quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O CILINDRO DE CIRO E A ARQUEOLOGIA BÍBLICA



O assim chamado “Cilindro de Ciro”[1] é um dos muitos artefatos maravilhosos que suprem background evidências acerca dos tempos bíblicos.

Ciro e o Império Persa

Ciro, imperador dos Medos e dos Persas é citado nas Escrituras 23 vezes. Ele foi o grande conquistador da Babilônia, o maior império de seus dias, e foi ele também quem deu a ordem autorizando os judeus que haviam sido levados para Babilônia a retornarem para a terra de Israel e reconstruírem a cidade de Jerusalém e o templo:

Esdras 1:1—4

1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:

2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá.

3 Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.

4 Todo aquele que restar em alguns lugares em que habita, os homens desse lugar o ajudarão com prata, ouro, bens e gado, afora as dádivas voluntárias para a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém.

Ciro foi citado pelo seu próprio nome nas profecias de Isaías cerca de 200 anos antes do seu nascimento:

Profeta Isaías

Isaías 44:28

Que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado.

Isaías 45:1
Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão.

No passado, quando o “Cilindro de Ciro” permanecia enterrado era comum os críticos da Bíblia levantarem suas vozes e afirmarem, com toda convicção, que o registro bíblico acerca de Ciro libertando os judeus do cativeiro e outorgando-lhes liberdade religiosa não passavam de mitos, uma vez que tais atitudes não condiziam com o padrão dos soberanos típicos daqueles dias.

Todavia, quando o “Cilindro de Ciro” foi descoberto confirmou-se que tal gesto era na realidade o comportamento padrão dos soberanos daqueles dias.

O “Cilindro de Ciro” foi descoberto pelo arqueologistas britânico Hormuzd Rassam e devidamente contrabandeado para o Museu Britânico que alega possuir os diretos sobre o mesmo. Mas aqui acho que o povo do Iraque teria uma idéia bem diferente acerca de seu artefato tão precioso.

No “Cilindro de Ciro”, que é feito de argila, existe um texto em acadiano declarando que Ciro tinha como política “restaurar os cativos às suas terras de origem, auxiliando-os na reconstrução dos seus templos. O “Cilindro de Ciro” foi encontrado nas ruínas de um templo dedicado ao deus Marduk no sítio arqueológico onde está a antiga cidade da Babilônia.

O Segundo Templo

Parte do material traduzido do “Cilindro de Ciro” diz o seguinte:

“Eu devolvi para esses santuários que se encontram do outro lado do rio Tigre e que se encontram em ruínas por um longo período de tempo as imagens que costumavam habitar os mesmos e os estabeleci como santuários permanentes. Eu também juntei todos seus habitantes e os fiz retornar para suas habitações”.

Vez após a vez a arqueologia confirma a Bíblia, mas é importante que digamos que não precisamos de tais confirmações para crer na Bíblia. Para nós, os crentes, é bastante saber que a Bíblia é a PALAVRA DE DEUS.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



[1] O Cilindro de Ciro é um cilindro de argila, atualmente dividido em vários fragmentos, no qual está escrita uma declaração em grafia cuneiforme acadiana, em nome do rei Aquemênida da Pérsia, Ciro, o Grande. Ele data do século VI a.C., e foi descoberto nas ruínas da Babilônia na Mesopotâmia — atual Iraque — em 1879.

2 comentários:

  1. Vejo que aprecia também a historiografia, não!?
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcio,

    Aprecio sim, preciso encontrar tempo para publicar mais artigos nessa área.

    Abraço,

    irmão Alex

    ResponderExcluir