quarta-feira, 6 de março de 2013

SALMOS 23:5B - UNGES-ME A CABEÇA COM ÓLEO SERMÃO - 010




Esse artigo é parte da série "O Senhor é Meu Pastor do Salmo 23" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

UNGES-ME A CABEÇA COM ÓLEO

Texto: Salmo 23:5b

Introdução
.

• Entre as muitas pragas que podem atacar um rebanho de ovelhas, alguns parasitas são mais dignos de nota do que outros.

• Existem cerca de 85.000 espécies de insetos dípteros, dentre os quais, os mais comuns são nossos velhos conhecidos: as moscas. Dentre elas as mais comuns são: a mosca doméstica, a mosca da fruta, a mosca do Mediterrâneo, a mosca varejeira, a mosca do berne e a mosca dos estábulos. Moscas costumam atacar os rebanhos de ovelhas.

• Além disso, um ácaro microscópico que causa uma afecção de pele chamada de “escabiose”, mas que também atende pelo nome de “sarna”, costuma também atacar os rebanhos.

• Como as ovelhas possuem pelos abundantes e espessos, essas pragas procuram, de modo preferencial, atacar a cabeça e o pescoço das ovelhas.

• É por causa desses ataques, que Davi, comentando no excelente cuidado do seu Bom Pastor, afirma...



UNGES-ME A CABEÇA COM ÓLEO

I. As Ovelhas Precisam da Unção do Pastor

• Existe um tipo de mosca que não mencionamos acima, mas que ataca ferozmente as ovelhas. São as chamadas moscas-nasais. Essas moscas ficam voando ao redor da cabeça das ovelhas, procurando uma oportunidade para depositarem seus ovos nas mucosas úmidas das narinas dos animais.

• Se bem sucedidas, em poucos dias surgirão larvas que penetrarão na narina, onde se fixarão na mucosa nasal causando, com isso, uma irritação intensa acompanhada de grave inflamação.

• A sarna também ataca a região da cabeça e do pescoço. Como as ovelhas têm o costume “social” de se “cumprimentarem” esfregando carinhosamente suas cabeças e pescoços umas nas outras, cria-se a oportunidade perfeita para a transmissão desse tipo de mal. A partir daí a sarna se espalha por todo o corpo.

• Quando atacadas por essas pragas, as ovelhas se tronam inquietas, correndo de um lado para o outro do pasto, batendo a patas no chão de modo impaciente, mexendo as cabeças para cima e para baixo por horas sem fim.

• Contras estes males, desde os tempos mais antigos, os pastores desenvolveram uma mistura composta de óleo – pode ser de oliveira ou de linhaça  + sulfa + especiarias. E é essa mistura que os pastores aplicam na cabeça dos animais.

• Em nossos dias, a mistura é: óleo + sulfa + alcatrão.

• Para tornar essa mistura mais eficiente, o bom pastor, aplica a mesma na cabeça dos animais, um a um, com as próprias mãos, para garantir uma unção completa, profunda e abundante.

• Assim que a mistura é aplicada, as ovelhas mudam imediatamente de comportamento: desaparecem por completo: a irritação, a importunação, a inquietação e o desassossego. Elas voltam a pastar e a descansar em plena paz e satisfação.

II. Nós Precisamos da “Unção” do Nosso Bom Pastor

A. As Mazelas

• Na grande maioria das vezes, nossas vidas não são perturbadas por grandes coisas, e sim, por muitas pequeninas coisas.

• São pequenas irritações e mesquinharias, as maiores responsáveis por nos fazerem: “andar de um lado para o outro”; “perder o sono”; “querer subir pelas paredes”; “nos fazerem sentir estressados” ou “no limite”.

• Quando essas coisas acontecem, nosso comportamento como filhos de Deus, se degenera e assume a forma de uma infeliz frustração. Essas coisas estão para nós como as moscas para as ovelhas.

• Por sua vez, nada ilustra melhor o pecado que tenazmente nos assedia – ver Hebreus 12.1 – do que a sarna. Nosso pecado se espalha e contamina nossas vidas e as vidas das pessoas ao nosso redor.

• Por causa do pecado que toleramos em nossas vidas, nós não temos vontade de ler a Bíblia, de orar, de estar com os irmãos, de adorar a Deus etc. Na maioria das vezes estamos dispostos a “vender” nossas almas por alguma sensação rápida e passageira. Invertemos completamente as prioridades que devemos ter como cristãos.

• Quando agimos assim, nossos maus exemplos são rapidamente imitados. Como toleramos o pecado em nossas próprias vidas, não temos moral nenhuma para confrontar o mesmo na vida dos outros e assim inventamos um monte de desculpas deprimentes para justificar nossos pecados e os do outros.

• Mas, apesar da nossa cegueira e insistência em agir errado e permitir que essas coisas todas continuem a destruir nossa paz, nossa alegria, nossos relacionamentos e nossas próprias vidas, nosso Bom Pastor, Jesus Cristo, nos estende a mão com Sua preciosa unção.

B. A Unção

• Jesus prometeu: ver João 14:16—18 – as seguintes verdades:

 Que rogaria ao Pai para que enviasse outro – outro do mesmo tipo – Consolador – ver João 14:16.

 Que esse Consolador estaria para sempre conosco – ver João 14:16.

 Que esse Consolador era o Espírito Santo e que o mesmo era o Espírito da verdade.

 Que o Espírito Santo habitaria conosco e que estaria em nós – ver João 14:17.

 Que não nos deixaria órfãos – ver João 14:18.

 Que o Espírito Santo nos conduziria a toda verdade – ver João 16:13.

• Jesus cumpriu suas promessas. O Espírito Santo foi enviado e veio habitar em cada cristão. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios disse o seguinte:

Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração – 2 Coríntios 1:21—22.

• Ora, se recebemos e fomos ungidos pelo próprio Espírito de Deus, o qual veio para habitar, de modo permanente, em nós então, nada mais óbvio do que as palavras que encontramos em Gálatas 5:25:

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

• Como podemos “andar no Espírito”? Os falsos mestres, especialmente nos últimos 100 anos, inventaram uma série de mentiras sob a pretensão de nos ensinar a andar no Espírito Santo:

 Na virada do século XIX para o século XX, algumas pessoas que haviam saído da Igreja Metodista começaram com a ênfase em uma suposta segunda experiência – a primeira era a salvação mediante a fé - um suposto encontro com o Espírito Santo que era capaz de produzir santidade imediata, absoluta e permanente, de tal maneira que o crente não poderia pecar nunca mais durante toda sua vida, dali em diante. Mas o que diz o Espírito Santo? Ver 1 João 1:8:

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

 Depois surgiram outros que ensinavam que os crentes precisavam passar por um pretenso batismo com o Espírito Santo, que se confirmava mediante a capacidade de falar em línguas estranhas. Quando confrontados de onde derivavam tamanha tolice, apontavam para Atos 2. Ora, é muito difícil aceitar um ensinamento como esse, baseado em um texto onde as expressões “batismo” ou “batismo com o Espírito Santo” sequer aparecem. Mas o que diz o Espírito Santo? Ver 1 Coríntios 12:13:

Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

 No final da década de 40 e início da década de 50, do século passado, após os Estados Unidos terem lançado duas bombas atômicas sobre o Japão, um espertalhão começou a ensinar uma nova doutrina chamada de: “Poder Atômico Através do Espírito Santo”. Esse indivíduo, chamado Franklin Hall, chegou a escrever um livro ensinando como ressuscitar os mortos. Ainda não consegui botar minhas mãos em uma cópia, mas continuo tentando. Mas, independente disso, o que diz o Senhor Jesus? – Ver Atos 1:6-8:

6  Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7  Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
8  mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

 Depois surgiu outro movimento chamado de a “Última Chuva do Espírito Santo”. Foi daí que brotaram os movimentos chamados “carismáticos”, tanto entre os católicos quanto entre os protestantes. A igreja romana, mesmo a contragosto, engoliu e conseguiu controlar esse movimento e hoje ele é uma das maiores forças na promoção da mariolatria em nosso país. Eles falam em línguas, mas adoram Maria. No meio protestante, esses movimentos deletérios, causaram uma enorme fragmentação na igreja do Senhor, basicamente, por falta de conhecimento e falta de submissão ao Espírito Santo, que era e é afrontado como sendo o responsável por essa esculhambação que está aí até hoje. Mas o que diz o Espírito Santo? Ver Gálatas 6:6—10:

6  Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.
7  Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
8  Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
9  E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
10  Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

 A partir da década de 70 do século passado surgiu um novo movimento, também derivado desse mesmo ramo, que está sendo chamado de “terceira onda”. Entre os frutos podres que esse movimento produziu estão todas essas mega-igrejas que vimos surgir nas três últimas décadas, com seus bispos, apóstolos e profetas.

• Também vimos o surgimento de muitas e variadas unções, alegadamente vindas da parte do Espírito Santo. Já me referi aqui as algumas delas:

 Unção dos dentes de Ouro.

 Unção do Sopro.

 Unção da Perna Esquerda de uma Irmã em Toronto, no Canadá.

 Unção do Riso. E etc...

• Nos dias de hoje, também se falam de homens especialmente ungidos. Mas todas essas coisas são tolices e falsos ensinamentos que brotam dos lábios de falsos mestres. É possível que alguns estejam honestamente enganados, e pela graça de Deus ainda poderão ser despertados do sono em que se encontram e, arrependidos, terem o privilégio de abandonar estas práticas. É certo que a grande maioria das pessoas envolvidas nessas coisas age assim porque acreditam nas mentiras que ouvem. Se lerem suas Bíblias terão a oportunidade de reconhecer a arapuca em que estão metidos e, quem sabe, poderão se livrar, pela graça de Deus, dessa escravidão.

• Então, como podemos “andar no Espírito Santo”? É simples. O que diz o Espírito Santo?

E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito – Efésios 5:18.

• Esta é a verdadeira oferta de Deus: Ser cheio do Espírito Santo.

• Como posso ser cheio do Espírito Santo? Da mesma maneira que você foi salvo. O que temos que fazer para sermos salvos? Orar e aceitar, pela fé, a Jesus como nosso Senhor e Salvador.

• Não é diferente com o enchimento do Espírito Santo. Temos que nos voltar para Deus, a cada dia e, em oração, pedir em fé para recebermos o enchimento com o Espírito Santo.

• Se você crê nas palavras de Jesus acerca do Consolador, e crê que o Espírito Santo habita em você então, com fé sincera se entregue a ele todos os dias e peça para ele encher você.

• Deixe o Espírito Santo conduzir você a toda verdade que está na Palavra de Deus. Deixe que ele revele a você as insondáveis riquezas de Cristo. Deixe que ele use você como um instrumento verdadeiro e poderoso na transmissão da Palavra de Deus para consolar os cristãos e anunciar a salvação aos perdidos.

• Mas, acima de tudo, deixe o Espírito Santo conduzir você em vitória após vitória sobre o pecado, que tem feito da sua vida cristã uma frustração e um arremedo da gloriosa vida que você deve experimentar.

Conclusão:

1. É tudo uma questão de cabeça. O alvo prioritário do nosso inimigo, Satanás ou o Diabo, é nossa cabeça, pois nós agimos da maneira como pensamos.

2. Se nossas cabeças estiverem cheias de mentiras e coisas ruins então, o que podemos esperar das nossas ações? Precisamos substituir as idéias erradas de dentro da nossa cabeça, pela preciosa Palavra de Deus. Ela é o meio prioritário que o Espírito Santo usa para:

• Nos acalmar e nos manter alinhados e em perfeita paz -

Isaías 26:3 diz: Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.

• Nos transformar em pessoas cada vez mais parecidas com o próprio Senhor Jesus, fazendo sempre a vontade de Deus –

Romanos 12:2 diz: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

3. Ofereça hoje mesmo “sua cabeça”, para que o Senhor Jesus, nosso Bom Pastor, possa “ungir” e encher você com a presença gloriosa e poderosa do Espírito Santo, nosso Consolador.

4. Filipenses 4:8 nos apresenta uma lista de pensamentos com os quais devemos sempre nos entreter:

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

5. O que está incomodando você hoje? São pequenas coisas, como as moscas incomodam as ovelhas, ou algo intenso, como algum pecado que se fixou em você como uma verdadeira sarna? É meu desejo, como pastor da Comunidade, que cada irmão e irmã possa, hoje mesmo, esticar seu “pescoço” e permitir que o Espírito Santo possa inundar sua vida de modo completo, profundo e abundante.

OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:

001 – O SENHOR É O MEU PASTOR =

002 – NADA ME FALTARÁ =

003 – ELE ME FAZ REPOUSAR =

004 — AGUAS DE DESCANSO =

005 – REFRIGERA-ME A ALMA

006 – GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA

007 – AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE

008 — O TEU BORDÃO E O TEU CAJADO ME CONSOLAM

009 — PREPARAS-ME UMA MESA NA PRESENÇA DOS MEUS ADVERSÁRIOS

010 — UNGES-ME A CABEÇA COM ÓLEO

011 — O MEU CÁLICE TRANSBORDA

012 — BONDADE E MISERICÓRDIA CERTAMENTE ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MIMHA VIDA

013 — E HBITAREI NA CASA DO SENHOR PARA TODO O SEMPRE
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/06/salmos-236b-e-habitarei-na-casa-do.html

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

3 comentários:

  1. este estudo tem sido uma benção na minha vida e de minha família pois compartilho com eles o que aprendo aqui.

    ResponderExcluir
  2. Esse estudo é uma benção e falei exatamente essas palavras no grupo,hoje pela manhã achando que poderia esta falhando na minha conversa resolvi pesquisa.a vcs que visualizam me ajudem em oração.

    ResponderExcluir