sábado, 23 de março de 2013

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 010 - NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM – Parte 6



Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:

NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM – Parte 6

A Idade do Lobo ou O Complexo de Dom Juan

Homem em Atitude Típica de "Dom Juan".

  • A chamada “Idade do Lobo” ou “O Complexo de Dom Juan” estão intimamente relacionados com os homens a partir do seu quadragésimo ano de vida, quando o metabolismo dos mesmos entra em acelerado declínio. 
  • Essa condição metabólica gera no homem efeitos psicológicos indesejáveis, pois o mesmo passa a pensar, de modo fixo, que ele precisa provar para si mesmo que é ainda é capaz, mesmo sendo casado, de “conquistar”, “dominar” e “possuir” outra mulher, preferencialmente mais nova. E quanto mais nova melhor, e maior o impacto que ele imagina irá causar. Muitos casamentos sucumbem apenas porque a maioria dos homens não está pronta para lidar com tais mudanças biológicas. 
  • Os homens solteiros são “Dom Juans” por natureza. Nesse sentido eles costumam ser sexualmente promíscuos, e são incapazes de experimentar o verdadeiro amor. 
  • Pesquisas têm demonstrado que filhos únicos, considerados “lindos bebês” terão uma probabilidade de se transformarem em verdadeiros lobos bobos, mesmo quando casados, e na faixa entre 40 e 50 anos de idade. Esses homens, quando se tornam adultos possuem um charme natural e superficial que é normalmente usado para conquistar as mulheres. 
  • Essa busca constante por novas aventuras esconde um desejo, profundamente arraigado, de ser amado, desejado e alguém verdadeiramente masculino. Em certo sentido, ao agir desse modo, nosso Dom Juan, está querendo punir sua mãe por ter repartido com seu pai o amor que ele imagina deveria ser apenas dele. 
  • O homem quando chega nesse momento da vida, tem o desejo inconsciente de conquistar todas as mulheres que acha desejáveis. Sua motivação não é nem amor, nem sexo e sim uma necessidade constante de conquista. Nessa situação ele só se sentirá seguro quando conquistar uma mulher. 
  • Além de procuramos ajudar um homem nessa situação, conversando e procurando descobrir  suas motivações, torna-se também imperioso que falemos acerca do significado do casamento. Muitos homens não entendem sequer os compromissos assumidos no casamento e por isso têm uma perspectiva muita baixa do mesmo e não ligam se seu próprio casamento vier a desmoronar, por causa de seus desejos de conquista fora do mesmo. É da maior importância que falemos acerca de como Deus vê o casamento e como Deus odeia o divórcio conforme Malaquias 2:16 —  Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis. Temos que incentivar todos os casais a: 1) Reconhecer Cristo como Salvador Pessoal; 2) Desejar Fazer a Vontade de Deus; 3) Se unirem a uma comunhão cristã para o próprio bem deles. 
  • Visando melhorar a comunicação com sua esposa, especialmente nessa fase — e em todas as fases — aqui estão três perguntas para ajudar a abrir um diálogo: 
Ø  Você se sente a pessoa mais importante na minha vida? 
Ø  Existem algumas atividades na minha vida que você considera são mais importantes para mim do que você? 
Ø  Existem algumas formas ou modos em que eu poderia comunicar melhor como você é importante para mim? 
  • Mulheres casadas não estão imunes aos ataques de homens de meia idade e muitas vezes, também existem mulheres que manifestam essas mesmas tendências buscando conquistar algum garotão — “mulher Cougar ou Puma”. Não se esqueçam da propaganda da Lupo quando falava da “Meia da Loba”. Portanto, tome cuidado e fiquem atentos aos sinais. 
  • Nessa idade, quando o homem chega em casa e encontra uma verdadeira bateria de críticas, ataques e reclamações, tudo no que ele pensa é nas moças gentis e educadas do seu local de trabalho! Esse sentimento é aumentado quando ele chega em casa com o ego ferido, por algum motivo, e precisa da compreensão da esposa. 
  • É imprescindível que cada parceiro torne-se capaz de entender as necessidades do outros e faça um esforço sincero em procurar satisfazer tais necessidades, na medida do possível, em vez de exigir que apenas suas próprias necessidades sejam satisfeitas. Lembre-se: 1) A única pessoa que você pode mudar é a você mesmo; 2) Ninguém é capaz de satisfazer todas as necessidades de outro ser humano de forma completa e perfeita. Por isso precisamos tanto de Deus em nossas vidas e de nos submetermos à vontade de Deus. 
Filhos de Mães Dominadoras

  • O maior problema que uma mãe dominadora causa em seu filho é uma imensa raiva reprimida. Tal raiva é produto da manipulação de que você só será amado se, se comportar do modo apropriado, i.e., pelo modo determinado pela mãe dominadora. 
  • A raiva reprimida pode surgir, num flash, de muitas maneiras inesperadas, desde a prática de atos criminosos, crises de asma e ataques do coração, além de uma variedade de enfermidades psicossomáticas, tais como: úlcera, gastrite, artrite, colite, neurodermatite, entre outras. 
  • Uma mãe dominadora produz, geralmente, filhos passivos e filhas dominadoras. Filhos passivos têm a tendência de casar com mulheres dominadoras e filhas dominadoras com homens passivos e assim o ciclo se perpetua. Esse é mais um motivo porque precisamos de Deus em nossas vidas para romper com esses desastrosos ciclos. 
  • Para concluir: Se desejamos resolver esses problemas, precisamos estar dispostos a correr certos riscos. Não é nada fácil conversar com um homem que está com sua cabeça fixada em que precisa de uma nova conquista para provar algo para si mesmo. Também não é fácil lidarmos com filhos de mães dominadoras e sua raiva reprimida. 
ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002

34 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário