quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Salmos 119:49—56 — ENCONTRANDO CONFORTO NA PALAVRA DE DEUS — Estudo 008


Resultado de imagem para consolo

Esse artigo é parte da série "Exposição do Salmo 119" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nesse Salmo, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

F. Exposição do Salmo 119:49—56 O Salmista encontra consolo, vivificação e conforto na Palavra de Deus.

I. Introdução
1. A sétima divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ז — Zâyin que significa “arma”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 7. Normalmente é transliterada como a letra “z” em português.

2. Nesta porção do Salmo 119, o Salmista expressa seus sentimentos com relação às pessoas que não querem obedecer aos mandamentos de Deus e que fazem questão de quebrar os mesmos, abertamente. O Salmista, por sua vez, prefere ficar firme. Ele aguarda a promessa de Deus, é consolado e vivificado pela palavra de Deus e confortado pelas lembranças daquilo que Deus fez no passado. No meio de tudo isto encontra ainda forças para cantar.

a. Versos 51 e 53 — Como São as Pessoas sem Deus.

A Bíblia, como já vimos, usa diversos substantivos para denominar as pessoas sem Deus, bem como um grande número de adjetivos para qualificá-las. Nos versículos acima elas são chamadas de “Soberbos e Pecadores”.

b. A Palavra hebraica  זֵדִים zediym — soberbos — se refere às pessoas que são arrogantes, orgulhosas, insolentes e presunçosas. Descreve bem a condição do coração humano. As pessoas sem Deus querem religião, mas querem nos seus próprios termos. Não querem se aproximar de Deus nas regras que Deus mesmo tem estabelecido. E a regra de Deus é bem simples: tudo nos é oferecido gratuitamente! “Pela graça sois salvos – Efésios 2:5, 8—10.” Por este motivo, não há espaço para nada que as pessoas possam fazer e isto incomoda muita gente. Quando olhamos para os fatos desta perspectiva fica fácil entendermos porque as pessoas são chamadas de arrogantes, orgulhosas, insolentes e presunçosas.
  
c. A palavra hebraica רְשָׁעִים desha`iym — pecadores — se refere a pessoas perversas e que são hostis a Deus.

d. Estes são os dois tipos de pessoas que o Salmista tinha de enfrentar: os falsos religiosos e os que abertamente transgrediam da vontade de Deus. Todavia o Salmista resiste, porque...

3. Versos 49—50, 52 e 54—55

a. Verso 49 — O Salmista faz referência a uma promessa específica que lhe foi comunicada por Deus. Não sabemos exatamente do que se trata, mas sabemos que o Salmista se apegava a esta promessa de forma resoluta — ver Salmos 119:74, 81 e 147. Onde podemos encontrar as promessas de Deus? Na Bíblia! Nós também devemos nos apegar com firmeza às promessas de Deus! Pedro nos diz o seguinte:

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo” — 2 Pedro 1:3—4.

b. Verso 50 — O Salmista encontra consolação na Palavra de Deus. Mas esta consolação a que ele se refere não é uma consolação qualquer. É uma consolação muito distinta e exclusiva: a palavra hebraica נֶחָמָה - nehamah — consola, aparece somente uma vez em todo o Antigo Testamento em Hebraico, exatamente neste versículo! O Salmista deixa claro que a consolação que ele recebe é tão poderosa e exclusiva que o vivifica! Onde podemos encontrar tamanha consolação? Somente na Bíblia!

c. Verso 52 — O Salmista diz que se recorda dos juízos de Deus no passado e encontra conforto nestas lembranças. Onde podemos encontrar uma descrição dos poderosos juízos de Deus no passado? Onde? Senão na Bíblia!

d. Verso 54 — O Salmista declara que os decretos do Senhor são o motivo para ele cantar. A Palavra de Deus era motivo de permanente alegria para o Salmista. Ele também reconhecia que estamos nessa vida apenas de passagem. Somos realmente “estrangeiros e peregrinos”:

Hebreus 11:13

Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

Onde podemos encontrar motivos para cantar? Somente na Bíblia! Onde encontrar ânimo para nossa peregrinação nesta vida? Somente na Palavra de Deus!

e. Verso 55 — A referência feita à noite é proposital, pois é durante a noite que os perversos cometem ou praticam seus atos mais terríveis. O Salmista ao contrário se empenha em guardar a Palavra de Deus de dia e de noite. Novamente temos ecos do Salmo 1 que diz no verso 2 “Antes o seu prazer está na lei do SENHOR e na sua lei medita de dia e de noite”. De que maneira podemos nos lembrar do SENHOR de dia e de noite? Lembrando-nos da Sua santa Palavra!

4. Verso 56 – A única conclusão lógica.

a. O Salmista percebe claramente a distinção entre os que são corretos e aqueles que são soberbos e pecadores. Ele se sente indignado por causa da maneira como estas pessoas tratam Deus e Sua Palavra — verso 53.

b. O Salmista resiste à ação dos soberbos e dos pecadores se apegando à palavra de Deus:

  • Ele se apega às promessas de Deus.  
  • Ele é consolado pela Palavra de Deus e é vivificado por ela.  
  • Ele é confortado pela lembrança dos juízos de Deus no passado.  
  • Ele encontra motivos para cantar e ânimo para prosseguir na sua peregrinação na Palavra de Deus.  
  • Ele se empenha em guardar os mandamentos de Deus de dia e de noite. Tudo isto é possível somente porque...  
  • O Salmista diz: guardo os teus preceitos – verso 56.  
Conclusão:

1. Temos que manter um testemunho firme acerca da forma como as pessoas podem ser salvas. Existe apenas uma maneira que é exclusivamente pela graça de Deus e através de Jesus Cristo somente, que disse:

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”— João 14:6.

No plano de salvação de Deus não há nada para o ser humano fazer senão crer e mesmo a fé é um dom de Deus! Isso pode ser visto, de maneira clara em

Efésios 2:8—10 que diz:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Temos também que enfatizar que não existe salvação fora da obra propiciatória realizada na cruz do Calvário. A Palavra de Deus é precisa:

“Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” — Atos 4:11—12.

2. Temos que nos apegar com toda firmeza à Palavra de Deus. Temos que ler a Bíblia diariamente. Meditar em seus princípios a cada novo dia. Praticar seus mandamentos sempre, e não de forma extemporânea.

3. Se fizermos o que está descrito no item 2, então:

  • Seremos consolados, vivificados e confortados em nossas angústias. 
  • Encontraremos motivos para cantar e ânimo para prosseguir em nossa peregrinação e teremos forças para guardar os mandamentos do SENHOR de dia e de noite.

OUTROS ESTUDOS NA SÉRIE DO SALMO 119

001 — Estudo Introdutório — A Excelência da Palavra de Deus =

002 — Salmos 119:1—8 — Os Bem Aventurados =

003 — Salmos 119:9—16 — A Importância da Palavra de Deus para os Jovens

004 — Salmos 119:17—24 — A Importância da Palavra de Deus para os Seus Servos

005 — Salmos 119:25—32 — A Confiança do Salmista em Deus e em Sua Palavra

006 — Salmos 119:33—40 — Completa Dependência de Deus e Sua palavra

007 — Salmos 119:41—48 — Servindo Deus Nos Termos de Deus

008 — Salmos 119:49—56 — Encontrando Conforto na Palavra de Deus de Deus

009 — Salmos 119:57—64 — Encontrando Plena Satisfação Apenas em Deus

010 — Salmos 119:65—72 — A Bondade de Deus

011 — Salmos 119:73—80 — A Experiência Pessoal do Salmista com a Palavra de Deus

012 — Salmos 119:81—88 — A esperança baseada em Deus e na Palavra de Deus, nas horas de maior angústia

013 — Salmos 119:89—96 — A Fidelidade de Deus Manifestada em Sua Palavra e Por Meio da Criação

014 — Salmos 119:97—104 — Os inúmeros benefícios derivados da leitura e do estudo da Palavra de Deus.

015 — Salmos 119:105—112 — O apego do Salmista a Deus e à Sua Palavra diante das dificuldades da vida.

016 — Salmos 119:113—120 — O Salmista e a Vida íntegra Diante de Deus.

017 — Salmos 119:121—128 — O Salmista e sua Luta por Justiça com o reconhecimento implícito de que Deus é o único, verdadeiro e definitivo Juiz dos seres humanos.

018 — Salmos 119:129—136 — O Salmista reconhece excelência da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que deplora o fato de que “os homens não guardam a Tua Lei”

019 — Salmos 119:137—144 — Deus, Sua Justiça, Sua Palavra e o Salmista

020 — Salmos 119:145—153 — Uma Lição Objetiva Acerca do Ato de Orar

021 — Salmos 119:153—160 — O contraste entre o Salmista que busca a Deus com intensidade cada vez maior e os ímpios que desprezam a Deus

022 — Salmos 119:161—168 — VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA SÓ EXISTEM EM DEUS

023 — Salmos 119:169—176 — A NECESSIDADE DEFINITIVA QUE TEMOS DE CONFIAR EXCLUSIVAMENTE EM DEUS
Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário