisamos colocar nossas vidas completamente nas mãos de Deus e esperar com confiança em Deus e Sua Palavra para obter o livramento necessário. Todos os esquemas humanos precisam ser aposentados.

2. Temos que nos conscientizar que o caminho de Deus não é fácil, mas é o melhor para nós e é o único caminho certo.

3. Deus tem prometido nos guardar, nos defender, nos socorrer, nos conduzir etc. — ver Isaías 41:10 e 13: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”.

4. Devemos perseverar em oração aguardando a ação de Deus.

5. Precisamos pedir que Deus nos ajude e nos vivifique com suas misericórdias. Com a presença de Deus em nossas vidas nós podemos fazer como o autor da Epístola aos Hebreus e dizer: “Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? - Hebreus 13:6.



OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário